A divulgação da Matemática Moderna na Imprensa Periódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Flávia dos Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6625
Resumo: O Movimento da Matemática Moderna, que surgiu como uma proposta de reforma para o ensino de Matemática, priorizava uma unificação da Matemática, por meio da Teoria dos Conjuntos e do estudo de suas estruturas fundamentais, seguindo a corrente Bourbakista e se apoiando também, por outro lado, na teoria de Piaget e na importância do aspecto psicológico do ensino e da aprendizagem, que até então estava sendo renegado. É difícil precisar o momento exato em que as idéias do Movimento da Matemática Moderna começaram a se espalhar pelo mundo. Apesar de o Movimento ter se desenvolvido de formas diversas nos vários países, o certo é que essas idéias causaram, por mais de uma década, um grande impacto no ensino de Matemática, alcançando todos os continentes. Mas como as idéias da Matemática Moderna se espalharam pelo mundo? Que meios de divulgação dos ideais modernistas foram mais usados? De que forma a comunidade matemática estabelecia contato com os professores na sala de aula? A divulgação da Matemática Moderna deu-se, entre outros meios, pela realização de congressos, cursos, palestras, publicação de livros e materiais didáticos para alunos e pais, bem como pela exposição na imprensa. A despeito de não serem voltados para o público especializado, os jornais possibilitaram que o ideário da Matemática Moderna estivesse ao alcance do cidadão comum e a Matemática tornou-se assunto de primeira página. Além dos jornais, importantes periódicos americanos noticiavam e debatiam amplamente as novas propostas de reforma do ensino. Com manchetes chamativas e títulos provocativos, a Matemática Moderna era defendida por muitos, mas também era criticada por outros tantos. Pela imprensa, pode-se acompanhar de perto os primeiros passos, o auge e o declínio de um projeto ambicioso, com pretensão de reformar o ensino da Matemática e tornar o seu estudo fácil e prazeroso.Com este trabalho, propõe-se identificar o papel da imprensa como veículo significativo na divulgação do Movimento da Matemática Moderna, destacando os jornais como fonte de informação histórica, rica para a compreensão das práticas escolares, para o resgate das idéias do Movimento, além de colocar novas questões acerca da cultura escolar.
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