Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18483 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFF-2_4560994b7777045f5cc0766496c4fc0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/18483 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornalJornal na EscolaFormação de ProfessorDiscursoLeitura CríticaJornalismoFormação de LeitoresProgramas de LeituraAnálise do DiscursoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho se inscreve no campo da educação com interface na comunicação. Procuramos compreender quais as relações discursivas que se estabelecem entre o jornal e a escola, numa mediação materializada pelos programas de leitura de jornal e educação. Dentro da perspectiva da Análise do Discurso trabalhamos com os conceitos de interdiscurso, formação discursiva e ideologia, analisando textos do programa Quem lê jornal sabe mais, de O Globo, e as falas de professores observados. Nos entrecruzamentos dos discursos do jornal, do programa e dos professores pudemos perceber as marcas enunciativas tanto da educação, quanto do jornal colaborando na formação do discurso do programa e da escola sobre o uso de jornal em atividades pedagógicas. Percebemos, na aparente resistência dos professores quanto ao uso do jornal, um forte discurso de defesa do seu trabalho, do conhecimento docente e daquilo que consideram legítimo para a sua prática; por outro lado, no discurso do programa, encontramos a tentativa de participar da legitimidade da escola e com ela participar da sua função educativa.Programa de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoFrigotto, Edith Ione dos SantosCPF:11231231222http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0Ferreira, Kátia Zanvettor2021-03-10T20:44:42Z2006-07-122021-03-10T20:44:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18483porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:44:42Zoai:app.uff.br:1/18483Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:44:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal |
title |
Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal |
spellingShingle |
Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal Ferreira, Kátia Zanvettor Jornal na Escola Formação de Professor Discurso Leitura Crítica Jornalismo Formação de Leitores Programas de Leitura Análise do Discurso CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal |
title_full |
Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal |
title_fullStr |
Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal |
title_full_unstemmed |
Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal |
title_sort |
Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal |
author |
Ferreira, Kátia Zanvettor |
author_facet |
Ferreira, Kátia Zanvettor |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Frigotto, Edith Ione dos Santos CPF:11231231222 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Kátia Zanvettor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornal na Escola Formação de Professor Discurso Leitura Crítica Jornalismo Formação de Leitores Programas de Leitura Análise do Discurso CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Jornal na Escola Formação de Professor Discurso Leitura Crítica Jornalismo Formação de Leitores Programas de Leitura Análise do Discurso CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-07-12 2021-03-10T20:44:42Z 2021-03-10T20:44:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/18483 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/18483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053634840690688 |