Escola sem partido: concepções de escola, educação, formação humana e sociedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15089 |
Resumo: | Em 2004, surgia na sociedade brasileira um movimento denominado “Escola Sem Partido” (MESP). Criado pelo advogado e procurador de justiça do Estado de São Paulo, Miguel Francisco Urbano Nagib, o MESP despontava como uma reação a um episódio em que um professor de história de sua filha, num colégio privado na cidade de Brasília, havia comparado Che Guevara a São Francisco de Assis. Em pouco menos de uma década, o movimento que em seu início não alcançou grande repercussão tornou-se centro dos debates educacionais, servindo, inclusive, de bandeira de campanhas eleitorais no pleito de 2018. Portanto, dada essa vertiginosa abrangência, o exercício de reflexão presente nesta pesquisa tem por objetivo investigar e analisar esse fenômeno, bem como, suas implicações para a educação e para a sociedade brasileira. Para tanto, almejamos primeiro organizar um panorama histórico a fim de compreender a gênese do movimento e de seu projeto de escola e de sociedade, situando suas determinações históricas. Como o MESP se expressa de distintas formas, optamos por investigar com maior ênfase o Programa Escola Sem Partido que deriva do movimento, na intenção de identificar as concepções de educação, trabalho e formação humana que emergem deste. Não menos importante será a tentativa de entender qual o papel dos professores, na condição de intelectuais, frente aos desafios que poderão emergir com esse projeto. Doravante, a partir da compreensão do fenômeno, pretendemos desdobrar as análises para as questões pontuais que versam sobre seus impactos ao trabalho do professor, sua estreita relação com determinadas frações das igrejas evangélicas e da Igreja Católica, o avanço do uso do termo “ideologia de gênero” preconizado por essas frações religiosas, bem como, a acusação de que os professores promovem a “doutrinação marxista” em sala de aula. Como resultado, a pesquisa espera contribuir para a crítica ao MESP e seu programa ao buscar desvelar suas contradições alcançando a essência do fenômeno nas totalidades das relações econômicas, políticas e sociais |
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Portanto, dada essa vertiginosa abrangência, o exercício de reflexão presente nesta pesquisa tem por objetivo investigar e analisar esse fenômeno, bem como, suas implicações para a educação e para a sociedade brasileira. Para tanto, almejamos primeiro organizar um panorama histórico a fim de compreender a gênese do movimento e de seu projeto de escola e de sociedade, situando suas determinações históricas. Como o MESP se expressa de distintas formas, optamos por investigar com maior ênfase o Programa Escola Sem Partido que deriva do movimento, na intenção de identificar as concepções de educação, trabalho e formação humana que emergem deste. Não menos importante será a tentativa de entender qual o papel dos professores, na condição de intelectuais, frente aos desafios que poderão emergir com esse projeto. Doravante, a partir da compreensão do fenômeno, pretendemos desdobrar as análises para as questões pontuais que versam sobre seus impactos ao trabalho do professor, sua estreita relação com determinadas frações das igrejas evangélicas e da Igreja Católica, o avanço do uso do termo “ideologia de gênero” preconizado por essas frações religiosas, bem como, a acusação de que os professores promovem a “doutrinação marxista” em sala de aula. Como resultado, a pesquisa espera contribuir para a crítica ao MESP e seu programa ao buscar desvelar suas contradições alcançando a essência do fenômeno nas totalidades das relações econômicas, políticas e sociaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn 2004, a movement called "Non-Party School" (MESP) appeared in Brazilian society. Created by the lawyer and prosecutor of the State of São Paulo, Miguel Francisco Urbano Nagib, MESP emerged as a reaction to an episode in which a teacher of his daughter's history, at a private college in the city of Brasilia, had compared Che Guevara to St. Francis of Assisi. In a little less than a decade, the movement that at its inception did not reach great repercussion became the center of educational debates, even serving as a banner of electoral campaigns in the 2018 election. Therefore, given this dizzying scope, the exercise of present reflection this research aims to investigate and analyze this phenomenon, as well as its implications for education and for Brazilian society. For this, we aim first to organize a historical panorama in order to understand the genesis of the movement and its school project and to society, placing its historical determinations. As the MESP expresses itself in different ways, we have chosen to investigate with greater emphasis the "No-Party School Program" that derives from the intention of identifying the conceptions of education, work and human formation that emerge from it. Not least, it will be the attempt to understand the role of teachers, as intellectuals, in the face of the challenges with this project. From the understanding of the phenomenon, we intend to analyze the specific questions that relate to its impact on the work of the teacher, his close relationship with certain fractions of the evangelical churches and the Catholic Church, the advance of the use of the term "ideology of gender" or “gender”, advocated by these religious factions. As well as the accusation that teachers promote "Marxist indoctrination" in the classroom. As a result, the research hopes to contribute to the criticism of MESP and its program in seeking to unveil its contradictions by reaching the essence of the phenomenon in the totalities of economic, political and social relations201 f.Semeraro, GiovanniPenna, Fernando de AraújoSangenis, Luiz Fernando CondeSantos, Ana Elizabeth Lole dosCosta, Helton Messini da2020-10-05T12:54:36Z2020-10-05T12:54:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Helton Messini da. Escola Sem Partido: concepções de escola, educação, formação humana e sociedade. 2019. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15089http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T17:57:03Zoai:app.uff.br:1/15089Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:53.543215Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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