As formas de controle de vigiar e punir na escola 15 de Novembro com base na sua arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Anderson Caetano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13394
Resumo: As relações de controle de vigilância e de punição encontradas no espaço escolar, com base na arquitetura do lugar e das relações interpessoais entre os agentes do lugar é o objeto central de análise desta monografia. Busco, no entanto o entendimento de que na escola ainda se faz presente muita das formas de controle de vigilância e de punição apontadas pelos autores trabalhados nesta monografia, e que a arquitetura do lugar tem uma forte influência para estas formas de controle e de vigilância dos agentes do lugar. Através de diferentes interpretações construí uma proposição de análise que observa que a escola se parece em muitos aspectos com outras instituições da sociedade, e possui um caráter de controle e vigilância muito parecidos como, por exemplo, a prisão carcerária, o hospital, a fábrica, entre outros lugares. O caminho percorrido para este entendimento passou necessariamente, pela compreensão de que os discursos envolvidos em torno da vigilância e do controle e até mesmo da punição aos indivíduos destes lugares é que este discurso não se aplica apenas a um lugar específico, mas o modelo serve para todos os espaços incluindo a escola, um exemplo disto é a concepção do panóptico de Bentham
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