As sexualidades mal ditas no discurso religioso neopentecostal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fatima, Wellton Da Silva De
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7182
Resumo: Esta dissertação se circunscreve ao aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, iniciada na década de 60, na França, por Michel Pêcheux (2014 [1969]) e desenvolvida por ele e outros pesquisadores também no Brasil. Objetivamos compreender os processos discursivos sobre o gênero e a sexualidade no jornal Folha Universal da Igreja Universal do Reino de Deus. Propomos um dispositivo de leitura que permite observar, a partir de recortes de sequências discursivas (ORLANDI, 1984), o trabalho específico da ideologia (PÊCHEUX, 1995 [1975]) e seu funcionamento em se tratando do discurso religioso (ORLANDI, 1987; 2007). Teorizamos acerca de questões como: a entrada da Teologia da Prosperidade e suas implicações no discurso; os efeitos de sentido que se produzem a partir da prática do testemunho (MARIANI, 2016) e, mais especificamente, do testemunho religioso; e as condições de semantização e de subjetivação no que tange à sexualidade (FERRARI, 2006; SOUZA, 1997; ZOPPI-FONTANA, 2013). Formulamos, com isso, uma noção específica, a qual temos chamado mal dito, que se apresenta como um processo discursivo que se instala nos limites entre o dito e o não-dito. Como resultados, percebemos, a partir dos efeitos de verdade que se engendram pela atuação da memória, determinados deslizamentos de sentido que derivam o modo de significar o gênero e a sexualidade no discurso religioso, tal maneira de se significar insurge por meio da ideia de cura, perpassando o milagre e chegando a uma solução
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