Medidas anticorrupção e o pró-ética: estudo comparativo dos cursos de Administração da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Viviane da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29854
Resumo: As questões relacionadas à Ética e Compliance vêm crescendo de importância na gestão das organizações, notadamente após os grandes escândalos de corrupção que assolaram o país. A pesquisa se justifica pela importância dada ao assunto para os futuros profissionais. Este estudo teve por objetivo principal a análise da percepção dos alunos quanto ao ensino de Ética e Compliance nos cursos de Administração nos campi de Niterói e Volta Redonda na Universidade Federal Fluminense. Com esse fim, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais referentes ao tema. Foram aplicados 59 questionários a alunos de Graduação em Administração, distribuídos por meio eletrônico a fim de avaliar seu conhecimento sobre ética e compliance, identificar as principais Práticas Gerenciais-Chave percebidas e comparar as respostas dos alunos de Volta Redonda e de Niterói. Como resultado, na percepção dos respondentes, verificou-se que as graduações reforçam as práticas voltadas para o compromisso da alta administração quanto à ética, os canais de denúncia e remediação, bem como políticas e procedimentos, coincidentemente as dimensões mais pontuadas na avaliação Pró-ética. Adicionalmente, notou-se que os resultados dos alunos de Volta Redonda são superiores aos de Niterói nestas mesmas áreas, demonstrando maior absorção do assunto. Além disso, identificou-se que as empresas estão complementando o ensino do compliance e da integridade na vivência do trabalho. Em suma, constatou-se que existem diferenças significativas entre os dois cursos avaliados e que os resultados dos alunos da UFF de Volta Redonda mostram que os ensinamentos sobre o assunto são mais adequadamente ensinados.
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