Sempre esteve tudo ali? : a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Priscila Mana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16602
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre a marca Disney Princess e a criação de um universo narrativo compartilhado pelos contos de fadas em produções audiovisuais da Disney. Este trabalho considera que os contos de fadas deixaram de ser histórias independentes, tal como nas coletâneas dos séculos XVII a XX, e passaram a integrar mesmos mundos narrativos nas histórias contemporâneas apresentadas em produções televisivas e outros produtos. Defende-se a hipótese que a criação da marca Disney Princess nos anos 2000 ajudou a construir relações narrativas que não existiam nos contos de fadas originais e nem nos filmes Disney, unindo as personagens das histórias e criando um ambiente propício para que a Disney construa sua própria versão de um universo compartilhado pelos contos de fadas. Nesse sentido, defende-se que o fortalecimento da marca é um dos agentes que propicia a criação de novos produtos narrativos nos quais as histórias de contos de fadas são apresentadas como um mesmo universo narrativo. Para verificar como essa conexão entre histórias se dá no caso Disney, optou-se por utilizar como metodologia a construção de uma historiografia da marca combinada a análise narrativa dos paratextos das marcas Disney e Disney Princess.
id UFF-2_3f88c1251e91069e581595e603402618
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16602
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sempre esteve tudo ali? : a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da DisneyHas everything ever been there? The influence of the Disney Princess' brand in the formation of a universe shared between Disney's fairy tales.Contos de FadasDisneyUniverso NarrativoMarca Disney PrincessParatextosConto de fadasWalt Disney CompanyNarrativaLiteratura infantojuvenilProdução intelectualFairy TaleDisneyNarrative UniverseDisney Princess’ BrandParatextsA presente pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre a marca Disney Princess e a criação de um universo narrativo compartilhado pelos contos de fadas em produções audiovisuais da Disney. Este trabalho considera que os contos de fadas deixaram de ser histórias independentes, tal como nas coletâneas dos séculos XVII a XX, e passaram a integrar mesmos mundos narrativos nas histórias contemporâneas apresentadas em produções televisivas e outros produtos. Defende-se a hipótese que a criação da marca Disney Princess nos anos 2000 ajudou a construir relações narrativas que não existiam nos contos de fadas originais e nem nos filmes Disney, unindo as personagens das histórias e criando um ambiente propício para que a Disney construa sua própria versão de um universo compartilhado pelos contos de fadas. Nesse sentido, defende-se que o fortalecimento da marca é um dos agentes que propicia a criação de novos produtos narrativos nos quais as histórias de contos de fadas são apresentadas como um mesmo universo narrativo. Para verificar como essa conexão entre histórias se dá no caso Disney, optou-se por utilizar como metodologia a construção de uma historiografia da marca combinada a análise narrativa dos paratextos das marcas Disney e Disney Princess.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present research aims to investigate the relationship between the Disney Princess brand and the creation of a narrative universe shared by the fairy tales in audiovisual productions of Disney. This work considers that fairy tales are no longer independent stories, as in the collections from the 17th to the 20th centuries, and they began to integrate same narrative worlds into the contemporary stories presented in television productions and other products. It is hypothesized that the creation of the Disney Princess’ brand in the 2000s helped to build narrative relationships that did not exist in the original fairy tales or in the Disney films, uniting the characters in the stories and creating a conducive environment for Disney to build its own version of a universe shared by fairy tales. In this sense, it is argued that the strengthening of the brand is one of the agents that propitiates the creation of new narrative products in which the stories of fairy tales are presented in the same narrative universe. To verify how this connection between histories occurs in the Disney case, it was chosen to use as methodology a construction of a historiography of the brand combined with a narrative analysis of the paratexts of the Disney’s and Disney Princess’ brands.141f.Oliveira, ThaianePicado, BenjamimSiciliano, Tatianahttp://lattes.cnpq.br/7353302593484341Vaz, Priscila Mana2021-01-04T17:03:08Z2021-01-04T17:03:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVAZ, Priscila Mana. Sempre esteve tudo ali? a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16602Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:31:53Zoai:app.uff.br:1/16602Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-24T20:31:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sempre esteve tudo ali? : a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney
Has everything ever been there? The influence of the Disney Princess' brand in the formation of a universe shared between Disney's fairy tales.
title Sempre esteve tudo ali? : a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney
spellingShingle Sempre esteve tudo ali? : a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney
Vaz, Priscila Mana
Contos de Fadas
Disney
Universo Narrativo
Marca Disney Princess
Paratextos
Conto de fadas
Walt Disney Company
Narrativa
Literatura infantojuvenil
Produção intelectual
Fairy Tale
Disney
Narrative Universe
Disney Princess’ Brand
Paratexts
title_short Sempre esteve tudo ali? : a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney
title_full Sempre esteve tudo ali? : a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney
title_fullStr Sempre esteve tudo ali? : a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney
title_full_unstemmed Sempre esteve tudo ali? : a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney
title_sort Sempre esteve tudo ali? : a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney
author Vaz, Priscila Mana
author_facet Vaz, Priscila Mana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Thaiane
Picado, Benjamim
Siciliano, Tatiana
http://lattes.cnpq.br/7353302593484341
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Priscila Mana
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de Fadas
Disney
Universo Narrativo
Marca Disney Princess
Paratextos
Conto de fadas
Walt Disney Company
Narrativa
Literatura infantojuvenil
Produção intelectual
Fairy Tale
Disney
Narrative Universe
Disney Princess’ Brand
Paratexts
topic Contos de Fadas
Disney
Universo Narrativo
Marca Disney Princess
Paratextos
Conto de fadas
Walt Disney Company
Narrativa
Literatura infantojuvenil
Produção intelectual
Fairy Tale
Disney
Narrative Universe
Disney Princess’ Brand
Paratexts
description A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre a marca Disney Princess e a criação de um universo narrativo compartilhado pelos contos de fadas em produções audiovisuais da Disney. Este trabalho considera que os contos de fadas deixaram de ser histórias independentes, tal como nas coletâneas dos séculos XVII a XX, e passaram a integrar mesmos mundos narrativos nas histórias contemporâneas apresentadas em produções televisivas e outros produtos. Defende-se a hipótese que a criação da marca Disney Princess nos anos 2000 ajudou a construir relações narrativas que não existiam nos contos de fadas originais e nem nos filmes Disney, unindo as personagens das histórias e criando um ambiente propício para que a Disney construa sua própria versão de um universo compartilhado pelos contos de fadas. Nesse sentido, defende-se que o fortalecimento da marca é um dos agentes que propicia a criação de novos produtos narrativos nos quais as histórias de contos de fadas são apresentadas como um mesmo universo narrativo. Para verificar como essa conexão entre histórias se dá no caso Disney, optou-se por utilizar como metodologia a construção de uma historiografia da marca combinada a análise narrativa dos paratextos das marcas Disney e Disney Princess.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-01-04T17:03:08Z
2021-01-04T17:03:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VAZ, Priscila Mana. Sempre esteve tudo ali? a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16602
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv VAZ, Priscila Mana. Sempre esteve tudo ali? a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838784619806720