Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Refrande, Neusa Aparecida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14580
Resumo: A proposta deste estudo originou-se da minha vivência enquanto enfermeira aeroportuária atuando junto à equipe de saúde, o que me permitiu participar do cuidado de enfermagem prestado aos passageiros, tripulantes e funcionários no aeroporto, dentro da aeronave em solo pós-pouso e na pré-decolagem. Objetivo geral: Compreender a percepção da equipe de saúde acerca do cuidado prestado aos passageiros, tripulantes e funcionários no ambiente aeroportuário e aeronave. Objetivos específicos: Identificar a dinâmica do cuidado prestado pela equipe de saúde em situações de atendimento de urgência e emergência no ambiente aeroportuário e aeronave e descrever a percepção da equipe de saúde acerca do cuidado prestado aos passageiros, tripulantes e funcionários no ambiente aeroportuário e aeronave. Metodologia: estudo descritivo com abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados entrevista fenomenológica, à luz do referencial teórico, filosófico de Maurice Merleau-Ponty, junto à equipe de saúde que atua no aeroporto e aeronave. Resultados: O referencial teórico, filosófico, metodológico utilizados favoreceram a captação através das falas e suas percepções originaram as categorias: 1) A experiência e o mundo vivido como alicerce do cuidado no aeroporto e aeronave; 2) O tempo vivido do profissional durante os atendimentos emergenciais no aeroporto e aeronave; 3) O corpo do profissional como mediador do cuidado humanizado no aeroporto e aeronave; 4) Comunicação e intersubjetividade do cuidado no aeroporto e aeronave. Conclusões: Em síntese, os participantes demonstraram uma preocupação em relação ao cuidado prestado pela equipe de saúde no aeroporto e aeronave, como os atendimentos acontecem em um ambiente pré-hospitalar, em um ambiente de passagem, os atendimentos acontecem de forma rápida, direcionada, com intuito de resolução do agravo à saúde naquele momento, podendo culminar em uma remoção para o ambiente hospitalar ou não. Desta maneira, os participantes, através de suas percepções destacam que o cuidado se torna impessoal, onde a relação interpessoal profissional paciente fica prejudicada. Infere-se que o atendimento de forma rápida, com agilidade, habilidade, com cobranças de tempo resposta remete ao tempo vivido do profissional com o paciente, entre o tempo que o profissional tem para agir e interagir e o tempo que o paciente tem para se recuperar, seja para seguir viagem, seja para recuperação ou salvamento da pessoa. Como limitação do estudo apontamos a escassez de artigos em bases nacionais bem como as internacionais referente às equipes de saúde que atuam nos aeroportos nacionais e internacionais. Mediante o exposto, sugere-se a realização de pesquisas em aeroportos com voos internacionais e nacionais que abordem a percepção das equipes que atuam na área aeroportuária, visto que o estudo foi realizado em um aeroporto de voos nacionais. Outro ponto interessante como sugestão, seria a abordagem aos passageiros como participantes, vislumbrando suas percepções acerca do cuidado prestado pelas equipes de saúde nos aeroportos. Espera-se que novos estudos sejam realizados com foco no cuidado prestado pela equipe de saúde que atua na área aeroportuária e aeronave, pois a percepção do profissional, com suas vivências e experiências, nos remete a um cuidado acima de tudo humanizado e ético, visando não somente o cuidado com atos técnicos, mas a manutenção da vida
id UFF-2_47f7d4c4f9577ef9efa39b3c67ff14c2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14580
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronaveAeroportosAssistência à saúdeEquipe de assistência ao pacientePercepçãoAeroportosAssistência à saúdeEquipe de assistência ao pacientePercepçãoAirportsHealth carePatient care teamPerceptionA proposta deste estudo originou-se da minha vivência enquanto enfermeira aeroportuária atuando junto à equipe de saúde, o que me permitiu participar do cuidado de enfermagem prestado aos passageiros, tripulantes e funcionários no aeroporto, dentro da aeronave em solo pós-pouso e na pré-decolagem. Objetivo geral: Compreender a percepção da equipe de saúde acerca do cuidado prestado aos passageiros, tripulantes e funcionários no ambiente aeroportuário e aeronave. Objetivos específicos: Identificar a dinâmica do cuidado prestado pela equipe de saúde em situações de atendimento de urgência e emergência no ambiente aeroportuário e aeronave e descrever a percepção da equipe de saúde acerca do cuidado prestado aos passageiros, tripulantes e funcionários no ambiente aeroportuário e aeronave. Metodologia: estudo descritivo com abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados entrevista fenomenológica, à luz do referencial teórico, filosófico de Maurice Merleau-Ponty, junto à equipe de saúde que atua no aeroporto e aeronave. Resultados: O referencial teórico, filosófico, metodológico utilizados favoreceram a captação através das falas e suas percepções originaram as categorias: 1) A experiência e o mundo vivido como alicerce do cuidado no aeroporto e aeronave; 2) O tempo vivido do profissional durante os atendimentos emergenciais no aeroporto e aeronave; 3) O corpo do profissional como mediador do cuidado humanizado no aeroporto e aeronave; 4) Comunicação e intersubjetividade do cuidado no aeroporto e aeronave. Conclusões: Em síntese, os participantes demonstraram uma preocupação em relação ao cuidado prestado pela equipe de saúde no aeroporto e aeronave, como os atendimentos acontecem em um ambiente pré-hospitalar, em um ambiente de passagem, os atendimentos acontecem de forma rápida, direcionada, com intuito de resolução do agravo à saúde naquele momento, podendo culminar em uma remoção para o ambiente hospitalar ou não. Desta maneira, os participantes, através de suas percepções destacam que o cuidado se torna impessoal, onde a relação interpessoal profissional paciente fica prejudicada. Infere-se que o atendimento de forma rápida, com agilidade, habilidade, com cobranças de tempo resposta remete ao tempo vivido do profissional com o paciente, entre o tempo que o profissional tem para agir e interagir e o tempo que o paciente tem para se recuperar, seja para seguir viagem, seja para recuperação ou salvamento da pessoa. Como limitação do estudo apontamos a escassez de artigos em bases nacionais bem como as internacionais referente às equipes de saúde que atuam nos aeroportos nacionais e internacionais. Mediante o exposto, sugere-se a realização de pesquisas em aeroportos com voos internacionais e nacionais que abordem a percepção das equipes que atuam na área aeroportuária, visto que o estudo foi realizado em um aeroporto de voos nacionais. Outro ponto interessante como sugestão, seria a abordagem aos passageiros como participantes, vislumbrando suas percepções acerca do cuidado prestado pelas equipes de saúde nos aeroportos. Espera-se que novos estudos sejam realizados com foco no cuidado prestado pela equipe de saúde que atua na área aeroportuária e aeronave, pois a percepção do profissional, com suas vivências e experiências, nos remete a um cuidado acima de tudo humanizado e ético, visando não somente o cuidado com atos técnicos, mas a manutenção da vidaThe purpose of this study originated from my experience as an airport nurse working with the health team, which allowed me to participate in the nursing care provided to passengers, crew and employees at the airport, inside the aircraft on post-landing ground and in the pre-takeoff. General objective: Understand the perception of the health team about the care provided to passengers, crew and employees in the airport and aircraft environment. Specific objectives: To identify the dynamics of care provided by the health team in urgent and emergency situations in the airport environment and aircraft and describe the perception of the health team about the care provided to passengers, crew and employees in the airport and aircraft environment. Methodology: a descriptive study with a qualitative approach and as a data collection technique phenomenological interview, in the light of the theoretical, philosophical framework Maurice Merleau-Ponty, with the health team working at the airport and aircraft. Results: The theoretical, philosophical and methodological framework used favored the capture through the speeches and their perceptions originated the categories: 1) The experience and the world lived as the foundation of care in the airport and aircraft; 2) The professional's time spent during emergency calls at the airport and aircraft; 3) The professional's body as a mediator of humanized care at the airport and aircraft; 4) Communication and intersubjectivity of care at the airport and aircraft. Conclusions: In summary, the participants showed a concern in relation to the care provided by the health team at the airport and aircraft, as the appointments take place in a pre-hospital environment, in a passing environment, the appointments happen in a fast, targeted way, in order to resolve the health problem at that time, which may result in removal to the hospital environment or not. In this way, the participants, through their perceptions, highlight that care becomes impersonal, where the interpersonal professional patient relationship is impaired. It is inferred that the service quickly, with agility, skill, with time response charges refers to the time lived by the professional with the patient, between the time the professional has to act and interact and the time the patient has to recover, whether to go on the journey, whether to recover or rescue the person. As a limitation of the study, we point out the scarcity of articles on national bases as well as international referring to health teams working in national and international airports. In light of the above, it is suggested to conduct research at airports with international and national flights that address the perception of the teams that work in the airport area, since the study was carried out at an airport with national flights. Another interesting point as a suggestion would be the approach to passengers as participants, glimpsing their perceptions about the care provided by health teams at airports. It is expected that further studies will be carried out with a focus on the care provided by the health team working in the airport and aircraft area, as the perception of the professional, with his experiences and experiences, leads us to care above all humanized and ethical, aiming not only the care with technical acts, but the maintenance of life.123 f.NiteróiSilva, Rose Mary Costa Rosa AndradeSantos, Rosângela da SilvaPereira, Eliane Ramoshttp://lattes.cnpq.br/8390441786460897http://lattes.cnpq.br/1669330469408012http://lattes.cnpq.br/5088894307129020http://lattes.cnpq.br/3464230746894433http://lattes.cnpq.br/5088894307129020Refrande, Neusa Aparecida2020-08-05T20:17:38Z2020-08-05T20:17:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREFRANDE, Neusa Aparecida. Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14580Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-14T21:51:21Zoai:app.uff.br:1/14580Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:24.459833Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave
title Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave
spellingShingle Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave
Refrande, Neusa Aparecida
Aeroportos
Assistência à saúde
Equipe de assistência ao paciente
Percepção
Aeroportos
Assistência à saúde
Equipe de assistência ao paciente
Percepção
Airports
Health care
Patient care team
Perception
title_short Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave
title_full Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave
title_fullStr Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave
title_full_unstemmed Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave
title_sort Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave
author Refrande, Neusa Aparecida
author_facet Refrande, Neusa Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Santos, Rosângela da Silva
Pereira, Eliane Ramos
http://lattes.cnpq.br/8390441786460897
http://lattes.cnpq.br/1669330469408012
http://lattes.cnpq.br/5088894307129020
http://lattes.cnpq.br/3464230746894433
http://lattes.cnpq.br/5088894307129020
dc.contributor.author.fl_str_mv Refrande, Neusa Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroportos
Assistência à saúde
Equipe de assistência ao paciente
Percepção
Aeroportos
Assistência à saúde
Equipe de assistência ao paciente
Percepção
Airports
Health care
Patient care team
Perception
topic Aeroportos
Assistência à saúde
Equipe de assistência ao paciente
Percepção
Aeroportos
Assistência à saúde
Equipe de assistência ao paciente
Percepção
Airports
Health care
Patient care team
Perception
description A proposta deste estudo originou-se da minha vivência enquanto enfermeira aeroportuária atuando junto à equipe de saúde, o que me permitiu participar do cuidado de enfermagem prestado aos passageiros, tripulantes e funcionários no aeroporto, dentro da aeronave em solo pós-pouso e na pré-decolagem. Objetivo geral: Compreender a percepção da equipe de saúde acerca do cuidado prestado aos passageiros, tripulantes e funcionários no ambiente aeroportuário e aeronave. Objetivos específicos: Identificar a dinâmica do cuidado prestado pela equipe de saúde em situações de atendimento de urgência e emergência no ambiente aeroportuário e aeronave e descrever a percepção da equipe de saúde acerca do cuidado prestado aos passageiros, tripulantes e funcionários no ambiente aeroportuário e aeronave. Metodologia: estudo descritivo com abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados entrevista fenomenológica, à luz do referencial teórico, filosófico de Maurice Merleau-Ponty, junto à equipe de saúde que atua no aeroporto e aeronave. Resultados: O referencial teórico, filosófico, metodológico utilizados favoreceram a captação através das falas e suas percepções originaram as categorias: 1) A experiência e o mundo vivido como alicerce do cuidado no aeroporto e aeronave; 2) O tempo vivido do profissional durante os atendimentos emergenciais no aeroporto e aeronave; 3) O corpo do profissional como mediador do cuidado humanizado no aeroporto e aeronave; 4) Comunicação e intersubjetividade do cuidado no aeroporto e aeronave. Conclusões: Em síntese, os participantes demonstraram uma preocupação em relação ao cuidado prestado pela equipe de saúde no aeroporto e aeronave, como os atendimentos acontecem em um ambiente pré-hospitalar, em um ambiente de passagem, os atendimentos acontecem de forma rápida, direcionada, com intuito de resolução do agravo à saúde naquele momento, podendo culminar em uma remoção para o ambiente hospitalar ou não. Desta maneira, os participantes, através de suas percepções destacam que o cuidado se torna impessoal, onde a relação interpessoal profissional paciente fica prejudicada. Infere-se que o atendimento de forma rápida, com agilidade, habilidade, com cobranças de tempo resposta remete ao tempo vivido do profissional com o paciente, entre o tempo que o profissional tem para agir e interagir e o tempo que o paciente tem para se recuperar, seja para seguir viagem, seja para recuperação ou salvamento da pessoa. Como limitação do estudo apontamos a escassez de artigos em bases nacionais bem como as internacionais referente às equipes de saúde que atuam nos aeroportos nacionais e internacionais. Mediante o exposto, sugere-se a realização de pesquisas em aeroportos com voos internacionais e nacionais que abordem a percepção das equipes que atuam na área aeroportuária, visto que o estudo foi realizado em um aeroporto de voos nacionais. Outro ponto interessante como sugestão, seria a abordagem aos passageiros como participantes, vislumbrando suas percepções acerca do cuidado prestado pelas equipes de saúde nos aeroportos. Espera-se que novos estudos sejam realizados com foco no cuidado prestado pela equipe de saúde que atua na área aeroportuária e aeronave, pois a percepção do profissional, com suas vivências e experiências, nos remete a um cuidado acima de tudo humanizado e ético, visando não somente o cuidado com atos técnicos, mas a manutenção da vida
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05T20:17:38Z
2020-08-05T20:17:38Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REFRANDE, Neusa Aparecida. Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14580
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv REFRANDE, Neusa Aparecida. Percepção da equipe de saúde acerca do cuidado no ambiente aeroportuário e aeronave. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823723499487232