Antropologia e educação: uma etnografia das redes de relações de poder no cotidiano dos recreios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Walysson Shayne Guimarães
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6784
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de identificar, em aportes da literatura, em concepções de profissionais da educação e de alunos como se percebe o recreio escolar e que características lhe são atribuídas, incorporando, ou não, o possível entendimento de que seja um espaço e tempo propício para observar e analisar a socialização e as redes de relações de poder entre os alunos. A metodologia é de natureza etnográfica e qualitativa, utilizando a observação participante, depoimentos de professores e alunos e por fim uma revisão bibliográfica. As análises foram temáticas, descritivas, com foco na palavra dos autores, dos docentes e dos alunos, demonstradas por citações literais. Nas conclusões, observou-se que as relações de poder no recreio foi objeto da atenção dos autores e de sua percepção crítica. No caso dos professores, encontrou-se apenas duas menções a esse aspecto e entre os alunos nenhuma menção. Foi comum aos aportes da literatura, dos docentes e discentes a concepção do recreio como espaço e tempo de liberdade, diversão e descanso. Recomendou-se, então, a continuidade de pesquisas, reconhecendo-se, pelos dados obtidos, que o recreio tem expressivas possibilidades de análise das relações sociais e de valores de formação que merecem a atenção dos educadores
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