Dimensionamento de terminal de carga aeroportuário com estudo de caso no aeroporto Tom Jobim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nova, Letícia Alves Castelo Branco da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7065
Resumo: A movimentação de cargas por via aérea, devido ao elevado custo, sempre foi mais utilizada para produtos com alto valor agregado ou com maior sensibilidade à variação de temperatura, que exigissem maior rapidez e segurança no translado. Entretanto, o modal aéreo de transporte de cargas vem ganhando força no mercado mundial, devido à globalização e à tendência, cada vez maior, de produção de bens dividida em lugares geográficos distintos. Em decorrência da evolução expressiva do transporte de carga aérea, doméstica e internacional, os terminais de cargas dos principais aeroportos brasileiros vêm sendo alvo de investimentos significativos, com o objetivo de melhorar processos operacionais e reduzir custos, através da sua modernização. Tendo em vista o avanço econômico do país, este trabalho objetiva estudar o melhor dimensionamento da área física do terminal de cargas do aeroporto Galeão (RJ), visando atender à demanda prevista para 2025, ampliando a capacidade de cargas e aumentando a eficiência e a produtividade do terminal, adequando-se às exigências atuais do mercado. Os resultados foram obtidos através de dados da Infraero e consulta a trabalhos acadêmicos.
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