Trabalho docente, saúde e gênero: um estudo em uma unidade acadêmica de uma universidade federal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23265 http://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2020.m.05826371714 |
Resumo: | Este estudo teve como principal objetivo analisar as relações entre trabalho, saúde e gênero, segundo a perspectiva das docentes de uma unidade de ensino da área de saúde de uma universidade pública federal do Rio de Janeiro. Tratou-se de um estudo qualitativo, descritivo e de caráter exploratório cujo referencial teórico foi a teoria social de Marx e estudos marxianos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com professoras universitárias de uma unidade acadêmica de um curso da saúde, sobre trabalho docente em sua relação com a saúde e o gênero. As categorias recorrentes como resultado das entrevistas foram: 1) Ênfase na Pesquisa e na Pós Graduação: um novo projeto de Universidade Pública; 2) Impactos da conjuntura políticoeconômica no trabalho docente e seus efeitos para a saúde; 3) Extrapolação da jornada laboral regular, Intensificação e precarização do trabalho; 4) Sobrecarga de trabalho feminino 5) Relação entre saúde-doença-trabalho: determinações sociais de saúde na vida de docentes. Assim, este estudo se justifica pela relevância e contemporaneidade do tema, em face das mudanças no trabalho docente que vêm se moldando nas universidades públicas e o debate sobre as relações de gênero em nossa sociedade. Considera-se que o conjunto de modificações no Estado e nas políticas educacionais, em particular no ensino superior, interfiram na saúde das docentes, tendo como mediações importantes, as mudanças no trabalho docente, assim como as questões de gênero |
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Trabalho docente, saúde e gênero: um estudo em uma unidade acadêmica de uma universidade federalDocentesTrabalho femininoGênero e saúdeSaúde do trabalhadorPolítica de educação superiorDocentesGênero e saúdeTrabalho femininoFacultyWomen workingGender and healthOccupational HealthHigher education policyEste estudo teve como principal objetivo analisar as relações entre trabalho, saúde e gênero, segundo a perspectiva das docentes de uma unidade de ensino da área de saúde de uma universidade pública federal do Rio de Janeiro. Tratou-se de um estudo qualitativo, descritivo e de caráter exploratório cujo referencial teórico foi a teoria social de Marx e estudos marxianos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com professoras universitárias de uma unidade acadêmica de um curso da saúde, sobre trabalho docente em sua relação com a saúde e o gênero. As categorias recorrentes como resultado das entrevistas foram: 1) Ênfase na Pesquisa e na Pós Graduação: um novo projeto de Universidade Pública; 2) Impactos da conjuntura políticoeconômica no trabalho docente e seus efeitos para a saúde; 3) Extrapolação da jornada laboral regular, Intensificação e precarização do trabalho; 4) Sobrecarga de trabalho feminino 5) Relação entre saúde-doença-trabalho: determinações sociais de saúde na vida de docentes. Assim, este estudo se justifica pela relevância e contemporaneidade do tema, em face das mudanças no trabalho docente que vêm se moldando nas universidades públicas e o debate sobre as relações de gênero em nossa sociedade. Considera-se que o conjunto de modificações no Estado e nas políticas educacionais, em particular no ensino superior, interfiram na saúde das docentes, tendo como mediações importantes, as mudanças no trabalho docente, assim como as questões de gêneroThis study had as main objective to analyze the relations between work, health and gender according to the perspective of the teachers of a teaching unit in the health area of a federal public university in Rio de Janeiro. It was a qualitative, descriptive and exploratory study whose theoretical framework is Marx's social theory. Semi-structured interviews were carried out with university professors from an academic unit of the health course on teaching work in relation to health and gender. The recurring categories as a result of the interviews were: 1) Emphasis on Research and Graduate Studies: A New Public University Project; 2) Impacts of the politicaleconomic situation on teaching work and its effects on health; 3) Extrapolation of regular working hours, intensification and precariousness of work; 4) Female work overload 5) relationship between health-illness-work: social determinations of health in the lives of teachers. Thus, this study is justified by the relevance and contemporaneity of the theme, in view of the changes in teaching that have been shaping in public universities and the debate on gender relations in our society. It is considered that the set of changes in the State and in educational policies, particularly in higher education, interfere in the health of teachers, having as important mediations changes in teaching work, as well as gender issues146 f.NiteróiAlves, Márcia Guimarães de MelloSouza, Claudia March Frota dehttp://lattes.cnpq.br/6537802406147232http://lattes.cnpq.br/5764802357434103http://lattes.cnpq.br/4092969267285744Reis, Thiele Duarte2021-09-20T14:12:48Z2021-09-20T14:12:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Thiele Duarte. Trabalho docente, saúde e gênero: um estudo em uma unidade acadêmica de uma universidade federal. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23265Aluno de mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2020.m.05826371714Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-21T14:57:50Zoai:app.uff.br:1/23265Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-21T14:57:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Este estudo teve como principal objetivo analisar as relações entre trabalho, saúde e gênero, segundo a perspectiva das docentes de uma unidade de ensino da área de saúde de uma universidade pública federal do Rio de Janeiro. Tratou-se de um estudo qualitativo, descritivo e de caráter exploratório cujo referencial teórico foi a teoria social de Marx e estudos marxianos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com professoras universitárias de uma unidade acadêmica de um curso da saúde, sobre trabalho docente em sua relação com a saúde e o gênero. As categorias recorrentes como resultado das entrevistas foram: 1) Ênfase na Pesquisa e na Pós Graduação: um novo projeto de Universidade Pública; 2) Impactos da conjuntura políticoeconômica no trabalho docente e seus efeitos para a saúde; 3) Extrapolação da jornada laboral regular, Intensificação e precarização do trabalho; 4) Sobrecarga de trabalho feminino 5) Relação entre saúde-doença-trabalho: determinações sociais de saúde na vida de docentes. Assim, este estudo se justifica pela relevância e contemporaneidade do tema, em face das mudanças no trabalho docente que vêm se moldando nas universidades públicas e o debate sobre as relações de gênero em nossa sociedade. Considera-se que o conjunto de modificações no Estado e nas políticas educacionais, em particular no ensino superior, interfiram na saúde das docentes, tendo como mediações importantes, as mudanças no trabalho docente, assim como as questões de gênero |
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