Proposta de ações sustentáveis para o Colégio Pedro II com base no modelo da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cristina Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3953
Resumo: A introdução da Gestão Ambiental na área privada ou pública é de extrema necessidade e urgência, tendo em vista que as ações humanas contra o meio ambiente estão provocando a escassez dos recursos naturais com seu uso descontrolado e irresponsável. Neste cenário, a administração pública com seu grande poder de compras e contratações, tem o importante papel de ser a multiplicadora de boas práticas, introduzindo na sua gestão ações sustentáveis e conscientes. Visando atender a um novo modelo de desenvolvimento sustentável, o Ministério do Meio Ambiente criou a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que é um estímulo aos gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais. A A3P é estruturada em seis eixos temáticos que tem como base os 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é propor a introdução de práticas sustentáveis às atividades do Colégio Pedro II – Campus Realengo II, baseadas no modelo da A3P. Atualmente, apesar de ser uma instituição de ensino pública federal, não possui nenhum programa voltado a Educação Ambiental introduzido em suas atividades. Para o resultado da pesquisa, foi apresentada a prioridade de implantação das ações sustentáveis na instituição. Para obter tais resultados foi aplicado um questionário para 34 servidores da instituição, com vias a conhecer o nível de importância das ações sustentáveis para sua implantação. Em seguida, para priorização, foram usadas as ferramentas de qualidade Matriz GUT e Diagrama de Pareto, finalizando com a proposta de um plano de ação baseado no 5W1H. Os resultados apontam que 75% das ações prioritárias não necessitam de recursos públicos para serem implantadas, neste sentido propôs-se introduzí-las por meio de capacitação, visando à sensibilização dos servidores.
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