O ensino de física moderna em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thuanny Bastos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26808
Resumo: A Física Moderna desperta nos alunos um certo receio, por se tratar de uma área não tão palpável como a Física Clássica, onde é possível visualizar fenômenos do cotidiano de uma forma macro. Ao contrário do que se pensa, a Física Moderna também está em nosso cotidiano, porém de uma forma não tão perceptível, ela está nos circuitos de segurança, nas portas automáticas de shoppings, nos controles remotos, nos postes de iluminação pública ou simplesmente em uma foto tirada por uma câmera digital. Tendo isso como ponto de partida e pensando nos dias atuais em que estamos enfrentando uma pandemia global, onde as aulas migraram para o meio digital, o presente trabalho tem como objetivo facilitar o entendimento desses conteúdos abstratos que a Física Moderna possui. Nesse contexto, elaboramos uma sequência didática que utiliza o simulador PhET e exemplificações de aplicações do cotidiano, trazendo assim o estudante para a realidade, a fim de auxiliar na compreensão da Física Moderna em seu entorno. Um ensino contextualizado se faz necessário, principalmente neste momento em que os discursos anticiência e a divulgação de notícias falsas foram intensificados. Sendo assim, neste trabalho, propomos questionamentos acerca das fakes news anticiência. Foi apresentada uma sequência de três aulas, sobre radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico e dualidade onda-partícula da luz, onde cada uma possui 1 hora e 40 minutos de duração.
id UFF-2_4432fd5fc7c09577ff2a42dd3482c82f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26808
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino de física moderna em tempos de pandemiaPandemiaFísica ModernaTICsCotidianoFísicaPandemicModern PhysicsICTsDailyA Física Moderna desperta nos alunos um certo receio, por se tratar de uma área não tão palpável como a Física Clássica, onde é possível visualizar fenômenos do cotidiano de uma forma macro. Ao contrário do que se pensa, a Física Moderna também está em nosso cotidiano, porém de uma forma não tão perceptível, ela está nos circuitos de segurança, nas portas automáticas de shoppings, nos controles remotos, nos postes de iluminação pública ou simplesmente em uma foto tirada por uma câmera digital. Tendo isso como ponto de partida e pensando nos dias atuais em que estamos enfrentando uma pandemia global, onde as aulas migraram para o meio digital, o presente trabalho tem como objetivo facilitar o entendimento desses conteúdos abstratos que a Física Moderna possui. Nesse contexto, elaboramos uma sequência didática que utiliza o simulador PhET e exemplificações de aplicações do cotidiano, trazendo assim o estudante para a realidade, a fim de auxiliar na compreensão da Física Moderna em seu entorno. Um ensino contextualizado se faz necessário, principalmente neste momento em que os discursos anticiência e a divulgação de notícias falsas foram intensificados. Sendo assim, neste trabalho, propomos questionamentos acerca das fakes news anticiência. Foi apresentada uma sequência de três aulas, sobre radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico e dualidade onda-partícula da luz, onde cada uma possui 1 hora e 40 minutos de duração.Modern Physics arouses some fear in students, as it is an area not as palpable as Classical Physics, where it is possible to visualize everyday phenomena in a macro way. Contrary to popular belief, Modern Physics is also in our daily lives, but not so perceptibly, whether in security circuits, automatic doors in shopping centers, remote controls, public lighting poles or simply in a photo taken by a digital camera. Taking this as a starting point and thinking about the present day when we are facing a global pandemic, where classes have migrated to the digital environment, the present work aims to facilitate the understanding of these abstract contents that Modern Physics has. In this context, we developed a didactic sequence that uses the PhET simulator and examples of everyday applications, thus bringing the student to reality, in order to assist in the understanding of Modern Physics in its surroundings. A contextualized teaching is necessary, especially at a time when anti-scientific discourses and the spread of fake news are intensifying. Therefore, in this work, we pose questions about anti-scientific fake news. A sequence of three classes was presented, on blackbody radiation, photoelectric effect and wave-particle duality of light, where each one lasts 1 hour and 40 minutes.67 p.Nachez, Juan LucasMorais, Maria CarmenPereira, Thuanny Bastos2022-11-04T18:49:14Z2022-11-04T18:49:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26808http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:45Zoai:app.uff.br:1/26808Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:03.536978Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de física moderna em tempos de pandemia
title O ensino de física moderna em tempos de pandemia
spellingShingle O ensino de física moderna em tempos de pandemia
Pereira, Thuanny Bastos
Pandemia
Física Moderna
TICs
Cotidiano
Física
Pandemic
Modern Physics
ICTs
Daily
title_short O ensino de física moderna em tempos de pandemia
title_full O ensino de física moderna em tempos de pandemia
title_fullStr O ensino de física moderna em tempos de pandemia
title_full_unstemmed O ensino de física moderna em tempos de pandemia
title_sort O ensino de física moderna em tempos de pandemia
author Pereira, Thuanny Bastos
author_facet Pereira, Thuanny Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nachez, Juan Lucas
Morais, Maria Carmen
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Thuanny Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Física Moderna
TICs
Cotidiano
Física
Pandemic
Modern Physics
ICTs
Daily
topic Pandemia
Física Moderna
TICs
Cotidiano
Física
Pandemic
Modern Physics
ICTs
Daily
description A Física Moderna desperta nos alunos um certo receio, por se tratar de uma área não tão palpável como a Física Clássica, onde é possível visualizar fenômenos do cotidiano de uma forma macro. Ao contrário do que se pensa, a Física Moderna também está em nosso cotidiano, porém de uma forma não tão perceptível, ela está nos circuitos de segurança, nas portas automáticas de shoppings, nos controles remotos, nos postes de iluminação pública ou simplesmente em uma foto tirada por uma câmera digital. Tendo isso como ponto de partida e pensando nos dias atuais em que estamos enfrentando uma pandemia global, onde as aulas migraram para o meio digital, o presente trabalho tem como objetivo facilitar o entendimento desses conteúdos abstratos que a Física Moderna possui. Nesse contexto, elaboramos uma sequência didática que utiliza o simulador PhET e exemplificações de aplicações do cotidiano, trazendo assim o estudante para a realidade, a fim de auxiliar na compreensão da Física Moderna em seu entorno. Um ensino contextualizado se faz necessário, principalmente neste momento em que os discursos anticiência e a divulgação de notícias falsas foram intensificados. Sendo assim, neste trabalho, propomos questionamentos acerca das fakes news anticiência. Foi apresentada uma sequência de três aulas, sobre radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico e dualidade onda-partícula da luz, onde cada uma possui 1 hora e 40 minutos de duração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04T18:49:14Z
2022-11-04T18:49:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26808
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823712551305216