Proposta de melhoria do processo de cadastramento de pacientes baseada em conceitos Lean: o caso de um Centro de Fisioterapia da região metropolitana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5911 |
Resumo: | Através da metodologia de estudo de caso, a pesquisa teve como propósito a proposição de melhorias para o processo de cadastramento de pacientes, com a aplicação de ferramentas visando a melhoria do processo abordado, através de uma abordagem Lean, com foco na eliminação de desperdícios e com a utilização do Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) e do Relatório A3. Através da utilização do Mapa de Fluxo de Valor, foi possível identificar problemas ao longo do processo de cadastramento de pacientes e propor melhorias para estes problemas com a elaboração de um processo modificado (Mapa de Fluxo de Valor Futuro), ilustrando um processo hipotético esperado, mediante a eliminação dos problemas identificados. O Gráfico de Pareto foi utilizado para selecionar o problema mais crítico, que foi submetido a elaboração do Relatório A3, a fim de se desenvolver a proposta de melhoria para o mesmo. O desenvolvimento da proposta sugerida ao longo do Relatório A3 contou com o auxílio da utilização das ferramentas 5w2h e 5 Porquês, que serviram para possibilitar a sugestão de um plano de ação, e a identificação da causa raíz do problema crítico, respectivamente. Através dos resultados alcançados, é possível concluir que a pesquisa atendeu aos objetivos definidos |
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Proposta de melhoria do processo de cadastramento de pacientes baseada em conceitos Lean: o caso de um Centro de Fisioterapia da região metropolitanaLean healthcareProcesso de cadastramento de pacientesMapeamento de fluxo de valorAbordagem LeanMapeamento de fluxo de valorLean healthcarePatient registration processValue stream mappingLean approachAtravés da metodologia de estudo de caso, a pesquisa teve como propósito a proposição de melhorias para o processo de cadastramento de pacientes, com a aplicação de ferramentas visando a melhoria do processo abordado, através de uma abordagem Lean, com foco na eliminação de desperdícios e com a utilização do Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) e do Relatório A3. Através da utilização do Mapa de Fluxo de Valor, foi possível identificar problemas ao longo do processo de cadastramento de pacientes e propor melhorias para estes problemas com a elaboração de um processo modificado (Mapa de Fluxo de Valor Futuro), ilustrando um processo hipotético esperado, mediante a eliminação dos problemas identificados. O Gráfico de Pareto foi utilizado para selecionar o problema mais crítico, que foi submetido a elaboração do Relatório A3, a fim de se desenvolver a proposta de melhoria para o mesmo. O desenvolvimento da proposta sugerida ao longo do Relatório A3 contou com o auxílio da utilização das ferramentas 5w2h e 5 Porquês, que serviram para possibilitar a sugestão de um plano de ação, e a identificação da causa raíz do problema crítico, respectivamente. Através dos resultados alcançados, é possível concluir que a pesquisa atendeu aos objetivos definidosThrough the methodology of the case study, the purpose of the research was to propose improvements to the patient registration process, with the tools application aimed at improving the process, through a Lean approach, focusing on waste elimination and with the use of Value Stream Mapping and the A3 Report. Through the use of VSM, it was possible to identify problems throughout the patient registration process and to propose improvements to these problems with the elaboration of a modified process (Future VSM), illustrating an expected hypothetical process by eliminating the problems identified. The Pareto Chart was used to select the most critical problem, which was submitted to the preparation of the A3 Report, in order to develop the proposed improvement. The development of the proposal suggested throughout the A3 Report was supported by the use of the 5w2h and 5 Why tools, which served to enable the suggestion of an action plan and the identification of the root cause of the critical problem, respectively. Through the results achieved, it is possible to conclude that the research achieved the defined objectivesCalado, Robisom DamascenoNavarro, Leonardo Luiz LimaTammela, IaraAmaral, Mateus CarvalhoPereira Netto, Evaldo Luíz2018-03-06T18:13:42Z2018-03-06T18:13:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5911CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T18:52:43Zoai:app.uff.br:1/5911Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:44.016960Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Através da metodologia de estudo de caso, a pesquisa teve como propósito a proposição de melhorias para o processo de cadastramento de pacientes, com a aplicação de ferramentas visando a melhoria do processo abordado, através de uma abordagem Lean, com foco na eliminação de desperdícios e com a utilização do Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) e do Relatório A3. Através da utilização do Mapa de Fluxo de Valor, foi possível identificar problemas ao longo do processo de cadastramento de pacientes e propor melhorias para estes problemas com a elaboração de um processo modificado (Mapa de Fluxo de Valor Futuro), ilustrando um processo hipotético esperado, mediante a eliminação dos problemas identificados. O Gráfico de Pareto foi utilizado para selecionar o problema mais crítico, que foi submetido a elaboração do Relatório A3, a fim de se desenvolver a proposta de melhoria para o mesmo. O desenvolvimento da proposta sugerida ao longo do Relatório A3 contou com o auxílio da utilização das ferramentas 5w2h e 5 Porquês, que serviram para possibilitar a sugestão de um plano de ação, e a identificação da causa raíz do problema crítico, respectivamente. Através dos resultados alcançados, é possível concluir que a pesquisa atendeu aos objetivos definidos |
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