Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5659 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo ressaltar as contribuições do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde, através da análise e estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso das alunas da Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares, realizada no IEAR/UFF. Enfatiza-se a importância da formação continuada, não só em relação à profissão docente como também na vida escolar dos estudantes, que a partir do empenho e da atuação diferenciada das professoras, passam a ter acesso a uma educação diferenciada e de qualidade nas escolas. Sendo assim, destacam-se nesta pesquisa os aspectos positivos que professoras alfabetizadoras críticas, na busca por melhoria na qualidade de ensino, podem trazer para a formação dos alunos das classes populares, assim como, a importância que a universidade pública representa não só na formação de professores e alunos, como da sociedade em geral, na formação de cidadãos críticos e reflexivos |
id |
UFF-2_47d2f141e73fae3d37f4b97db51332f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5659 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa VerdeFormação continuadaFeminização do magistérioAlfabetizaçãoClasse popularEducação popularPedagogiaContinuing educationFeminization of teachingLiteracyPopular classPopular educationA presente pesquisa tem como objetivo ressaltar as contribuições do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde, através da análise e estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso das alunas da Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares, realizada no IEAR/UFF. Enfatiza-se a importância da formação continuada, não só em relação à profissão docente como também na vida escolar dos estudantes, que a partir do empenho e da atuação diferenciada das professoras, passam a ter acesso a uma educação diferenciada e de qualidade nas escolas. Sendo assim, destacam-se nesta pesquisa os aspectos positivos que professoras alfabetizadoras críticas, na busca por melhoria na qualidade de ensino, podem trazer para a formação dos alunos das classes populares, assim como, a importância que a universidade pública representa não só na formação de professores e alunos, como da sociedade em geral, na formação de cidadãos críticos e reflexivosThe present research aims to highlight the contributions of the Institute of Education of Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense (IEAR / UFF), in the training of literacy teachers in the Costa Verde region, through the analysis and study of the Conclusion Works of the students of the Post-graduate Lato Sensu in Literacy of Students of the Popular Classes, held at IEAR / UFF. Emphasis is given to the importance of continuing education, not only in relation to the teaching profession but also in the students' school life, which, based on the commitment and the differentiated performance of the teachers, have access to a differentiated and quality education in schools. Thus, the research highlights the positive aspects that critical literacy teachers, in their search for improvement in the quality of teaching, can bring to the education of the students of the popular classes, as well as the importance that the public university represents not only in the formation of teachers and students, and of society in general, in the formation of critical and reflective citizensAngra dos ReisSilva, Rodrigo Torquato daBenácchio, Rosilda NascimentoCosta, Claudio Fernandes daSilva, Ana Paula dos Santos Brum da2018-01-26T17:48:49Z2018-01-26T17:48:49Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5659Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-13T16:41:24Zoai:app.uff.br:1/5659Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:28.244328Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde |
title |
Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde |
spellingShingle |
Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde Silva, Ana Paula dos Santos Brum da Formação continuada Feminização do magistério Alfabetização Classe popular Educação popular Pedagogia Continuing education Feminization of teaching Literacy Popular class Popular education |
title_short |
Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde |
title_full |
Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde |
title_fullStr |
Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde |
title_full_unstemmed |
Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde |
title_sort |
Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde |
author |
Silva, Ana Paula dos Santos Brum da |
author_facet |
Silva, Ana Paula dos Santos Brum da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Torquato da Benácchio, Rosilda Nascimento Costa, Claudio Fernandes da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula dos Santos Brum da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Feminização do magistério Alfabetização Classe popular Educação popular Pedagogia Continuing education Feminization of teaching Literacy Popular class Popular education |
topic |
Formação continuada Feminização do magistério Alfabetização Classe popular Educação popular Pedagogia Continuing education Feminization of teaching Literacy Popular class Popular education |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo ressaltar as contribuições do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde, através da análise e estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso das alunas da Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares, realizada no IEAR/UFF. Enfatiza-se a importância da formação continuada, não só em relação à profissão docente como também na vida escolar dos estudantes, que a partir do empenho e da atuação diferenciada das professoras, passam a ter acesso a uma educação diferenciada e de qualidade nas escolas. Sendo assim, destacam-se nesta pesquisa os aspectos positivos que professoras alfabetizadoras críticas, na busca por melhoria na qualidade de ensino, podem trazer para a formação dos alunos das classes populares, assim como, a importância que a universidade pública representa não só na formação de professores e alunos, como da sociedade em geral, na formação de cidadãos críticos e reflexivos |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-26T17:48:49Z 2018-01-26T17:48:49Z 2018-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5659 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5659 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823560827600896 |