A química por trás da CSN em Volta Redonda: uma proposta de ensino de oxirredução em uma perspectiva CTSA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22425 |
Resumo: | A presença de uma siderúrgica de grande porte como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) na cidade de Volta Redonda, cria uma gama de possibilidade de explorar diferentes conteúdos científicos a partir do contexto social e ambiental, por meio de uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), de modo a promover nos alunos uma cidadania ativa, reflexiva, esclarecida e responsável. A tendência atual do Ensino de Química através dessa perspectiva, permite um ensinamento interdisciplinar e contextualizador, possibilitando a discussão de conhecimentos que fazem parte da realidade do aluno para que o mesmo se sinta motivado. Nesse sentido, o presente trabalho envolve a elaboração de uma proposta de ensino abordando os fenômenos relacionados com a oxirredução, selecionando os conteúdos de: número de oxidação (NOx) e agente redutor/oxidante. A produção do aço e suas ligas produzidas pela CSN e as questões ambientais envolvidas nesse processo permitem a mobilização dos conteúdos selecionados. A proposta de sequência didática utilizando a perspectiva CTSA, resulta em uma aula mais dialogada, onde o aluno passa a ser mais protagonista no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo habilidades de solucionar problemas que vão além dos conceitos científicos. |
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A química por trás da CSN em Volta Redonda: uma proposta de ensino de oxirredução em uma perspectiva CTSAProposta de ensinoOxirreduçãoCSNEnsino de químicaCTSAVolta Redonda (RJ)Companhia Siderúrgica Nacional (Brasil)Sequência didáticaTeaching proposalOxirreductionChemistry teachingSTSECSNA presença de uma siderúrgica de grande porte como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) na cidade de Volta Redonda, cria uma gama de possibilidade de explorar diferentes conteúdos científicos a partir do contexto social e ambiental, por meio de uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), de modo a promover nos alunos uma cidadania ativa, reflexiva, esclarecida e responsável. A tendência atual do Ensino de Química através dessa perspectiva, permite um ensinamento interdisciplinar e contextualizador, possibilitando a discussão de conhecimentos que fazem parte da realidade do aluno para que o mesmo se sinta motivado. Nesse sentido, o presente trabalho envolve a elaboração de uma proposta de ensino abordando os fenômenos relacionados com a oxirredução, selecionando os conteúdos de: número de oxidação (NOx) e agente redutor/oxidante. A produção do aço e suas ligas produzidas pela CSN e as questões ambientais envolvidas nesse processo permitem a mobilização dos conteúdos selecionados. A proposta de sequência didática utilizando a perspectiva CTSA, resulta em uma aula mais dialogada, onde o aluno passa a ser mais protagonista no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo habilidades de solucionar problemas que vão além dos conceitos científicos.The presence of a large steel company as NSC (National Steel Company) in Volta Redonda city, creates a range of possibilities to explore different scientific contents as of a social and ambient context, by means of STSE (Science, Technology, Society and Environment), in order to promote in the students an active, knowledgeable and responsible patriotism. The current trend of Teaching Proposal by means of this perspective, allows an interdisciplinary and contextualizer teaching, enabling the discussion of knowledge that is part of student’s reality so that he feels motivated. Based on that, this project involves in the elaboration of a teaching proposal approaching the phenomena related to oxirreduction, selecting the contents of: number of oxidation (NOx) and reducing/oxidizing agent. The production of steel and its alloy produced by NSC and the environmental issues involved in this process, allow the mobilization of the selected contents. The didactic sequence proposal using the STSE perspective, results in a teaching environment with more dialogue, where students become more protagonist in the process of teaching-learning, developing skills to solve problems beyond the scientific concepts.Bertagnolli, Denise de CastroHuguenin, Julliane YonedaPimentel, Raiane Dandara PereiraSilveira, Karina de Souza2021-06-29T12:14:22Z2021-06-29T12:14:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVEIRA, Karina de Souza. A química por trás da CSN em Volta Redonda: uma proposta de ensino de oxirredução em uma perspectiva CTSA. 2020. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22425Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T17:42:16Zoai:app.uff.br:1/22425Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:46.752324Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A presença de uma siderúrgica de grande porte como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) na cidade de Volta Redonda, cria uma gama de possibilidade de explorar diferentes conteúdos científicos a partir do contexto social e ambiental, por meio de uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), de modo a promover nos alunos uma cidadania ativa, reflexiva, esclarecida e responsável. A tendência atual do Ensino de Química através dessa perspectiva, permite um ensinamento interdisciplinar e contextualizador, possibilitando a discussão de conhecimentos que fazem parte da realidade do aluno para que o mesmo se sinta motivado. Nesse sentido, o presente trabalho envolve a elaboração de uma proposta de ensino abordando os fenômenos relacionados com a oxirredução, selecionando os conteúdos de: número de oxidação (NOx) e agente redutor/oxidante. A produção do aço e suas ligas produzidas pela CSN e as questões ambientais envolvidas nesse processo permitem a mobilização dos conteúdos selecionados. A proposta de sequência didática utilizando a perspectiva CTSA, resulta em uma aula mais dialogada, onde o aluno passa a ser mais protagonista no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo habilidades de solucionar problemas que vão além dos conceitos científicos. |
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