Impacto do investimento público em infraestrutura do setor rodoviário sobre o produto interno bruto do brasil no período de 2005 a 2017
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28563 |
Resumo: | O papel de investimento público em infraestrutura rodoviária, influenciando o crescimento econômico entre os estados, é um tema que tem recebido atenção nos últimos anos. Mudanças no sistema de transporte produz inúmeros benefícios, pois atendem às necessidades dos cidadãos e das empresas em diversos campos, e também, de acordo com a teoria econômica, o aumento do nível de investimento, instigam a geração da ampliação do produto, do emprego e da renda; influenciando o crescimento no longo prazo, consecutivamente. Levando em consideração a importância deste assunto, este trabalho buscou analisar os impactos dos investimentos públicos rodoviário sobre o Produto Interno Bruto per capita dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins no período de 2005 a 2017, tendo em vista que o modal de transporte no Brasil de maior utilização é o rodoviário tanto para o transporte de passageiros quanto para o de cargas. Como metodologia foi utilizada a análise exploratória dos dados e o modelo econométrico de dados em painel. Os resultados obtidos demonstraram que os investimentos públicos realizados no transporte rodoviário exerceram uma influência positiva sobre o PIB per capita. Também foram significativos para explicar o investimento público rodoviário sobre o PIB per capita o gasto total de execução das despesas realizados por função/subfunção de todos os estados subtraídos o volume total de investimento realizado pelo setor público na infraestrutura rodoviários e o investimento no sistema educacional no que tange. Baseando-se na revisão bibliográfica e nas teorias de Keynes e Kalecki, que destacam que o investimento é um fator importante para o crescimento econômico, mostra-se o papel do Estado na promoção dos investimentos para que este induza ao círculo virtuoso, e com isso garanta a retomada dos investimentos passados e futuros, que compensará a falta de demanda privada e incentivos aos investimentos, via redução de carga tributária, por exemplo. Logo, concluiu-se que o investimento público é fundamental para o crescimento do PIB per capita, assim como proporcionar aos agentes econômicos acesso a meios de transporte e circulação de mercadorias de forma mais eficiente. |
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Impacto do investimento público em infraestrutura do setor rodoviário sobre o produto interno bruto do brasil no período de 2005 a 2017transporte rodoviárioProduto Interno Bruto per capitaInvestimento públicoEconomiaRoad transportGross Domestic Product per capitapublic investmentO papel de investimento público em infraestrutura rodoviária, influenciando o crescimento econômico entre os estados, é um tema que tem recebido atenção nos últimos anos. Mudanças no sistema de transporte produz inúmeros benefícios, pois atendem às necessidades dos cidadãos e das empresas em diversos campos, e também, de acordo com a teoria econômica, o aumento do nível de investimento, instigam a geração da ampliação do produto, do emprego e da renda; influenciando o crescimento no longo prazo, consecutivamente. Levando em consideração a importância deste assunto, este trabalho buscou analisar os impactos dos investimentos públicos rodoviário sobre o Produto Interno Bruto per capita dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins no período de 2005 a 2017, tendo em vista que o modal de transporte no Brasil de maior utilização é o rodoviário tanto para o transporte de passageiros quanto para o de cargas. Como metodologia foi utilizada a análise exploratória dos dados e o modelo econométrico de dados em painel. Os resultados obtidos demonstraram que os investimentos públicos realizados no transporte rodoviário exerceram uma influência positiva sobre o PIB per capita. Também foram significativos para explicar o investimento público rodoviário sobre o PIB per capita o gasto total de execução das despesas realizados por função/subfunção de todos os estados subtraídos o volume total de investimento realizado pelo setor público na infraestrutura rodoviários e o investimento no sistema educacional no que tange. Baseando-se na revisão bibliográfica e nas teorias de Keynes e Kalecki, que destacam que o investimento é um fator importante para o crescimento econômico, mostra-se o papel do Estado na promoção dos investimentos para que este induza ao círculo virtuoso, e com isso garanta a retomada dos investimentos passados e futuros, que compensará a falta de demanda privada e incentivos aos investimentos, via redução de carga tributária, por exemplo. Logo, concluiu-se que o investimento público é fundamental para o crescimento do PIB per capita, assim como proporcionar aos agentes econômicos acesso a meios de transporte e circulação de mercadorias de forma mais eficiente.The role of public investment in road infrastructure, influencing economic growth among states, is a topic that has received attention in recente years. Changes in the transport system produce numerous benefits, since they meet the needs of citizens and companies in diferente fields, and also, according to economic theory, the increase in the level of investment, instigate the gereration of product expansion, employment and income; influencing log-term growth, consecutively. Taking into account the importance of this issue, this study aimed to investigate the impacts of public road investments on the Gross Domestic Product per capita of the states of Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins in the period from 2005 to 2017, condidering that the mode of transport in Brazil of greatest use is the road for both transport passengers and cargo. The methodology is based on exploratory data research and the estimation of panel data model. The results obtained showed that opublic investments made in road transport had a positive influence on GDP per capita. Also significant in explaining public road investment on GDP per capita was the total expenditure incurred by function/subfunction of all states subtracted from the total volume of investment made by the public sector in road infrastructure and investment in the educational system in tange. Based onn the bibliographic review and on the theories of Keynes na Kalecki, which emphasize that investment is an important fator for economic growth, highlighting the role of the State in promoting investments so that it induces the virtuous circle, and with this ensures the resumption of past and future investments, which will compensate for the lack of private demand and investment incentives, by reducing the tax burden. However, it was concluded that public investment is fundamental for positive growth over GDP per capita. Therefore, in order for the individual to enjoy a means of transport, investments must bem ade.55 f.Universidade Federal FluminenseCampos dos Goytacazesdos Santos, Vladimir FariaTostes, Felipe SantosProfeta, Graciela Aparecidados Santos, Vladimir FariaProfeta, Graciela AparecidaTostes , Felipe SantosSilva, Karine Rangel da2023-04-19T13:23:37Z2023-04-19T13:23:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Karine Rangel da. Impacto do investimento público em infraestrutura do setor rodoviário sobre o produto interno bruto do Brasil no período de 2005 a 2017 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas ) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28563Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-19T13:23:41Zoai:app.uff.br:1/28563Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-04-19T13:23:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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