Capoeira entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas: as memórias do mestre Polaco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23784 |
Resumo: | A dissertação, apresenta a investigação realizada a respeito da história de vida do Mestre de Capoeira, Polaco, José Roberto Rocha, discípulo do Mestre Paraná, Osvaldo Lisboa Dos Santos (in memória). O trabalho transita pelas narrativas do Mestre de onde emergem memórias, com as quais se estabelecem diálogos para pensar possibilidades e alternativas às predominâncias seculares epistêmicas e existenciais, derivadas da invasão colonial europeia nas américas. Entende-se a colonização como um projeto de morte e de esquecimentos que há mais de 500 anos, repercute de maneira latente na estruturação da sociedade e nas formas de entender a Educação, o conhecimento e a vida, valendo-se da racialização dos corpos e do racismo como operadores chaves para exercer a dominação. Na convicção de que para os ataques do colonialismo há contra-ataques, que pelas brechas reinventam o viver, procura-se dialogar com alternativas que emergem a partir da Capoeira e das memórias do Mestre para perceber possibilidades de contestação ao projeto colonial. Pela opção e inspiração numa abordagem narrativa (auto)biográfica, o trabalho percorre não apenas a história de vida do Mestre Polaco, mas também do autor, num processo que se considera de formação e transformação constante, inacabado e em prol da busca de narrativas “miúdas” como possibilidades de pensar alternativas à hegemonia da pesquisa acadêmica, pautada pelos cânones eurocêntricos. Assim constrói-se um referencial teórico/metodológico que problematiza as continuidades do colonialismo, em diálogo com a temática do corpo, da raça/racismo, da educação, atravessadas pela Capoeira e tendo como protagonista da investigação o sujeito/ser. Com os pressupostos de, inacabamento, respeito e responsabilidade, a pesquisa expressa um diálogo entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas, tendo a Capoeira como guia e orientadora dessa conversa. Palavras-chaves: Capoeira; Narrativas (auto)biográficas; Mestre PolacoA dissertação, apresenta a investigação realizada a respeito da história de vida do Mestre de Capoeira, Polaco, José Roberto Rocha, discípulo do Mestre Paraná, Osvaldo Lisboa Dos Santos (in memória). O trabalho transita pelas narrativas do Mestre de onde emergem memórias, com as quais se estabelecem diálogos para pensar possibilidades e alternativas às predominâncias seculares epistêmicas e existenciais, derivadas da invasão colonial europeia nas américas. Entende-se a colonização como um projeto de morte e de esquecimentos que há mais de 500 anos, repercute de maneira latente na estruturação da sociedade e nas formas de entender a Educação, o conhecimento e a vida, valendo-se da racialização dos corpos e do racismo como operadores chaves para exercer a dominação. Na convicção de que para os ataques do colonialismo há contra-ataques, que pelas brechas reinventam o viver, procura-se dialogar com alternativas que emergem a partir da Capoeira e das memórias do Mestre para perceber possibilidades de contestação ao projeto colonial. Pela opção e inspiração numa abordagem narrativa (auto)biográfica, o trabalho percorre não apenas a história de vida do Mestre Polaco, mas também do autor, num processo que se considera de formação e transformação constante, inacabado e em prol da busca de narrativas “miúdas” como possibilidades de pensar alternativas à hegemonia da pesquisa acadêmica, pautada pelos cânones eurocêntricos. Assim constrói-se um referencial teórico/metodológico que problematiza as continuidades do colonialismo, em diálogo com a temática do corpo, da raça/racismo, da educação, atravessadas pela Capoeira e tendo como protagonista da investigação o sujeito/ser. Com os pressupostos de, inacabamento, respeito e responsabilidade, a pesquisa expressa um diálogo entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas, tendo a Capoeira como guia e orientadora dessa conversa. |
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Capoeira entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas: as memórias do mestre PolacoCapoeiraNarrativas (auto)biográficasMestre PolacoCapoeiraNarrativa pessoalCapoeiraNarrativas (auto)biográficasMestre PolacoA dissertação, apresenta a investigação realizada a respeito da história de vida do Mestre de Capoeira, Polaco, José Roberto Rocha, discípulo do Mestre Paraná, Osvaldo Lisboa Dos Santos (in memória). O trabalho transita pelas narrativas do Mestre de onde emergem memórias, com as quais se estabelecem diálogos para pensar possibilidades e alternativas às predominâncias seculares epistêmicas e existenciais, derivadas da invasão colonial europeia nas américas. Entende-se a colonização como um projeto de morte e de esquecimentos que há mais de 500 anos, repercute de maneira latente na estruturação da sociedade e nas formas de entender a Educação, o conhecimento e a vida, valendo-se da racialização dos corpos e do racismo como operadores chaves para exercer a dominação. Na convicção de que para os ataques do colonialismo há contra-ataques, que pelas brechas reinventam o viver, procura-se dialogar com alternativas que emergem a partir da Capoeira e das memórias do Mestre para perceber possibilidades de contestação ao projeto colonial. Pela opção e inspiração numa abordagem narrativa (auto)biográfica, o trabalho percorre não apenas a história de vida do Mestre Polaco, mas também do autor, num processo que se considera de formação e transformação constante, inacabado e em prol da busca de narrativas “miúdas” como possibilidades de pensar alternativas à hegemonia da pesquisa acadêmica, pautada pelos cânones eurocêntricos. Assim constrói-se um referencial teórico/metodológico que problematiza as continuidades do colonialismo, em diálogo com a temática do corpo, da raça/racismo, da educação, atravessadas pela Capoeira e tendo como protagonista da investigação o sujeito/ser. Com os pressupostos de, inacabamento, respeito e responsabilidade, a pesquisa expressa um diálogo entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas, tendo a Capoeira como guia e orientadora dessa conversa. Palavras-chaves: Capoeira; Narrativas (auto)biográficas; Mestre PolacoA dissertação, apresenta a investigação realizada a respeito da história de vida do Mestre de Capoeira, Polaco, José Roberto Rocha, discípulo do Mestre Paraná, Osvaldo Lisboa Dos Santos (in memória). O trabalho transita pelas narrativas do Mestre de onde emergem memórias, com as quais se estabelecem diálogos para pensar possibilidades e alternativas às predominâncias seculares epistêmicas e existenciais, derivadas da invasão colonial europeia nas américas. Entende-se a colonização como um projeto de morte e de esquecimentos que há mais de 500 anos, repercute de maneira latente na estruturação da sociedade e nas formas de entender a Educação, o conhecimento e a vida, valendo-se da racialização dos corpos e do racismo como operadores chaves para exercer a dominação. Na convicção de que para os ataques do colonialismo há contra-ataques, que pelas brechas reinventam o viver, procura-se dialogar com alternativas que emergem a partir da Capoeira e das memórias do Mestre para perceber possibilidades de contestação ao projeto colonial. Pela opção e inspiração numa abordagem narrativa (auto)biográfica, o trabalho percorre não apenas a história de vida do Mestre Polaco, mas também do autor, num processo que se considera de formação e transformação constante, inacabado e em prol da busca de narrativas “miúdas” como possibilidades de pensar alternativas à hegemonia da pesquisa acadêmica, pautada pelos cânones eurocêntricos. Assim constrói-se um referencial teórico/metodológico que problematiza as continuidades do colonialismo, em diálogo com a temática do corpo, da raça/racismo, da educação, atravessadas pela Capoeira e tendo como protagonista da investigação o sujeito/ser. Com os pressupostos de, inacabamento, respeito e responsabilidade, a pesquisa expressa um diálogo entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas, tendo a Capoeira como guia e orientadora dessa conversa.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLa disertación, presenta la investigación realizada a respecto de la história de vida del Mestre de Capoeira, Polaco, José Roberto Rocha, dicípulo del Mestre Paraná, Osvaldo Lisboa Dos Santos (in memória). El trabajo transita por las narrativas del Mestre de donde emergen memorias, con las cuales se establecen diálogos para pensar posibilidades y alternativas a las predominancias seculares epistémicas y existenciales, derivadas de la invasión colonial europea en las américas. Se entiende a la colonización como un proyecto de muerte y de olvido que hace más de 500 años, repercute de manera latente en la estructuración de la sociedad y en las formas de entender la Educación, el conocimiento y la vida. Con la convicción de que para cada ataque del colonialismo hay un contraataque, se pretende dialogar con alternativas que emergen a partir de la Capoeira y de las memorias del Mestre para percibir posibilidades de contestación al proyecto colonial. Por la opción e inspiración de una abordaje narrativa (auto)biográfica, el trabajo recorre no solo la historia de vida del Mestre Polaco, sino también a la del autor, en un proceso que se considera de formación y transformación constante. Un proceso inacabado y en pro de la búsqueda de narrativas “menudas” como posibilidades de pensar alternativas a la hegemonía de la investigación académica, pautada por los cánones eurocéntricos. Así se construye un referencial teórico/metodológico que problematiza las continuidades del colonialismo, en diálogo con la temática del cuerpo, de la raza/racismo, de la educación, atravesadas por la Capoeira y teniendo como protagonista de la investigación el sujeto/ser. Con los presupuestos de inacabamiento, respeto y responsabilidad, la investigación expresa un diálogo entre narrativas, grandes, menudas, biográficas y (auto)biográficas, teniendo a la Capoeira como guía y orientadora de esta conversación.167f.NiteróiTerra, Dinah VasconcellosAlves, Claudia FoganholiRodrigues Júnior, Luiz RufinoGrando, BeleniJuliá, Cristóbal2021-12-06T17:37:59Z2021-12-06T17:37:59Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJULIÁ, Cristóbal. Capoeira entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas: as memórias do mestre Polaco. 2021. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23784Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-06T17:38:00Zoai:app.uff.br:1/23784Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:37.761268Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A dissertação, apresenta a investigação realizada a respeito da história de vida do Mestre de Capoeira, Polaco, José Roberto Rocha, discípulo do Mestre Paraná, Osvaldo Lisboa Dos Santos (in memória). O trabalho transita pelas narrativas do Mestre de onde emergem memórias, com as quais se estabelecem diálogos para pensar possibilidades e alternativas às predominâncias seculares epistêmicas e existenciais, derivadas da invasão colonial europeia nas américas. Entende-se a colonização como um projeto de morte e de esquecimentos que há mais de 500 anos, repercute de maneira latente na estruturação da sociedade e nas formas de entender a Educação, o conhecimento e a vida, valendo-se da racialização dos corpos e do racismo como operadores chaves para exercer a dominação. Na convicção de que para os ataques do colonialismo há contra-ataques, que pelas brechas reinventam o viver, procura-se dialogar com alternativas que emergem a partir da Capoeira e das memórias do Mestre para perceber possibilidades de contestação ao projeto colonial. Pela opção e inspiração numa abordagem narrativa (auto)biográfica, o trabalho percorre não apenas a história de vida do Mestre Polaco, mas também do autor, num processo que se considera de formação e transformação constante, inacabado e em prol da busca de narrativas “miúdas” como possibilidades de pensar alternativas à hegemonia da pesquisa acadêmica, pautada pelos cânones eurocêntricos. Assim constrói-se um referencial teórico/metodológico que problematiza as continuidades do colonialismo, em diálogo com a temática do corpo, da raça/racismo, da educação, atravessadas pela Capoeira e tendo como protagonista da investigação o sujeito/ser. Com os pressupostos de, inacabamento, respeito e responsabilidade, a pesquisa expressa um diálogo entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas, tendo a Capoeira como guia e orientadora dessa conversa. Palavras-chaves: Capoeira; Narrativas (auto)biográficas; Mestre PolacoA dissertação, apresenta a investigação realizada a respeito da história de vida do Mestre de Capoeira, Polaco, José Roberto Rocha, discípulo do Mestre Paraná, Osvaldo Lisboa Dos Santos (in memória). O trabalho transita pelas narrativas do Mestre de onde emergem memórias, com as quais se estabelecem diálogos para pensar possibilidades e alternativas às predominâncias seculares epistêmicas e existenciais, derivadas da invasão colonial europeia nas américas. Entende-se a colonização como um projeto de morte e de esquecimentos que há mais de 500 anos, repercute de maneira latente na estruturação da sociedade e nas formas de entender a Educação, o conhecimento e a vida, valendo-se da racialização dos corpos e do racismo como operadores chaves para exercer a dominação. Na convicção de que para os ataques do colonialismo há contra-ataques, que pelas brechas reinventam o viver, procura-se dialogar com alternativas que emergem a partir da Capoeira e das memórias do Mestre para perceber possibilidades de contestação ao projeto colonial. Pela opção e inspiração numa abordagem narrativa (auto)biográfica, o trabalho percorre não apenas a história de vida do Mestre Polaco, mas também do autor, num processo que se considera de formação e transformação constante, inacabado e em prol da busca de narrativas “miúdas” como possibilidades de pensar alternativas à hegemonia da pesquisa acadêmica, pautada pelos cânones eurocêntricos. Assim constrói-se um referencial teórico/metodológico que problematiza as continuidades do colonialismo, em diálogo com a temática do corpo, da raça/racismo, da educação, atravessadas pela Capoeira e tendo como protagonista da investigação o sujeito/ser. Com os pressupostos de, inacabamento, respeito e responsabilidade, a pesquisa expressa um diálogo entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas, tendo a Capoeira como guia e orientadora dessa conversa. |
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