Biorama - Desenvolvendo um Jogo Digital Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Henrique Mendes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33283
Resumo: Este projeto consiste no desenvolvimento de um jogo digital educacional por meio da plataforma de desenvolvimento de games Unity, detalhando cada etapa do processo de desenvolvimento. O projeto sugere, com base em dados e análises a respeito do tema, a utiliza ̧c ̃ao de jogos digitais educacionais como uma ferramenta de apoio aos esforços direcionados `a redução do d ́eficit de aprendizado existente na educa ̧c ̃ao brasileira. Essa abordagem tamb ́em exerce o papel de auxiliar na inclus ̃ao digital dos alunos, contribuindo como um dos agentes democratizantes no processo de inser ̧c ̃ao do indiv ́ıduo ao meio tec- nol ́ogico. O jogo desenvolvido tem a premissa de atuar como um suporte aos materiais j ́a utilizados em sala de aula pelos professores, contribuindo diretamente no processo de fixa ̧c ̃ao do conte ́udo estudado, possibilitando uma abordagem mais receptiva e conectada com a realidade dos alunos. Isso permite que os alunos possam gradualmente se habituar com a utiliza ̧c ̃ao dos meios digitais e as novas tecnologias como um meio importante na aquisição de novos conhecimentos
id UFF-2_446211d688c695e84f276e5d6edeea4e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33283
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Biorama - Desenvolvendo um Jogo Digital EducacionalJogo educacionalDesenvolvimento de gamesEducação e tecnologiaEducação ambientalVideogameEducation gameGame developmentEducation and TechnologyEnvironmental educationEste projeto consiste no desenvolvimento de um jogo digital educacional por meio da plataforma de desenvolvimento de games Unity, detalhando cada etapa do processo de desenvolvimento. O projeto sugere, com base em dados e análises a respeito do tema, a utiliza ̧c ̃ao de jogos digitais educacionais como uma ferramenta de apoio aos esforços direcionados `a redução do d ́eficit de aprendizado existente na educa ̧c ̃ao brasileira. Essa abordagem tamb ́em exerce o papel de auxiliar na inclus ̃ao digital dos alunos, contribuindo como um dos agentes democratizantes no processo de inser ̧c ̃ao do indiv ́ıduo ao meio tec- nol ́ogico. O jogo desenvolvido tem a premissa de atuar como um suporte aos materiais j ́a utilizados em sala de aula pelos professores, contribuindo diretamente no processo de fixa ̧c ̃ao do conte ́udo estudado, possibilitando uma abordagem mais receptiva e conectada com a realidade dos alunos. Isso permite que os alunos possam gradualmente se habituar com a utiliza ̧c ̃ao dos meios digitais e as novas tecnologias como um meio importante na aquisição de novos conhecimentosThis project consists of developing an educational digital game using the Unity game development platform, detailing each stage of the development process. The project suggests, based on data and analysis on the topic, the use of educational digital games as a tool to support efforts aimed at reducing the learning deficit existing in Brazilian education. This approach also plays the role of assisting in the digital inclusion of students, contributing as one of the democratizing agents in the process of inserting the individual into the technological environment. The game developed has the premise of acting as a support for materials already used in the classroom by teachers, directly contributing to the process of fixing the content studied, enabling a more receptive approach and connected with the students’ reality. This allows students to gradually become accustomed to using digital media and new technologies as an important means of acquiring new knowledge51 p.Silva, André Renato Villela daVianna, Marcilene de Fátima DianinRocha, Danilo Artigas daPereira, Pedro Henrique Mendes2024-07-12T20:49:57Z2024-07-12T20:49:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Pedro Henrique Mendes. Biorama - desenvolvendo um jogo digital educacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33283CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-12T20:50:00Zoai:app.uff.br:1/33283Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:15.512932Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Biorama - Desenvolvendo um Jogo Digital Educacional
title Biorama - Desenvolvendo um Jogo Digital Educacional
spellingShingle Biorama - Desenvolvendo um Jogo Digital Educacional
Pereira, Pedro Henrique Mendes
Jogo educacional
Desenvolvimento de games
Educação e tecnologia
Educação ambiental
Videogame
Education game
Game development
Education and Technology
Environmental education
title_short Biorama - Desenvolvendo um Jogo Digital Educacional
title_full Biorama - Desenvolvendo um Jogo Digital Educacional
title_fullStr Biorama - Desenvolvendo um Jogo Digital Educacional
title_full_unstemmed Biorama - Desenvolvendo um Jogo Digital Educacional
title_sort Biorama - Desenvolvendo um Jogo Digital Educacional
author Pereira, Pedro Henrique Mendes
author_facet Pereira, Pedro Henrique Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, André Renato Villela da
Vianna, Marcilene de Fátima Dianin
Rocha, Danilo Artigas da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Pedro Henrique Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo educacional
Desenvolvimento de games
Educação e tecnologia
Educação ambiental
Videogame
Education game
Game development
Education and Technology
Environmental education
topic Jogo educacional
Desenvolvimento de games
Educação e tecnologia
Educação ambiental
Videogame
Education game
Game development
Education and Technology
Environmental education
description Este projeto consiste no desenvolvimento de um jogo digital educacional por meio da plataforma de desenvolvimento de games Unity, detalhando cada etapa do processo de desenvolvimento. O projeto sugere, com base em dados e análises a respeito do tema, a utiliza ̧c ̃ao de jogos digitais educacionais como uma ferramenta de apoio aos esforços direcionados `a redução do d ́eficit de aprendizado existente na educa ̧c ̃ao brasileira. Essa abordagem tamb ́em exerce o papel de auxiliar na inclus ̃ao digital dos alunos, contribuindo como um dos agentes democratizantes no processo de inser ̧c ̃ao do indiv ́ıduo ao meio tec- nol ́ogico. O jogo desenvolvido tem a premissa de atuar como um suporte aos materiais j ́a utilizados em sala de aula pelos professores, contribuindo diretamente no processo de fixa ̧c ̃ao do conte ́udo estudado, possibilitando uma abordagem mais receptiva e conectada com a realidade dos alunos. Isso permite que os alunos possam gradualmente se habituar com a utiliza ̧c ̃ao dos meios digitais e as novas tecnologias como um meio importante na aquisição de novos conhecimentos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-12T20:49:57Z
2024-07-12T20:49:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Pedro Henrique Mendes. Biorama - desenvolvendo um jogo digital educacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2023.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33283
identifier_str_mv PEREIRA, Pedro Henrique Mendes. Biorama - desenvolvendo um jogo digital educacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2023.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823684968513536