O ensino de física moderna em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26808 |
Resumo: | A Física Moderna desperta nos alunos um certo receio, por se tratar de uma área não tão palpável como a Física Clássica, onde é possível visualizar fenômenos do cotidiano de uma forma macro. Ao contrário do que se pensa, a Física Moderna também está em nosso cotidiano, porém de uma forma não tão perceptível, ela está nos circuitos de segurança, nas portas automáticas de shoppings, nos controles remotos, nos postes de iluminação pública ou simplesmente em uma foto tirada por uma câmera digital. Tendo isso como ponto de partida e pensando nos dias atuais em que estamos enfrentando uma pandemia global, onde as aulas migraram para o meio digital, o presente trabalho tem como objetivo facilitar o entendimento desses conteúdos abstratos que a Física Moderna possui. Nesse contexto, elaboramos uma sequência didática que utiliza o simulador PhET e exemplificações de aplicações do cotidiano, trazendo assim o estudante para a realidade, a fim de auxiliar na compreensão da Física Moderna em seu entorno. Um ensino contextualizado se faz necessário, principalmente neste momento em que os discursos anticiência e a divulgação de notícias falsas foram intensificados. Sendo assim, neste trabalho, propomos questionamentos acerca das fakes news anticiência. Foi apresentada uma sequência de três aulas, sobre radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico e dualidade onda-partícula da luz, onde cada uma possui 1 hora e 40 minutos de duração. |
id |
UFF-2_4432fd5fc7c09577ff2a42dd3482c82f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26808 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O ensino de física moderna em tempos de pandemiaPandemiaFísica ModernaTICsCotidianoFísicaPandemicModern PhysicsICTsDailyA Física Moderna desperta nos alunos um certo receio, por se tratar de uma área não tão palpável como a Física Clássica, onde é possível visualizar fenômenos do cotidiano de uma forma macro. Ao contrário do que se pensa, a Física Moderna também está em nosso cotidiano, porém de uma forma não tão perceptível, ela está nos circuitos de segurança, nas portas automáticas de shoppings, nos controles remotos, nos postes de iluminação pública ou simplesmente em uma foto tirada por uma câmera digital. Tendo isso como ponto de partida e pensando nos dias atuais em que estamos enfrentando uma pandemia global, onde as aulas migraram para o meio digital, o presente trabalho tem como objetivo facilitar o entendimento desses conteúdos abstratos que a Física Moderna possui. Nesse contexto, elaboramos uma sequência didática que utiliza o simulador PhET e exemplificações de aplicações do cotidiano, trazendo assim o estudante para a realidade, a fim de auxiliar na compreensão da Física Moderna em seu entorno. Um ensino contextualizado se faz necessário, principalmente neste momento em que os discursos anticiência e a divulgação de notícias falsas foram intensificados. Sendo assim, neste trabalho, propomos questionamentos acerca das fakes news anticiência. Foi apresentada uma sequência de três aulas, sobre radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico e dualidade onda-partícula da luz, onde cada uma possui 1 hora e 40 minutos de duração.Modern Physics arouses some fear in students, as it is an area not as palpable as Classical Physics, where it is possible to visualize everyday phenomena in a macro way. Contrary to popular belief, Modern Physics is also in our daily lives, but not so perceptibly, whether in security circuits, automatic doors in shopping centers, remote controls, public lighting poles or simply in a photo taken by a digital camera. Taking this as a starting point and thinking about the present day when we are facing a global pandemic, where classes have migrated to the digital environment, the present work aims to facilitate the understanding of these abstract contents that Modern Physics has. In this context, we developed a didactic sequence that uses the PhET simulator and examples of everyday applications, thus bringing the student to reality, in order to assist in the understanding of Modern Physics in its surroundings. A contextualized teaching is necessary, especially at a time when anti-scientific discourses and the spread of fake news are intensifying. Therefore, in this work, we pose questions about anti-scientific fake news. A sequence of three classes was presented, on blackbody radiation, photoelectric effect and wave-particle duality of light, where each one lasts 1 hour and 40 minutes.67 p.Nachez, Juan LucasMorais, Maria CarmenPereira, Thuanny Bastos2022-11-04T18:49:14Z2022-11-04T18:49:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26808http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:45Zoai:app.uff.br:1/26808Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:03.536978Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de física moderna em tempos de pandemia |
title |
O ensino de física moderna em tempos de pandemia |
spellingShingle |
O ensino de física moderna em tempos de pandemia Pereira, Thuanny Bastos Pandemia Física Moderna TICs Cotidiano Física Pandemic Modern Physics ICTs Daily |
title_short |
O ensino de física moderna em tempos de pandemia |
title_full |
O ensino de física moderna em tempos de pandemia |
title_fullStr |
O ensino de física moderna em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
O ensino de física moderna em tempos de pandemia |
title_sort |
O ensino de física moderna em tempos de pandemia |
author |
Pereira, Thuanny Bastos |
author_facet |
Pereira, Thuanny Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nachez, Juan Lucas Morais, Maria Carmen |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Thuanny Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Física Moderna TICs Cotidiano Física Pandemic Modern Physics ICTs Daily |
topic |
Pandemia Física Moderna TICs Cotidiano Física Pandemic Modern Physics ICTs Daily |
description |
A Física Moderna desperta nos alunos um certo receio, por se tratar de uma área não tão palpável como a Física Clássica, onde é possível visualizar fenômenos do cotidiano de uma forma macro. Ao contrário do que se pensa, a Física Moderna também está em nosso cotidiano, porém de uma forma não tão perceptível, ela está nos circuitos de segurança, nas portas automáticas de shoppings, nos controles remotos, nos postes de iluminação pública ou simplesmente em uma foto tirada por uma câmera digital. Tendo isso como ponto de partida e pensando nos dias atuais em que estamos enfrentando uma pandemia global, onde as aulas migraram para o meio digital, o presente trabalho tem como objetivo facilitar o entendimento desses conteúdos abstratos que a Física Moderna possui. Nesse contexto, elaboramos uma sequência didática que utiliza o simulador PhET e exemplificações de aplicações do cotidiano, trazendo assim o estudante para a realidade, a fim de auxiliar na compreensão da Física Moderna em seu entorno. Um ensino contextualizado se faz necessário, principalmente neste momento em que os discursos anticiência e a divulgação de notícias falsas foram intensificados. Sendo assim, neste trabalho, propomos questionamentos acerca das fakes news anticiência. Foi apresentada uma sequência de três aulas, sobre radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico e dualidade onda-partícula da luz, onde cada uma possui 1 hora e 40 minutos de duração. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-04T18:49:14Z 2022-11-04T18:49:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26808 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823712551305216 |