Antropologia e educação: uma etnografia das redes de relações de poder no cotidiano dos recreios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6784 |
Resumo: | Esta pesquisa teve o objetivo de identificar, em aportes da literatura, em concepções de profissionais da educação e de alunos como se percebe o recreio escolar e que características lhe são atribuídas, incorporando, ou não, o possível entendimento de que seja um espaço e tempo propício para observar e analisar a socialização e as redes de relações de poder entre os alunos. A metodologia é de natureza etnográfica e qualitativa, utilizando a observação participante, depoimentos de professores e alunos e por fim uma revisão bibliográfica. As análises foram temáticas, descritivas, com foco na palavra dos autores, dos docentes e dos alunos, demonstradas por citações literais. Nas conclusões, observou-se que as relações de poder no recreio foi objeto da atenção dos autores e de sua percepção crítica. No caso dos professores, encontrou-se apenas duas menções a esse aspecto e entre os alunos nenhuma menção. Foi comum aos aportes da literatura, dos docentes e discentes a concepção do recreio como espaço e tempo de liberdade, diversão e descanso. Recomendou-se, então, a continuidade de pesquisas, reconhecendo-se, pelos dados obtidos, que o recreio tem expressivas possibilidades de análise das relações sociais e de valores de formação que merecem a atenção dos educadores |
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Antropologia e educação: uma etnografia das redes de relações de poder no cotidiano dos recreiosRecreioRelações sociaisRelações de poderAntropologiaSocializaçãoEscolaEtnografiaSchool breakSocial relationsPower relationsEsta pesquisa teve o objetivo de identificar, em aportes da literatura, em concepções de profissionais da educação e de alunos como se percebe o recreio escolar e que características lhe são atribuídas, incorporando, ou não, o possível entendimento de que seja um espaço e tempo propício para observar e analisar a socialização e as redes de relações de poder entre os alunos. A metodologia é de natureza etnográfica e qualitativa, utilizando a observação participante, depoimentos de professores e alunos e por fim uma revisão bibliográfica. As análises foram temáticas, descritivas, com foco na palavra dos autores, dos docentes e dos alunos, demonstradas por citações literais. Nas conclusões, observou-se que as relações de poder no recreio foi objeto da atenção dos autores e de sua percepção crítica. No caso dos professores, encontrou-se apenas duas menções a esse aspecto e entre os alunos nenhuma menção. Foi comum aos aportes da literatura, dos docentes e discentes a concepção do recreio como espaço e tempo de liberdade, diversão e descanso. Recomendou-se, então, a continuidade de pesquisas, reconhecendo-se, pelos dados obtidos, que o recreio tem expressivas possibilidades de análise das relações sociais e de valores de formação que merecem a atenção dos educadoresThis research aimed at identifying through the literature, conceptions of education professionals and students how school breaks are realized and what caracterizes them, taking into account (or not) the possible understanding that it is a time and place of observing and analysing the socialization and the network of power relations between students. The methodology is of ethnographic and qualitative nature, using the participant observation, testimonies of teachers and students, and at last a bibliographic review. The analyses were thematic, descriptive and focused on the speeches of the authors, faculty members and students – shown in literal demonstrations. The conclusion shows that power relations were objects to the attention of the authors and their critic perception. As for the teachers, only two mentions of these relations were found, and amongst the students, none. In common between all of them, it was found the description of the school breaks as a time and place of freedom, fun and rest. It is recommended then the continuity of researches, acknowledging by the data obtained that the breaks encompass expressive possibilities for analysing social relations and building values that are worthy of the educators’ attentionGonçalves, Renata de SáSilva, Ana Cláudia Cruz daBarbosa, Antônio Carlos RafaelSilva, Walysson Shayne Guimarães2018-06-21T13:30:17Z2018-06-21T13:30:17Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6784Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T17:57:52Zoai:app.uff.br:1/6784Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:53.954500Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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