A ocupação irregular de encostas como questão sociocientífica para as aulas de física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fernando Oliveira da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4919
Resumo: O presente trabalho trata de uma proposta de sequência de ensino para o estudo de conteúdos relativos ao equilíbrio de corpos rígidos. O problema da ocupação irregular de encostas é abordado como tema controverso e estruturador da sequência. As atividades propostas ao longo do texto se apresentam como uma forma privilegiada de contextualização para os conteúdos físicos propriamente ditos ao mesmo tempo em que possibilitam reflexões acerca das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. O processo de contextualização que as atividades desencadeiam visa, principalmente, dar visibilidade às controvérsias que envolvem o tema, tendo como base as tragédias do Morro do Bumba, Angra dos Reis (ambas no ano de 2010) e da Região Serrana do Rio de Janeiro (no ano de 2011). Por conta das características do tema, o referencial que trata da abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) na Educação em Ciências foi adotado para tornar a sequência de ensino capaz de pre-parar o aluno para se posicionar de forma crítica frente às questões do cotidiano, seguindo as orientações presentes na maior parte dos documentos oficiais que regulamentam a Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, essa proposta lança mão de atividades experimentais simples, guiadas pelos referenciais do Construtivismo e das Atividades Investigativas, com o intuito de promover um aprendizado que parta das concepções do próprio aluno
id UFF-2_47dc763890941efe720523e4e9f44258
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4919
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A ocupação irregular de encostas como questão sociocientífica para as aulas de física do ensino médioQuestões sociocientíficasConstrutivismoAtividades investigativasEquilíbrio de corpos rígidosConstrutivismoAtividades investigativasSocio scientific issuesConstructivismResearch-Like activitiesRigid body equilibriumO presente trabalho trata de uma proposta de sequência de ensino para o estudo de conteúdos relativos ao equilíbrio de corpos rígidos. O problema da ocupação irregular de encostas é abordado como tema controverso e estruturador da sequência. As atividades propostas ao longo do texto se apresentam como uma forma privilegiada de contextualização para os conteúdos físicos propriamente ditos ao mesmo tempo em que possibilitam reflexões acerca das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. O processo de contextualização que as atividades desencadeiam visa, principalmente, dar visibilidade às controvérsias que envolvem o tema, tendo como base as tragédias do Morro do Bumba, Angra dos Reis (ambas no ano de 2010) e da Região Serrana do Rio de Janeiro (no ano de 2011). Por conta das características do tema, o referencial que trata da abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) na Educação em Ciências foi adotado para tornar a sequência de ensino capaz de pre-parar o aluno para se posicionar de forma crítica frente às questões do cotidiano, seguindo as orientações presentes na maior parte dos documentos oficiais que regulamentam a Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, essa proposta lança mão de atividades experimentais simples, guiadas pelos referenciais do Construtivismo e das Atividades Investigativas, com o intuito de promover um aprendizado que parta das concepções do próprio alunoThis paper is a proposal of a learning sequence to teaching the content of rigid body equilibrium. The problem of irregular occupation of hillsides is addressed as a controversial and structuring theme for the sequence. The activities proposed in the text appear as a privi-leged form of contextualization for the actual physical content while enabling reflections about the relationship between science, technology, society and the environment. The contex-tualization process triggered by the activities is designed mainly to give visibility to the con-troversies surrounding the topic, based on the tragedy of Morro do Bumba, Angra dos Reis (both in 2010) and of the Mountain Region of Rio de Janeiro (in 2011). Due the characteris-tics of the theme, the referential that deals with the approach of Socio Scientific Issues (SSI) was adopted to make this learning sequence able to prepare the student to critically take a position when facing everyday issues, as required on the Official Documents of Brazilian Basic Education. On the methological point of view, this proposal use simple experimental activities, guided by the references of Constructivism and Research-like Activities, in order to generate a learning process that starts on the student conceptsBernardo, José Roberto da RochaCosta, Eden VieiraMartins, Renan RebequeVieira, Rodrigo DrumondGomes, Fernando Oliveira da Silva2017-10-20T20:22:04Z2017-10-20T20:22:04Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4919http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-29T14:09:27Zoai:app.uff.br:1/4919Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:28.906674Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A ocupação irregular de encostas como questão sociocientífica para as aulas de física do ensino médio
title A ocupação irregular de encostas como questão sociocientífica para as aulas de física do ensino médio
spellingShingle A ocupação irregular de encostas como questão sociocientífica para as aulas de física do ensino médio
Gomes, Fernando Oliveira da Silva
Questões sociocientíficas
Construtivismo
Atividades investigativas
Equilíbrio de corpos rígidos
Construtivismo
Atividades investigativas
Socio scientific issues
Constructivism
Research-Like activities
Rigid body equilibrium
title_short A ocupação irregular de encostas como questão sociocientífica para as aulas de física do ensino médio
title_full A ocupação irregular de encostas como questão sociocientífica para as aulas de física do ensino médio
title_fullStr A ocupação irregular de encostas como questão sociocientífica para as aulas de física do ensino médio
title_full_unstemmed A ocupação irregular de encostas como questão sociocientífica para as aulas de física do ensino médio
title_sort A ocupação irregular de encostas como questão sociocientífica para as aulas de física do ensino médio
author Gomes, Fernando Oliveira da Silva
author_facet Gomes, Fernando Oliveira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, José Roberto da Rocha
Costa, Eden Vieira
Martins, Renan Rebeque
Vieira, Rodrigo Drumond
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Fernando Oliveira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Questões sociocientíficas
Construtivismo
Atividades investigativas
Equilíbrio de corpos rígidos
Construtivismo
Atividades investigativas
Socio scientific issues
Constructivism
Research-Like activities
Rigid body equilibrium
topic Questões sociocientíficas
Construtivismo
Atividades investigativas
Equilíbrio de corpos rígidos
Construtivismo
Atividades investigativas
Socio scientific issues
Constructivism
Research-Like activities
Rigid body equilibrium
description O presente trabalho trata de uma proposta de sequência de ensino para o estudo de conteúdos relativos ao equilíbrio de corpos rígidos. O problema da ocupação irregular de encostas é abordado como tema controverso e estruturador da sequência. As atividades propostas ao longo do texto se apresentam como uma forma privilegiada de contextualização para os conteúdos físicos propriamente ditos ao mesmo tempo em que possibilitam reflexões acerca das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. O processo de contextualização que as atividades desencadeiam visa, principalmente, dar visibilidade às controvérsias que envolvem o tema, tendo como base as tragédias do Morro do Bumba, Angra dos Reis (ambas no ano de 2010) e da Região Serrana do Rio de Janeiro (no ano de 2011). Por conta das características do tema, o referencial que trata da abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) na Educação em Ciências foi adotado para tornar a sequência de ensino capaz de pre-parar o aluno para se posicionar de forma crítica frente às questões do cotidiano, seguindo as orientações presentes na maior parte dos documentos oficiais que regulamentam a Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, essa proposta lança mão de atividades experimentais simples, guiadas pelos referenciais do Construtivismo e das Atividades Investigativas, com o intuito de promover um aprendizado que parta das concepções do próprio aluno
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-10-20T20:22:04Z
2017-10-20T20:22:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4919
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823643545567232