Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30649 |
Resumo: | Esta tese de doutorado é um estudo de caso de uma prática de educação e saúde, desenvolvida com um grupo de mulheres de uma comunidade favelizada do Rio de Janeiro. Trata da sistematização dessa experiência, com base no método proposto por Jara Holliday (1996), visando: captar outras possibilidades epistemológicas, políticas e sociais para o desenvolvimento do trabalho em educação e saúde, capaz de dar visibilidade às condições subjetivas e experienciais da vida das pessoas e promover a autonomia dos sujeitos; produzir e disseminar novos conhecimentos sobre a prática de grupo de apoio social aplicada à atenção básica. Da experiência são extraídas questões das falas das participantes, obtidas por meio do método de História Oral, preconizado por Meihy (1996), que, analisadas sob a ótica das categorias apoio social, autonomia, empoderamento e educação popular e saúde, fornecem subsídios para discutir um modelo de promoção à saúde e de trabalho educativo mais humanizado e com mais potência para consolidar o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS). A sistematização desta prática, ao mesmo tempo terapêutica e pedagógica, aponta a possibilidade de se construir práticas coletivas menos medicalizantes e mais humanizadas na rede básica de saúde, encurtar a distância entre profissionais e pacientes e entre os serviços e a população assistida. O perfil, a postura ética e a atuação da profissional de saúde que coordena a prática estudada reúnem os atributos de afetividade e humanidade com as competências técnica e política e, por isso, constituem uma referência inspiradora para uma abordagem transdisciplinar no campo da saúde. Os resultados do estudo mostram que essa experiência pode representar uma estratégia a ser adotada no campo da educação e saúde por concretizar um trabalho educativo em saúde democrático e dialógico, com capacidade de empoderar os sujeitos e contribuir para o desenvolvimento de sua autonomia, integrando o conhecimento técnico-científico ao conhecimento das classes populares |
id |
UFF-2_41b6d51cbdbc14fa08034420c8184624 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30649 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúdeEducação em saúdePromoção da saúdeHumanização da assistênciaEducação em saúdeSaúde da mulherHealth educationHealth promotionHumanization of assistanceEsta tese de doutorado é um estudo de caso de uma prática de educação e saúde, desenvolvida com um grupo de mulheres de uma comunidade favelizada do Rio de Janeiro. Trata da sistematização dessa experiência, com base no método proposto por Jara Holliday (1996), visando: captar outras possibilidades epistemológicas, políticas e sociais para o desenvolvimento do trabalho em educação e saúde, capaz de dar visibilidade às condições subjetivas e experienciais da vida das pessoas e promover a autonomia dos sujeitos; produzir e disseminar novos conhecimentos sobre a prática de grupo de apoio social aplicada à atenção básica. Da experiência são extraídas questões das falas das participantes, obtidas por meio do método de História Oral, preconizado por Meihy (1996), que, analisadas sob a ótica das categorias apoio social, autonomia, empoderamento e educação popular e saúde, fornecem subsídios para discutir um modelo de promoção à saúde e de trabalho educativo mais humanizado e com mais potência para consolidar o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS). A sistematização desta prática, ao mesmo tempo terapêutica e pedagógica, aponta a possibilidade de se construir práticas coletivas menos medicalizantes e mais humanizadas na rede básica de saúde, encurtar a distância entre profissionais e pacientes e entre os serviços e a população assistida. O perfil, a postura ética e a atuação da profissional de saúde que coordena a prática estudada reúnem os atributos de afetividade e humanidade com as competências técnica e política e, por isso, constituem uma referência inspiradora para uma abordagem transdisciplinar no campo da saúde. Os resultados do estudo mostram que essa experiência pode representar uma estratégia a ser adotada no campo da educação e saúde por concretizar um trabalho educativo em saúde democrático e dialógico, com capacidade de empoderar os sujeitos e contribuir para o desenvolvimento de sua autonomia, integrando o conhecimento técnico-científico ao conhecimento das classes popularesThis thesis is a case study of an education and health practice, carried out with a group of women from a slum area of Rio de Janeiro. This experience is here systematized, based on a method proposed by Jara Holliday (1996), aiming at: capturing other epistemological, political and social possibilities for the development of health and education programs, capable of rendering visibility to the subjective and actual people`s living conditions and promoting their subjects` autonomy; producing and widespreading new concepts on the group practice of social support applied to basic health care. The experience has raised questions, collected by means of the Oral History told by the participants, as proposed by Meihy (1996), which, when analysed under the categories of social support, autonomy, empowerment and common citizens`education and health, provides subsidies for the discussion of a more humanized model of health promotion and educational practices, powerful enough to contribute for the consolidation of the Brazilian Public Health Program (SUS). The results of this systematization, while at the same time therapeutic and pedagogical, point to the possibility of creating collective practices for the public health care system which would be less dependant on medical drugs and more humanized, as well as shortening the distance between professionals and patients, and between the services provided and the assisted population.The profile, ethical attitude and experience of the health professional who coordinates the studied practice are an inspiring reference for a transdisciplinar approach in the health area, as they reveal a real possibility of integrating the cultural codes of the participants with both the affectionate, human attributes and technical and political competence. The results of this stydy show that this experience may represent a strategy to be adopted in the field of health education, concerning its possibility to estabilish a democratic and dialogical health and educational practice, with the capacity to empower the subjects and promote their autonomy, while at the same time integrating both the technical-cientific knowledge and commonly held perception217 p.Valla, Victor Vincenthttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9David, Helena Maria Scherlowski Lealhttp://lattes.cnpq.br/9481043825318572Wong Un, Julio Albertohttp://lattes.cnpq.br/8396570029365423Brandão, Elaine Reishttp://lattes.cnpq.br/5788713244924150Cotta, Rosangela Minardi Mitrehttp://lattes.cnpq.br/9357350570297026http://lattes.cnpq.br/6640438981792067Machado, Adriana Maria Brant Ribeiro2023-09-28T17:03:52Z2023-09-28T17:03:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMACHADO, Adriana Maria Brant Ribeiro. Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde. 2008. 217 p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30649CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-28T17:03:56Zoai:app.uff.br:1/30649Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-28T17:03:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde |
title |
Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde |
spellingShingle |
Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde Machado, Adriana Maria Brant Ribeiro Educação em saúde Promoção da saúde Humanização da assistência Educação em saúde Saúde da mulher Health education Health promotion Humanization of assistance |
title_short |
Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde |
title_full |
Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde |
title_fullStr |
Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde |
title_full_unstemmed |
Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde |
title_sort |
Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde |
author |
Machado, Adriana Maria Brant Ribeiro |
author_facet |
Machado, Adriana Maria Brant Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valla, Victor Vincent http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9 David, Helena Maria Scherlowski Leal http://lattes.cnpq.br/9481043825318572 Wong Un, Julio Alberto http://lattes.cnpq.br/8396570029365423 Brandão, Elaine Reis http://lattes.cnpq.br/5788713244924150 Cotta, Rosangela Minardi Mitre http://lattes.cnpq.br/9357350570297026 http://lattes.cnpq.br/6640438981792067 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Adriana Maria Brant Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Promoção da saúde Humanização da assistência Educação em saúde Saúde da mulher Health education Health promotion Humanization of assistance |
topic |
Educação em saúde Promoção da saúde Humanização da assistência Educação em saúde Saúde da mulher Health education Health promotion Humanization of assistance |
description |
Esta tese de doutorado é um estudo de caso de uma prática de educação e saúde, desenvolvida com um grupo de mulheres de uma comunidade favelizada do Rio de Janeiro. Trata da sistematização dessa experiência, com base no método proposto por Jara Holliday (1996), visando: captar outras possibilidades epistemológicas, políticas e sociais para o desenvolvimento do trabalho em educação e saúde, capaz de dar visibilidade às condições subjetivas e experienciais da vida das pessoas e promover a autonomia dos sujeitos; produzir e disseminar novos conhecimentos sobre a prática de grupo de apoio social aplicada à atenção básica. Da experiência são extraídas questões das falas das participantes, obtidas por meio do método de História Oral, preconizado por Meihy (1996), que, analisadas sob a ótica das categorias apoio social, autonomia, empoderamento e educação popular e saúde, fornecem subsídios para discutir um modelo de promoção à saúde e de trabalho educativo mais humanizado e com mais potência para consolidar o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS). A sistematização desta prática, ao mesmo tempo terapêutica e pedagógica, aponta a possibilidade de se construir práticas coletivas menos medicalizantes e mais humanizadas na rede básica de saúde, encurtar a distância entre profissionais e pacientes e entre os serviços e a população assistida. O perfil, a postura ética e a atuação da profissional de saúde que coordena a prática estudada reúnem os atributos de afetividade e humanidade com as competências técnica e política e, por isso, constituem uma referência inspiradora para uma abordagem transdisciplinar no campo da saúde. Os resultados do estudo mostram que essa experiência pode representar uma estratégia a ser adotada no campo da educação e saúde por concretizar um trabalho educativo em saúde democrático e dialógico, com capacidade de empoderar os sujeitos e contribuir para o desenvolvimento de sua autonomia, integrando o conhecimento técnico-científico ao conhecimento das classes populares |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-28T17:03:52Z 2023-09-28T17:03:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Adriana Maria Brant Ribeiro. Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde. 2008. 217 p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30649 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Adriana Maria Brant Ribeiro. Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde. 2008. 217 p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838800059039744 |