Proposta de melhoria do processo de cadastramento de pacientes baseada em conceitos Lean: o caso de um Centro de Fisioterapia da região metropolitana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Netto, Evaldo Luíz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5911
Resumo: Através da metodologia de estudo de caso, a pesquisa teve como propósito a proposição de melhorias para o processo de cadastramento de pacientes, com a aplicação de ferramentas visando a melhoria do processo abordado, através de uma abordagem Lean, com foco na eliminação de desperdícios e com a utilização do Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) e do Relatório A3. Através da utilização do Mapa de Fluxo de Valor, foi possível identificar problemas ao longo do processo de cadastramento de pacientes e propor melhorias para estes problemas com a elaboração de um processo modificado (Mapa de Fluxo de Valor Futuro), ilustrando um processo hipotético esperado, mediante a eliminação dos problemas identificados. O Gráfico de Pareto foi utilizado para selecionar o problema mais crítico, que foi submetido a elaboração do Relatório A3, a fim de se desenvolver a proposta de melhoria para o mesmo. O desenvolvimento da proposta sugerida ao longo do Relatório A3 contou com o auxílio da utilização das ferramentas 5w2h e 5 Porquês, que serviram para possibilitar a sugestão de um plano de ação, e a identificação da causa raíz do problema crítico, respectivamente. Através dos resultados alcançados, é possível concluir que a pesquisa atendeu aos objetivos definidos
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