Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Renato Barros
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21427
Resumo: Com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, novos paradigmas moldam a sociedade, o que gera um impacto muito grande nas organizações que a rodeia. Neste contexto, surge o conceito de Indústria 4.0 que é considerada a nova Revolução Industrial e que molda as novas diretrizes a serem tomadas pelas organizações. De igual maneira, a Metodologia Lean também é considerada como de suma importância para alcançar redução de custos e objetivos estratégicos, características fundamentais para a manutenção no mercado. Desta forma, organizações do ramo de serviços merecem uma grande atenção, pois são base fundamental da economia de qualquer país. Com base nisto, o foco deste trabalho está em atrelar os conceitos da metodologia Lean Service à Indústria 4.0, e comprovar a importância de um para com o outro. Tais conceitos foram aplicados em uma organização real para que fossem confirmadas suas eficácias. A abordagem de estudo foi dividida em uma revisão de literatura para se adquirir conhecimento necessário sobre o tema e uma aplicação de um projeto seguindo a metodologia do Project Management Institute. Neste projeto foi analisado um dos processos de um dos setores de uma empresa multinacional do ramo de serviços, onde foram aplicadas ferramentas do Lean. Após a aplicação destas ferramentas, uma solução inovadora proporcionada pelos pilares da Indústria 4.0 foi implementada neste processo, o que gerou benefícios reais para todo o setor. Tais benefícios foram expressos através de um questionário respondido pelos próprios colaboradores do setor, onde mostra a real melhoria encontrada. A abordagem qualitativa foi escolhida, pois seria a melhor maneira e expressar os reais benefícios alcançados.
id UFF-2_407440257a1b1a357c89e4a20f0d325d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21427
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviçosIndústria 4.0LeanLean serviceGestão de projetoIndustry 4.0LeanLean serviceCom o passar dos anos e a evolução da tecnologia, novos paradigmas moldam a sociedade, o que gera um impacto muito grande nas organizações que a rodeia. Neste contexto, surge o conceito de Indústria 4.0 que é considerada a nova Revolução Industrial e que molda as novas diretrizes a serem tomadas pelas organizações. De igual maneira, a Metodologia Lean também é considerada como de suma importância para alcançar redução de custos e objetivos estratégicos, características fundamentais para a manutenção no mercado. Desta forma, organizações do ramo de serviços merecem uma grande atenção, pois são base fundamental da economia de qualquer país. Com base nisto, o foco deste trabalho está em atrelar os conceitos da metodologia Lean Service à Indústria 4.0, e comprovar a importância de um para com o outro. Tais conceitos foram aplicados em uma organização real para que fossem confirmadas suas eficácias. A abordagem de estudo foi dividida em uma revisão de literatura para se adquirir conhecimento necessário sobre o tema e uma aplicação de um projeto seguindo a metodologia do Project Management Institute. Neste projeto foi analisado um dos processos de um dos setores de uma empresa multinacional do ramo de serviços, onde foram aplicadas ferramentas do Lean. Após a aplicação destas ferramentas, uma solução inovadora proporcionada pelos pilares da Indústria 4.0 foi implementada neste processo, o que gerou benefícios reais para todo o setor. Tais benefícios foram expressos através de um questionário respondido pelos próprios colaboradores do setor, onde mostra a real melhoria encontrada. A abordagem qualitativa foi escolhida, pois seria a melhor maneira e expressar os reais benefícios alcançados.Over the years and the evolution of technology, new paradigms shape society, which generates a very large impact on the organizations that surround it. In this context, the concept of Industry 4.0 emerges, which is considered the new Industrial Revolution and shapes the new guidelines to be taken by organizations. Likewise, the Lean Methodology is also considered to be of paramount importance to achieve cost reduction and strategic objectives, fundamental characteristics for maintenance in the business. Thus, organizations in the service sector deserve a huge attention, as they are a fundamental base of any country's economy. Based on this, the focus of this work is to link the concepts of the Lean Service philosophy to Industry 4.0, and to prove the importance to each other. Such concepts were applied in a real organization, in order to confirm their effectiveness. The study approach was divided into a literature review to acquire necessary knowledge on the topic, and an application of a project following the methodology of the Project Management Institute. In this project, one of the processes of one of the sectors of a multinational company in the services sector was analyzed, where Lean tools were applied. After the application of those tools, an innovative solution provided by the pillars of Industry 4.0 was implemented in this process, which generated real benefits for the entire sector. Such benefits were expressed through a questionnaire answered by the sector's own employees, which shows the real improvement found. The qualitative approach was chosen, as it would be the best way to express the real benefits achieved.Universidade Federal FluminensePetrópolisStefano, Ercilia deStefano, Ercilia deFreitag, Alberto Eduardo BesserCampos, Ana Carolina Scanavachi MoreiraMarinho, Renato Barros2021-03-18T00:00:20Z2021-03-18T00:00:20Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARINHO, Renato Barros. Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21427Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-09T18:33:47Zoai:app.uff.br:1/21427Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-09T18:33:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços
title Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços
spellingShingle Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços
Marinho, Renato Barros
Indústria 4.0
Lean
Lean service
Gestão de projeto
Industry 4.0
Lean
Lean service
title_short Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços
title_full Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços
title_fullStr Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços
title_full_unstemmed Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços
title_sort Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços
author Marinho, Renato Barros
author_facet Marinho, Renato Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stefano, Ercilia de
Stefano, Ercilia de
Freitag, Alberto Eduardo Besser
Campos, Ana Carolina Scanavachi Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Renato Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria 4.0
Lean
Lean service
Gestão de projeto
Industry 4.0
Lean
Lean service
topic Indústria 4.0
Lean
Lean service
Gestão de projeto
Industry 4.0
Lean
Lean service
description Com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, novos paradigmas moldam a sociedade, o que gera um impacto muito grande nas organizações que a rodeia. Neste contexto, surge o conceito de Indústria 4.0 que é considerada a nova Revolução Industrial e que molda as novas diretrizes a serem tomadas pelas organizações. De igual maneira, a Metodologia Lean também é considerada como de suma importância para alcançar redução de custos e objetivos estratégicos, características fundamentais para a manutenção no mercado. Desta forma, organizações do ramo de serviços merecem uma grande atenção, pois são base fundamental da economia de qualquer país. Com base nisto, o foco deste trabalho está em atrelar os conceitos da metodologia Lean Service à Indústria 4.0, e comprovar a importância de um para com o outro. Tais conceitos foram aplicados em uma organização real para que fossem confirmadas suas eficácias. A abordagem de estudo foi dividida em uma revisão de literatura para se adquirir conhecimento necessário sobre o tema e uma aplicação de um projeto seguindo a metodologia do Project Management Institute. Neste projeto foi analisado um dos processos de um dos setores de uma empresa multinacional do ramo de serviços, onde foram aplicadas ferramentas do Lean. Após a aplicação destas ferramentas, uma solução inovadora proporcionada pelos pilares da Indústria 4.0 foi implementada neste processo, o que gerou benefícios reais para todo o setor. Tais benefícios foram expressos através de um questionário respondido pelos próprios colaboradores do setor, onde mostra a real melhoria encontrada. A abordagem qualitativa foi escolhida, pois seria a melhor maneira e expressar os reais benefícios alcançados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-03-18T00:00:20Z
2021-03-18T00:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINHO, Renato Barros. Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21427
Aluno de Graduação
identifier_str_mv MARINHO, Renato Barros. Influência da gestão Lean na implementação da indústria 4.0: pesquisa-ação em uma empresa de serviços. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Petrópolis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Petrópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135434975772672