Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Kátia Zanvettor
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/18483
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFF-2_4560994b7777045f5cc0766496c4fc0d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/18483
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornalJornal na EscolaFormação de ProfessorDiscursoLeitura CríticaJornalismoFormação de LeitoresProgramas de LeituraAnálise do DiscursoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho se inscreve no campo da educação com interface na comunicação. Procuramos compreender quais as relações discursivas que se estabelecem entre o jornal e a escola, numa mediação materializada pelos programas de leitura de jornal e educação. Dentro da perspectiva da Análise do Discurso trabalhamos com os conceitos de interdiscurso, formação discursiva e ideologia, analisando textos do programa Quem lê jornal sabe mais, de O Globo, e as falas de professores observados. Nos entrecruzamentos dos discursos do jornal, do programa e dos professores pudemos perceber as marcas enunciativas tanto da educação, quanto do jornal colaborando na formação do discurso do programa e da escola sobre o uso de jornal em atividades pedagógicas. Percebemos, na aparente resistência dos professores quanto ao uso do jornal, um forte discurso de defesa do seu trabalho, do conhecimento docente e daquilo que consideram legítimo para a sua prática; por outro lado, no discurso do programa, encontramos a tentativa de participar da legitimidade da escola e com ela participar da sua função educativa.Programa de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoFrigotto, Edith Ione dos SantosCPF:11231231222http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0Ferreira, Kátia Zanvettor2021-03-10T20:44:42Z2006-07-122021-03-10T20:44:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18483porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:44:42Zoai:app.uff.br:1/18483Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:44:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal
title Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal
spellingShingle Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal
Ferreira, Kátia Zanvettor
Jornal na Escola
Formação de Professor
Discurso
Leitura Crítica
Jornalismo
Formação de Leitores
Programas de Leitura
Análise do Discurso
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal
title_full Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal
title_fullStr Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal
title_full_unstemmed Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal
title_sort Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal
author Ferreira, Kátia Zanvettor
author_facet Ferreira, Kátia Zanvettor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frigotto, Edith Ione dos Santos
CPF:11231231222
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Kátia Zanvettor
dc.subject.por.fl_str_mv Jornal na Escola
Formação de Professor
Discurso
Leitura Crítica
Jornalismo
Formação de Leitores
Programas de Leitura
Análise do Discurso
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Jornal na Escola
Formação de Professor
Discurso
Leitura Crítica
Jornalismo
Formação de Leitores
Programas de Leitura
Análise do Discurso
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07-12
2021-03-10T20:44:42Z
2021-03-10T20:44:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/18483
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/18483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838749894115328