Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montesanto, Marcela Schlobach Fortuna Signorelli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25344
Resumo: Sífilis Congênita é uma doença conhecida que se mantém como um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, tendo grande impacto sobre a atenção perinatal e neonatal. Causada pelo Treponema pallidum e transmitida através da placenta durante a gestação, os casos dessa doença podem ser encarados como uma falha do sistema de saúde em oferecer pré-natal de qualidade, uma vez que ela pode ser prevenida pelo rastreamento sorológico de gestantes, tratamento adequado dessas mulheres e seus parceiros com penicilina, e posterior avaliação completa dos recém-nascidos expostos à sífilis. Este estudo objetiva fazer uma revisão narrativa acerca da Sífilis Congênita, analisando epidemiologia, fisiopatologia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento, a fim de aumentar o nível de suspeição clínica de profissionais da saúde e, dessa forma, estabelecer uma melhora no manejo, controle e prevenção da infecção, e consequente melhora na qualidade do sistema de saúde pública.
id UFF-2_4381b24cc708cfc58d3e0c4a863ccb97
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25344
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persisteSífilis congênitaPrevençãoSífilis Congênita é uma doença conhecida que se mantém como um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, tendo grande impacto sobre a atenção perinatal e neonatal. Causada pelo Treponema pallidum e transmitida através da placenta durante a gestação, os casos dessa doença podem ser encarados como uma falha do sistema de saúde em oferecer pré-natal de qualidade, uma vez que ela pode ser prevenida pelo rastreamento sorológico de gestantes, tratamento adequado dessas mulheres e seus parceiros com penicilina, e posterior avaliação completa dos recém-nascidos expostos à sífilis. Este estudo objetiva fazer uma revisão narrativa acerca da Sífilis Congênita, analisando epidemiologia, fisiopatologia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento, a fim de aumentar o nível de suspeição clínica de profissionais da saúde e, dessa forma, estabelecer uma melhora no manejo, controle e prevenção da infecção, e consequente melhora na qualidade do sistema de saúde pública.Quitans, Maria Dolores Salgado - orientadora2022-06-23T21:34:42Z2022-06-23T21:34:42Z2021-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMONTESANTO, Marcela Schlobach Fortuna Signorelli. Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste. Niterói, 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25344CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMontesanto, Marcela Schlobach Fortuna Signorelliporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-04-19T18:56:40Zoai:app.uff.br:1/25344Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-04-19T18:56:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste
title Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste
spellingShingle Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste
Montesanto, Marcela Schlobach Fortuna Signorelli
Sífilis congênita
Prevenção
title_short Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste
title_full Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste
title_fullStr Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste
title_full_unstemmed Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste
title_sort Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste
author Montesanto, Marcela Schlobach Fortuna Signorelli
author_facet Montesanto, Marcela Schlobach Fortuna Signorelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montesanto, Marcela Schlobach Fortuna Signorelli
dc.subject.por.fl_str_mv Sífilis congênita
Prevenção
topic Sífilis congênita
Prevenção
description Sífilis Congênita é uma doença conhecida que se mantém como um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, tendo grande impacto sobre a atenção perinatal e neonatal. Causada pelo Treponema pallidum e transmitida através da placenta durante a gestação, os casos dessa doença podem ser encarados como uma falha do sistema de saúde em oferecer pré-natal de qualidade, uma vez que ela pode ser prevenida pelo rastreamento sorológico de gestantes, tratamento adequado dessas mulheres e seus parceiros com penicilina, e posterior avaliação completa dos recém-nascidos expostos à sífilis. Este estudo objetiva fazer uma revisão narrativa acerca da Sífilis Congênita, analisando epidemiologia, fisiopatologia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento, a fim de aumentar o nível de suspeição clínica de profissionais da saúde e, dessa forma, estabelecer uma melhora no manejo, controle e prevenção da infecção, e consequente melhora na qualidade do sistema de saúde pública.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-04
2022-06-23T21:34:42Z
2022-06-23T21:34:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTESANTO, Marcela Schlobach Fortuna Signorelli. Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste. Niterói, 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25344
identifier_str_mv MONTESANTO, Marcela Schlobach Fortuna Signorelli. Sífilis congênita: uma infecção prevenível que ainda persiste. Niterói, 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135477158936576