Significado atribuído à pesquisa científica por acadêmicos na relação com a construção identitária para o cuidado de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Yasmin Saba de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31116
Resumo: A graduação é um momento crucial para a construção da identidade profissional dos alunos. Em um mundo de trabalho que exige dos profissionais múltiplas competências, a introdução precoce na pesquisa se torna uma importante estratégia para a formação de enfermeiros. No entanto, percebe-se certo distanciamento dos alunos quanto à iniciação à pesquisa durante sua formação, afetando o desenvolvimento da sua identidade profissional. Mediante o exposto, esta pesquisa tem por objetivo geral compreender o significado atribuído à pesquisa científica em Enfermagem no processo de formação identitária do enfermeiro, na relação com o cuidado. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, estruturado metodologicamente na vertente Straussiana da Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram deste estudo 19 alunos, do segundo ao nono período, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas on-line semiestruturadas realizadas pelo Google Meet, durante os períodos letivos 2021.2 e 2022.2. Em paralelo à coleta dos dados, foram considerados os procedimentos de codificação aberta, axial e integração, construção de memorandos e diagramas e elaboração do modelo teórico, tendo como ferramenta de auxílio o Software ATLAS.ti, versão 22. Nomearam-se os três componentes do paradigma de pesquisa: condições – identificando desigualdades estruturais na formação em pesquisa; ações/interações – ressignificando a pesquisa no currículo formativo; consequências – refletindo atitudes mistas perante a pesquisa científica. As categorias e subcategorias foram interligadas e representadas pelo modelo teórico, cuja categoria central foi: “Sentindo-se dividido quanto à formação em pesquisa, em um cenário de desigualdades estruturais”. A partir do modelo teórico construído, constatou-se que o ambiente de inserção do aluno na pesquisa se encontra cercado por desigualdades estruturais, que evidenciam as faltas de oportunidade, as fragilidades curriculares e as disparidades socioeconômicas. Visando contornar a situação, os alunos buscaram recomendar estratégias, amparadas na análise crítica do currículo vigente, para melhorar o ensino da pesquisa. Apesar disso, é possível observar entre os graduandos de enfermagem a presença de atitudes mistas em relação à pesquisa científica. Essa ambiguidade denota a fragmentação da identidade profissional dos estudantes e extirpa a hipótese de que a inserção em projetos de pesquisa contribui para a melhor consolidação da identidade profissional. Diante de todo processo de análise, a multidimensionalidade e a coletividade que permeiam a formação da identidade profissional dão luz à Teoria da Construção Coletiva da Identidade do Pesquisador, visando, assim, contribuir para o desenvolvimento de estratégias que busquem ressignificar a pesquisa no currículo formativo de enfermagem, combater a fragmentação da identidade entre os estudantes e criar um ambiente mais colaborativo e engajado em relação à pesquisa científica.
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Mediante o exposto, esta pesquisa tem por objetivo geral compreender o significado atribuído à pesquisa científica em Enfermagem no processo de formação identitária do enfermeiro, na relação com o cuidado. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, estruturado metodologicamente na vertente Straussiana da Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram deste estudo 19 alunos, do segundo ao nono período, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas on-line semiestruturadas realizadas pelo Google Meet, durante os períodos letivos 2021.2 e 2022.2. Em paralelo à coleta dos dados, foram considerados os procedimentos de codificação aberta, axial e integração, construção de memorandos e diagramas e elaboração do modelo teórico, tendo como ferramenta de auxílio o Software ATLAS.ti, versão 22. Nomearam-se os três componentes do paradigma de pesquisa: condições – identificando desigualdades estruturais na formação em pesquisa; ações/interações – ressignificando a pesquisa no currículo formativo; consequências – refletindo atitudes mistas perante a pesquisa científica. As categorias e subcategorias foram interligadas e representadas pelo modelo teórico, cuja categoria central foi: “Sentindo-se dividido quanto à formação em pesquisa, em um cenário de desigualdades estruturais”. A partir do modelo teórico construído, constatou-se que o ambiente de inserção do aluno na pesquisa se encontra cercado por desigualdades estruturais, que evidenciam as faltas de oportunidade, as fragilidades curriculares e as disparidades socioeconômicas. Visando contornar a situação, os alunos buscaram recomendar estratégias, amparadas na análise crítica do currículo vigente, para melhorar o ensino da pesquisa. Apesar disso, é possível observar entre os graduandos de enfermagem a presença de atitudes mistas em relação à pesquisa científica. Essa ambiguidade denota a fragmentação da identidade profissional dos estudantes e extirpa a hipótese de que a inserção em projetos de pesquisa contribui para a melhor consolidação da identidade profissional. Diante de todo processo de análise, a multidimensionalidade e a coletividade que permeiam a formação da identidade profissional dão luz à Teoria da Construção Coletiva da Identidade do Pesquisador, visando, assim, contribuir para o desenvolvimento de estratégias que busquem ressignificar a pesquisa no currículo formativo de enfermagem, combater a fragmentação da identidade entre os estudantes e criar um ambiente mais colaborativo e engajado em relação à pesquisa científica.Graduation is a crucial moment for the construction of students' professional identities. In a world of work that demands multiple skills from professionals, early introduction to research becomes an essential strategy for training nurses. However, a certain detachment of the students regarding the initiation to research during their training is perceived, affecting their professional identity development. Given the above, this research aims to understand the meaning attributed to scientific research in Nursing in the process of nursing identity formation in relation to care. It is a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, of the field research type, methodologically structured in the Straussian strand of Grounded Theory. Nineteen students, from the second to the ninth period, from the Aurora de Afonso Costa School of Nursing participated in this study. Data were collected through semi-structured online Google Meet interviews during the 2021.2 and 2022.2 school terms. In parallel to data collection, open coding, axial and integration procedures were considered, constructing memos and diagrams and elaborating the theoretical model using the ATLAS.ti Software, version 22, as an aid tool. The three components were named of the research paradigm: conditions – identifying structural inequalities in research training; actions/interactions – re-signifying research in the formative curriculum; consequences – reflecting mixed attitudes towards scientific research. The categories and subcategories were interconnected and represented by the theoretical model, whose main category was: “Feeling divided about research training in a scenario of structural inequalities”. Based on the constructed theoretical model, it was found that the student's insertion environment in the research is surrounded by structural inequalities, which show the lack of opportunities, curricular fragilities and socioeconomic disparities. In order to get around the situation, the students sought to recommend strategies, supported by a critical analysis of the current curriculum, to improve the teaching of research. Despite this, it is possible to observe mixed attitudes toward scientific research among nursing students. This ambiguity denotes the students' professional identity fragmentation and eliminates the hypothesis that their insertion in research projects contributes to a better consolidation of their professional identity. In view of the entire analysis process, the multidimensionality and collectivity that permeate the formation of professional identity give rise to the Theory of Collective Construction of the Researcher's Identity, thus aiming to contribute to the development of strategies that seek to re-signify research in the training curriculum of nursing, combat the fragmentation of identity among students and create a more collaborative and engaged environment concerning scientific research.191 f.Valente, Geilsa Soraia Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/4604496036790028Brito, Irma da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4260250781663255Cortez, Elaine Antuneshttp://lattes.cnpq.br/1511399937909608http://lattes.cnpq.br/3840196190517259Almeida, Yasmin Saba de2023-11-14T19:32:00Z2023-11-14T19:32:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Yasmin Saba de. Significado atribuído à pesquisa científica por acadêmicos na relação com a construção identitária para o cuidado de enfermagem. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31116CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-14T19:32:05Zoai:app.uff.br:1/31116Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-11-14T19:32:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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