O Estado educador: considerações sobre a Política Nacional de Educação Museal e a formação integra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Nascimento Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25029
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a face educadora do Estado na apropriação e uso da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) como iniciativa de fomento à formação integral. Analisamos a construção teórica acerca do conceito Estado, escolhendo a teoria do Estado ampliado de Antonio Gramsci como lente de análise crítica. O objetivo do trabalho foi de compreender como através dos órgãos públicos, Estado e a sociedade civil buscam educar os sujeitos para o consenso. Abordamos as diferentes concepções e aplicações do conceito de formação integral, buscando compreender seu uso através da análise de duas políticas públicas que se comprometem em promover a formação integral. Uma delas, a PNEM, nos levou a analisar como a categoria de formação integral é usado na questão da educação museal. Na análise da sua implementação a nível institucional, realizada através do Plano Museológico do Museu da Vida da Fiocruz, evidenciamos uma possível contradição, uma vez que a instituição privilegiou uma abordagem mais democrática e institucional, se afastando de concepções da classe dominante para a formação integral.
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