Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula dos Santos Brum da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5659
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo ressaltar as contribuições do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde, através da análise e estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso das alunas da Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares, realizada no IEAR/UFF. Enfatiza-se a importância da formação continuada, não só em relação à profissão docente como também na vida escolar dos estudantes, que a partir do empenho e da atuação diferenciada das professoras, passam a ter acesso a uma educação diferenciada e de qualidade nas escolas. Sendo assim, destacam-se nesta pesquisa os aspectos positivos que professoras alfabetizadoras críticas, na busca por melhoria na qualidade de ensino, podem trazer para a formação dos alunos das classes populares, assim como, a importância que a universidade pública representa não só na formação de professores e alunos, como da sociedade em geral, na formação de cidadãos críticos e reflexivos
id UFF-2_47d2f141e73fae3d37f4b97db51332f0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5659
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa VerdeFormação continuadaFeminização do magistérioAlfabetizaçãoClasse popularEducação popularPedagogiaContinuing educationFeminization of teachingLiteracyPopular classPopular educationA presente pesquisa tem como objetivo ressaltar as contribuições do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde, através da análise e estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso das alunas da Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares, realizada no IEAR/UFF. Enfatiza-se a importância da formação continuada, não só em relação à profissão docente como também na vida escolar dos estudantes, que a partir do empenho e da atuação diferenciada das professoras, passam a ter acesso a uma educação diferenciada e de qualidade nas escolas. Sendo assim, destacam-se nesta pesquisa os aspectos positivos que professoras alfabetizadoras críticas, na busca por melhoria na qualidade de ensino, podem trazer para a formação dos alunos das classes populares, assim como, a importância que a universidade pública representa não só na formação de professores e alunos, como da sociedade em geral, na formação de cidadãos críticos e reflexivosThe present research aims to highlight the contributions of the Institute of Education of Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense (IEAR / UFF), in the training of literacy teachers in the Costa Verde region, through the analysis and study of the Conclusion Works of the students of the Post-graduate Lato Sensu in Literacy of Students of the Popular Classes, held at IEAR / UFF. Emphasis is given to the importance of continuing education, not only in relation to the teaching profession but also in the students' school life, which, based on the commitment and the differentiated performance of the teachers, have access to a differentiated and quality education in schools. Thus, the research highlights the positive aspects that critical literacy teachers, in their search for improvement in the quality of teaching, can bring to the education of the students of the popular classes, as well as the importance that the public university represents not only in the formation of teachers and students, and of society in general, in the formation of critical and reflective citizensAngra dos ReisSilva, Rodrigo Torquato daBenácchio, Rosilda NascimentoCosta, Claudio Fernandes daSilva, Ana Paula dos Santos Brum da2018-01-26T17:48:49Z2018-01-26T17:48:49Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5659Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-13T16:41:24Zoai:app.uff.br:1/5659Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:28.244328Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
title Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
spellingShingle Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
Silva, Ana Paula dos Santos Brum da
Formação continuada
Feminização do magistério
Alfabetização
Classe popular
Educação popular
Pedagogia
Continuing education
Feminization of teaching
Literacy
Popular class
Popular education
title_short Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
title_full Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
title_fullStr Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
title_full_unstemmed Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
title_sort Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
author Silva, Ana Paula dos Santos Brum da
author_facet Silva, Ana Paula dos Santos Brum da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rodrigo Torquato da
Benácchio, Rosilda Nascimento
Costa, Claudio Fernandes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula dos Santos Brum da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Feminização do magistério
Alfabetização
Classe popular
Educação popular
Pedagogia
Continuing education
Feminization of teaching
Literacy
Popular class
Popular education
topic Formação continuada
Feminização do magistério
Alfabetização
Classe popular
Educação popular
Pedagogia
Continuing education
Feminization of teaching
Literacy
Popular class
Popular education
description A presente pesquisa tem como objetivo ressaltar as contribuições do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde, através da análise e estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso das alunas da Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares, realizada no IEAR/UFF. Enfatiza-se a importância da formação continuada, não só em relação à profissão docente como também na vida escolar dos estudantes, que a partir do empenho e da atuação diferenciada das professoras, passam a ter acesso a uma educação diferenciada e de qualidade nas escolas. Sendo assim, destacam-se nesta pesquisa os aspectos positivos que professoras alfabetizadoras críticas, na busca por melhoria na qualidade de ensino, podem trazer para a formação dos alunos das classes populares, assim como, a importância que a universidade pública representa não só na formação de professores e alunos, como da sociedade em geral, na formação de cidadãos críticos e reflexivos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-26T17:48:49Z
2018-01-26T17:48:49Z
2018-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5659
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5659
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823560827600896