A formação em fisioterapia e o olhar bioético: uma problematização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12120 |
Resumo: | O presente trabalho analisou o panorama atual sobre a formação Bioética em Fisioterapia através da Metodologia da Problematização, constituída por cinco etapas do Arco de Maguerez. Na etapa da Observação da realidade, partiu-se de três fontes de realidade distintas: da vivência da pesquisadora como fisioterapeuta e mestranda; da revisão da literatura sobre a interface Fisioterapia x Bioética x Formação; e através do resultado de dois artigos-chave que foram selecionados pela pesquisadora como essenciais para o estudo. A reflexão de tais aspectos gerou alguns questionamentos e inquietações relacionados a realidade encontrada, a partir disto foi formulado o problema de pesquisa, o qual se intitulou: O que justifica a pouca abordagem da Bioética na formação em Fisioterapia, e quando há, por que o Principialismo é o mais difundido? Qual o motivo de não encontrarmos estudos de Fisioterapia embasados em outras teorias bioéticas ou que abordem a justiça social? Na etapa dos Pontos-chave, foi analisado os possíveis fatores e determinantes maiores do problema e eleito o foco de estudo para a etapa seguinte, da Teorização. O resultado destes estudos demonstrou a incipiente abordagem Bioética pela Fisioterapia, e quando há, se traduz numa visão ainda limitada, sendo influenciada através do Código de ética da profissão ou da Teoria Principialista. Não apresentando como possibilidades de julgamento moral outras abordagens ou teorias mais contemporâneas e que traduzem principalmente a realidade do país. O primeiro ponto-chave investigado foi: como que historicamente se deu a evolução da formação em Fisioterapia. Sendo necessário toda essa contextualização. O segundo foi sobre: o que fez com que o Principialismo fosse a corrente mais difundida na Fisioterapia, sendo então buscado explicar os motivos para tal; e o terceiro e último ponto-chave versou sobre: como abordar a justiça social na formação de fisioterapeutas, o qual discorreu sobre essa possibilidade através de uma perspectiva de justiça que se pretende mais inclusiva, e a partir disso pensar sua aplicação na formação em saúde. Na etapa Hipóteses de solução, apresentou como possibilidade de enfrentamento do problema de estudo a partir dos resultados alcançados, a utilização prática da Perspectiva dos Funcionamentos em um curso da área da saúde como referência empírica para este. Relativo à etapa Aplicação à realidade, foram assumidas necessidades de se garantir abordagens bioéticas amplas na formação, que levem em consideração a justiça social não apenas no ambiente formativo, mas em todos os espaços que a formação acontece, e que sobretudo esta seja comprometida com os funcionamentos de todos os envolvidos e sua comunidade |
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A formação em fisioterapia e o olhar bioético: uma problematizaçãoFormação em FisioterapiaBioéticaJustiça focialPerspectiva dos funcionamentosBioéticaFormação profissionalFisioterapiaJustiça socialPessoal de saúdeArco de MaguerezPhysiotherapy formationBioethicsSocial justicePerspective of functioningO presente trabalho analisou o panorama atual sobre a formação Bioética em Fisioterapia através da Metodologia da Problematização, constituída por cinco etapas do Arco de Maguerez. Na etapa da Observação da realidade, partiu-se de três fontes de realidade distintas: da vivência da pesquisadora como fisioterapeuta e mestranda; da revisão da literatura sobre a interface Fisioterapia x Bioética x Formação; e através do resultado de dois artigos-chave que foram selecionados pela pesquisadora como essenciais para o estudo. A reflexão de tais aspectos gerou alguns questionamentos e inquietações relacionados a realidade encontrada, a partir disto foi formulado o problema de pesquisa, o qual se intitulou: O que justifica a pouca abordagem da Bioética na formação em Fisioterapia, e quando há, por que o Principialismo é o mais difundido? Qual o motivo de não encontrarmos estudos de Fisioterapia embasados em outras teorias bioéticas ou que abordem a justiça social? Na etapa dos Pontos-chave, foi analisado os possíveis fatores e determinantes maiores do problema e eleito o foco de estudo para a etapa seguinte, da Teorização. O resultado destes estudos demonstrou a incipiente abordagem Bioética pela Fisioterapia, e quando há, se traduz numa visão ainda limitada, sendo influenciada através do Código de ética da profissão ou da Teoria Principialista. Não apresentando como possibilidades de julgamento moral outras abordagens ou teorias mais contemporâneas e que traduzem principalmente a realidade do país. O primeiro ponto-chave investigado foi: como que historicamente se deu a evolução da formação em Fisioterapia. Sendo necessário toda essa contextualização. O segundo foi sobre: o que fez com que o Principialismo fosse a corrente mais difundida na Fisioterapia, sendo então buscado explicar os motivos para tal; e o terceiro e último ponto-chave versou sobre: como abordar a justiça social na formação de fisioterapeutas, o qual discorreu sobre essa possibilidade através de uma perspectiva de justiça que se pretende mais inclusiva, e a partir disso pensar sua aplicação na formação em saúde. Na etapa Hipóteses de solução, apresentou como possibilidade de enfrentamento do problema de estudo a partir dos resultados alcançados, a utilização prática da Perspectiva dos Funcionamentos em um curso da área da saúde como referência empírica para este. Relativo à etapa Aplicação à realidade, foram assumidas necessidades de se garantir abordagens bioéticas amplas na formação, que levem em consideração a justiça social não apenas no ambiente formativo, mas em todos os espaços que a formação acontece, e que sobretudo esta seja comprometida com os funcionamentos de todos os envolvidos e sua comunidadeThe present work analyzed the current scenario about Bioethics formation in Physiotherapy through the Problematization Methodology, composed of five stages of the Maguerez Arch. In the Reality observation stage, we started from three distinct sources of reality: the researcher's experience as a physiotherapist and master's student; from the literature review on the connection Physiotherapy x Bioethics x Training; and through the result of two key articles that were selected by the researcher as essential for the study. Reflection of similar aspects generated some questions and concerns related to the reality found, from this was formulated the research problem, which was entitled: What justifies the little approach of Bioethics in formation in Physiotherapy, and when there is, why the Is Principlism the most widespread? What is the reason for not finding Physiotherapy studies based on other bioethical theories or that address social justice? In the Key Points stage, the possible major factors and determinants of the problem were analyzed and the focus of study was chosen for the next stage of Theorization. The result of these studies demonstrated the main approach Bioethics by Physiotherapy, and when there is, it translates into a still limited view, being influenced by the Code of Ethics of the profession or Principle Theory. Not presenting as possibilities of moral judgment other approaches or more contemporary theories that mainly reflect the reality of the country. The first key point investigated was: how has historically been the evolution of Physiotherapy formation. All this contextualization is needed. The second was about: what made Principialism the most widespread current in physiotherapy, and then sought to explain the reasons for this; and the third and last key point dealt with: how to approach social justice in the training of physiotherapists, which discussed this possibility through a perspective of justice that is intended to be more inclusive, and from that think its application in health education. In the Hypothesis of solution stage, presented as a possibility of opposition of the study problem from the results achieved, the practical use of the Perspective of Functioning in a course of health as an empirical reference for this. Regarding the Application to reality stage, it was assumed that broad bioethical approaches to formation were taken into account, taking into account social justice not only in the formative environment, but in all the spaces where formation takes place, and especially that it is committed to the workings of everyone involved and their community88 f.Teixeira, Michelle Cecille BandeiraCosta, Alexandre da SilvaNeves Júnior, Waldemar Antônio dashttp://lattes.cnpq.br/4097247449201788http://lattes.cnpq.br/4681164608632685http://lattes.cnpq.br/0171382280255590Woodtli, Rafaela Ramos2019-11-12T15:21:58Z2019-11-12T15:21:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfWOODTLI, Rafaela Ramos. A formação em fisioterapia e o olhar bioético: uma problematização. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12120Aluno de mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-29T17:19:14Zoai:app.uff.br:1/12120Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:30.791901Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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