In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcio Felipe Almeida da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/256
Resumo: Nossa pesquisa analisa os conceitos de fronteira a serem empregados para o estudo do reino de Castela no século XIII. O recorte temporal que adotamos se concentra no período compreendido entre a vitória cristã em Las Navas de Tolosa e os anos finais do Reinado de Afonso X. Acreditamos que esta ofensiva marcou o início da projeção castelhana sobre Andaluzia, além de acentuar o processo de avanço das fronteiras de Castela em direção ao sul Mais do que isso, um estudo da sociedade de fronteira e sua forma de vida tem sua credibilidade como fator histórico precisamente por seu caráter de separação, não só de duas sociedades, mas de duas identidades distintas. Mesmo investigando com certo ardor o período do governo de Fernando III, nossa pesquisa mantém o foco nos anos em que Afonso X esteve à frente da coroa castelhana.
id UFF-2_4a47279825c299b080b0513b93005d28
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/256
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIIIFronteira; aspecto históricoHistória de Castela (Espanha)Idade MédiaPoderReconquistaCastileFrontierMiddle agesSovereigntyReconquestNossa pesquisa analisa os conceitos de fronteira a serem empregados para o estudo do reino de Castela no século XIII. O recorte temporal que adotamos se concentra no período compreendido entre a vitória cristã em Las Navas de Tolosa e os anos finais do Reinado de Afonso X. Acreditamos que esta ofensiva marcou o início da projeção castelhana sobre Andaluzia, além de acentuar o processo de avanço das fronteiras de Castela em direção ao sul Mais do que isso, um estudo da sociedade de fronteira e sua forma de vida tem sua credibilidade como fator histórico precisamente por seu caráter de separação, não só de duas sociedades, mas de duas identidades distintas. Mesmo investigando com certo ardor o período do governo de Fernando III, nossa pesquisa mantém o foco nos anos em que Afonso X esteve à frente da coroa castelhana.This dissertation examines the concepts of border to be used for the study of the Kingdom of Castile in thirteenth century. The time frame was adopt focuses on the period between the Christian victory in the battle of Las Navas de Tolosa and late reign of Alfonso X. We believe that victory marked the beginning of Castilian drive on Andalucia, and accentuates the process of advancing the frontiers of Castile towards south. Moreover, a study of frontier society and their way of life has its credibility as a historical factor precisely for its character of splitting not only two societies, but two distinct identities. Even investigating quite heartily the rule of Fernando III, our research keeps the focus on the years in which Alfonso X held the Castilian crown.Vereza, Renata RodriguesSilva, Marcio Felipe Almeida da2014-02-21T20:36:23Z2014-02-21T20:36:23Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Marcio Felipe Almeida da. In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/256Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-10T15:17:19Zoai:app.uff.br:1/256Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:05.327263Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII
title In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII
spellingShingle In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII
Silva, Marcio Felipe Almeida da
Fronteira; aspecto histórico
História de Castela (Espanha)
Idade Média
Poder
Reconquista
Castile
Frontier
Middle ages
Sovereignty
Reconquest
title_short In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII
title_full In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII
title_fullStr In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII
title_full_unstemmed In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII
title_sort In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII
author Silva, Marcio Felipe Almeida da
author_facet Silva, Marcio Felipe Almeida da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vereza, Renata Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcio Felipe Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Fronteira; aspecto histórico
História de Castela (Espanha)
Idade Média
Poder
Reconquista
Castile
Frontier
Middle ages
Sovereignty
Reconquest
topic Fronteira; aspecto histórico
História de Castela (Espanha)
Idade Média
Poder
Reconquista
Castile
Frontier
Middle ages
Sovereignty
Reconquest
description Nossa pesquisa analisa os conceitos de fronteira a serem empregados para o estudo do reino de Castela no século XIII. O recorte temporal que adotamos se concentra no período compreendido entre a vitória cristã em Las Navas de Tolosa e os anos finais do Reinado de Afonso X. Acreditamos que esta ofensiva marcou o início da projeção castelhana sobre Andaluzia, além de acentuar o processo de avanço das fronteiras de Castela em direção ao sul Mais do que isso, um estudo da sociedade de fronteira e sua forma de vida tem sua credibilidade como fator histórico precisamente por seu caráter de separação, não só de duas sociedades, mas de duas identidades distintas. Mesmo investigando com certo ardor o período do governo de Fernando III, nossa pesquisa mantém o foco nos anos em que Afonso X esteve à frente da coroa castelhana.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-02-21T20:36:23Z
2014-02-21T20:36:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Marcio Felipe Almeida da. In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/256
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv SILVA, Marcio Felipe Almeida da. In fronteria maurorum: espaço e fronteira em Castela no século XIII. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823636465582080