A humanização das marcas no contexto dos sites de redes sociais: o caso da Nat Natura no twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perret Velazquez, Guillermo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33583
Resumo: O artigo em questão propõe uma pesquisa sobre as consequências das novas ferramentas tecnológicas nas produções comunicacionais de marcas no contexto dos sites de redes sociais e cibercultura, bem como as novas relações entre essas e seus consumidores. Para isso, são incorporados conceitos dos estudos culturais, ancorados nos princípios da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2006). Com base nessas perspectivas teóricas, foram analisados enunciados da Influenciadora Digital e assistente virtual Nat Natura, personagem porta-voz da empresa de cosméticos Natura no site de rede social Twitter no Dia do Orgulho LGBTQIA+ de 2020. A análise tem o objetivo de entender como a porta voz posiciona a marca como apoiadora das minorias sociais e consolida sua identidade nesse ambiente, tangibilizando o referencial teórico aqui proposto.
id UFF-2_443d602ef9740ee4f75cd790c2d33742
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33583
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A humanização das marcas no contexto dos sites de redes sociais: o caso da Nat Natura no twitterCiberculturaRedes sociaisTwitterAtivismo lgbtqia+Influenciadores digitais artificiaisCiberculturaMinoria sexualTwitter (Rede social on-line)ConsumidorCosméticoCybercultureSocial networksTwitterLgbtqia+ activismArtificial digital influencersO artigo em questão propõe uma pesquisa sobre as consequências das novas ferramentas tecnológicas nas produções comunicacionais de marcas no contexto dos sites de redes sociais e cibercultura, bem como as novas relações entre essas e seus consumidores. Para isso, são incorporados conceitos dos estudos culturais, ancorados nos princípios da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2006). Com base nessas perspectivas teóricas, foram analisados enunciados da Influenciadora Digital e assistente virtual Nat Natura, personagem porta-voz da empresa de cosméticos Natura no site de rede social Twitter no Dia do Orgulho LGBTQIA+ de 2020. A análise tem o objetivo de entender como a porta voz posiciona a marca como apoiadora das minorias sociais e consolida sua identidade nesse ambiente, tangibilizando o referencial teórico aqui proposto.This article proposes a research on the impact of new technological tools in communication productions in the context of social networking sites and cyberculture and the new relations between the brands and their customers. For that, concepts of cultural studies are incorporated, anchored in the principle of Dialogic Discourse Analysis (BAKHTIN, 2006). Based on these theoretical perspectives, statements by the Digital Influencer and virtual assistant Nat Natura, a spokesperson for the cosmetics company Natura on the social networking site Twitter on LGBTQIA + Pride Day 2020, were analyzed. The analysis aims to understand how the spokesperson positions the brand as a supporter of social minorities and consolidates its identity in this environment, making tangible the theoretical framework proposed here.23 p.Medrado, AndreaAbreu, FernandaInocêncio, LuaPerret Velazquez, Guillermo2024-07-24T14:48:12Z2024-07-24T14:48:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33583CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-24T14:48:16Zoai:app.uff.br:1/33583Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:53.960911Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A humanização das marcas no contexto dos sites de redes sociais: o caso da Nat Natura no twitter
title A humanização das marcas no contexto dos sites de redes sociais: o caso da Nat Natura no twitter
spellingShingle A humanização das marcas no contexto dos sites de redes sociais: o caso da Nat Natura no twitter
Perret Velazquez, Guillermo
Cibercultura
Redes sociais
Twitter
Ativismo lgbtqia+
Influenciadores digitais artificiais
Cibercultura
Minoria sexual
Twitter (Rede social on-line)
Consumidor
Cosmético
Cyberculture
Social networks
Twitter
Lgbtqia+ activism
Artificial digital influencers
title_short A humanização das marcas no contexto dos sites de redes sociais: o caso da Nat Natura no twitter
title_full A humanização das marcas no contexto dos sites de redes sociais: o caso da Nat Natura no twitter
title_fullStr A humanização das marcas no contexto dos sites de redes sociais: o caso da Nat Natura no twitter
title_full_unstemmed A humanização das marcas no contexto dos sites de redes sociais: o caso da Nat Natura no twitter
title_sort A humanização das marcas no contexto dos sites de redes sociais: o caso da Nat Natura no twitter
author Perret Velazquez, Guillermo
author_facet Perret Velazquez, Guillermo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medrado, Andrea
Abreu, Fernanda
Inocêncio, Lua
dc.contributor.author.fl_str_mv Perret Velazquez, Guillermo
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Redes sociais
Twitter
Ativismo lgbtqia+
Influenciadores digitais artificiais
Cibercultura
Minoria sexual
Twitter (Rede social on-line)
Consumidor
Cosmético
Cyberculture
Social networks
Twitter
Lgbtqia+ activism
Artificial digital influencers
topic Cibercultura
Redes sociais
Twitter
Ativismo lgbtqia+
Influenciadores digitais artificiais
Cibercultura
Minoria sexual
Twitter (Rede social on-line)
Consumidor
Cosmético
Cyberculture
Social networks
Twitter
Lgbtqia+ activism
Artificial digital influencers
description O artigo em questão propõe uma pesquisa sobre as consequências das novas ferramentas tecnológicas nas produções comunicacionais de marcas no contexto dos sites de redes sociais e cibercultura, bem como as novas relações entre essas e seus consumidores. Para isso, são incorporados conceitos dos estudos culturais, ancorados nos princípios da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2006). Com base nessas perspectivas teóricas, foram analisados enunciados da Influenciadora Digital e assistente virtual Nat Natura, personagem porta-voz da empresa de cosméticos Natura no site de rede social Twitter no Dia do Orgulho LGBTQIA+ de 2020. A análise tem o objetivo de entender como a porta voz posiciona a marca como apoiadora das minorias sociais e consolida sua identidade nesse ambiente, tangibilizando o referencial teórico aqui proposto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-24T14:48:12Z
2024-07-24T14:48:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/33583
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823567897100288