Semiótica e quadrinhos: modulações do sentido nas HQs canônicas e abstratas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alt, João Carlos de Morais
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10338
Resumo: Em meados do Século XIX as histórias em quadrinhos despontaram na cultura ocidental como uma forma de linguagem fundada no sincretismo verbo/imagem, que propiciou uma nova experiência de leitura. Recentemente, surgiram as chamadas histórias em quadrinhos abstratas que trouxeram consigo novas possibilidades de interação com as HQs, promoveram rearranjos no equilíbrio entre os planos da função semiótica e configuraram um novo campo para os estudos da significação. Esta tese, que opera na interface dos estudos de comunicação e semiótica, investiga os mecanismos de produção de sentido nas HQs tradicionais e abstratas, compara procedimentos enunciativos das duas correntes, e analisa, com enfoque na narratividade do conteúdo e na narratividade da expressão, a dinâmica da relação entre os dois planos da linguagem, à medida que o olhar analítico se desloca do domínio dos quadrinhos canônicos para o dos quadrinhos abstratos. Para isso, dá prioridade aos conceitos e ferramentas de análise das vertentes plástica e tensiva da semiótica, mas recorre também a fundamentos da psicologia da percepção e da história da arte, e a exemplos ilustrativos e noções pertinentes aos campos da pintura, da literatura e das artes gráficas
id UFF-2_4ca2020f33a1259a9cd3ae3b6b80aa48
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10338
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Semiótica e quadrinhos: modulações do sentido nas HQs canônicas e abstratasSemióticaSincretismoNarratividadeHistória em quadrinhosQuadrinhos abstratosSemióticaNarrativaHistória em quadrinhosSemioticsSyncretismNarrativityComicsAbstract comicsEm meados do Século XIX as histórias em quadrinhos despontaram na cultura ocidental como uma forma de linguagem fundada no sincretismo verbo/imagem, que propiciou uma nova experiência de leitura. Recentemente, surgiram as chamadas histórias em quadrinhos abstratas que trouxeram consigo novas possibilidades de interação com as HQs, promoveram rearranjos no equilíbrio entre os planos da função semiótica e configuraram um novo campo para os estudos da significação. Esta tese, que opera na interface dos estudos de comunicação e semiótica, investiga os mecanismos de produção de sentido nas HQs tradicionais e abstratas, compara procedimentos enunciativos das duas correntes, e analisa, com enfoque na narratividade do conteúdo e na narratividade da expressão, a dinâmica da relação entre os dois planos da linguagem, à medida que o olhar analítico se desloca do domínio dos quadrinhos canônicos para o dos quadrinhos abstratos. Para isso, dá prioridade aos conceitos e ferramentas de análise das vertentes plástica e tensiva da semiótica, mas recorre também a fundamentos da psicologia da percepção e da história da arte, e a exemplos ilustrativos e noções pertinentes aos campos da pintura, da literatura e das artes gráficasDuring the nineteenth century, comics emerged amongst western culture as a form of language grounded on the word/picture syncretism, which provided a new reading experience. Recently, the so-called abstract comics have brought new possibilities of interaction with comics, reorganizing the balance between the plans of semiotic function and setting a new field of the study of meaning. This thesis, which operates amidst the studies of communication and semiotics, looks into the mechanics of meaning construction in traditional and abstract comics, compares discursive procedures of both courses, and analyses, concerning mainly content and expression narrativities, the dynamics between the two plans of language as the analytical eye places itself further from canonical comics towards abstract comics. Thereto, it prioritizes the concepts and tools of analysis of both plastic semiotics and the tensive model, but also calls upon grounds of psychology of art, gestalt theory and art history, and illustrative examples and notions concerning the fields of painting, literature and graphic artsOliveira, Lucia Teixeira de Siqueira eSilva, Antonio Carlos Amancio daPortela, Jean CristtusFarinaccio, PascoalSousa, Silvia Maria deLima, André Luiz DiasSchwartzmann, Matheus NogueiraMancini, Renata CiamponeAlt, João Carlos de Morais2019-07-08T15:54:41Z2019-07-08T15:54:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10338http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T17:30:37Zoai:app.uff.br:1/10338Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-18T17:30:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Semiótica e quadrinhos: modulações do sentido nas HQs canônicas e abstratas
title Semiótica e quadrinhos: modulações do sentido nas HQs canônicas e abstratas
spellingShingle Semiótica e quadrinhos: modulações do sentido nas HQs canônicas e abstratas
Alt, João Carlos de Morais
Semiótica
Sincretismo
Narratividade
História em quadrinhos
Quadrinhos abstratos
Semiótica
Narrativa
História em quadrinhos
Semiotics
Syncretism
Narrativity
Comics
Abstract comics
title_short Semiótica e quadrinhos: modulações do sentido nas HQs canônicas e abstratas
title_full Semiótica e quadrinhos: modulações do sentido nas HQs canônicas e abstratas
title_fullStr Semiótica e quadrinhos: modulações do sentido nas HQs canônicas e abstratas
title_full_unstemmed Semiótica e quadrinhos: modulações do sentido nas HQs canônicas e abstratas
title_sort Semiótica e quadrinhos: modulações do sentido nas HQs canônicas e abstratas
author Alt, João Carlos de Morais
author_facet Alt, João Carlos de Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e
Silva, Antonio Carlos Amancio da
Portela, Jean Cristtus
Farinaccio, Pascoal
Sousa, Silvia Maria de
Lima, André Luiz Dias
Schwartzmann, Matheus Nogueira
Mancini, Renata Ciampone
dc.contributor.author.fl_str_mv Alt, João Carlos de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Sincretismo
Narratividade
História em quadrinhos
Quadrinhos abstratos
Semiótica
Narrativa
História em quadrinhos
Semiotics
Syncretism
Narrativity
Comics
Abstract comics
topic Semiótica
Sincretismo
Narratividade
História em quadrinhos
Quadrinhos abstratos
Semiótica
Narrativa
História em quadrinhos
Semiotics
Syncretism
Narrativity
Comics
Abstract comics
description Em meados do Século XIX as histórias em quadrinhos despontaram na cultura ocidental como uma forma de linguagem fundada no sincretismo verbo/imagem, que propiciou uma nova experiência de leitura. Recentemente, surgiram as chamadas histórias em quadrinhos abstratas que trouxeram consigo novas possibilidades de interação com as HQs, promoveram rearranjos no equilíbrio entre os planos da função semiótica e configuraram um novo campo para os estudos da significação. Esta tese, que opera na interface dos estudos de comunicação e semiótica, investiga os mecanismos de produção de sentido nas HQs tradicionais e abstratas, compara procedimentos enunciativos das duas correntes, e analisa, com enfoque na narratividade do conteúdo e na narratividade da expressão, a dinâmica da relação entre os dois planos da linguagem, à medida que o olhar analítico se desloca do domínio dos quadrinhos canônicos para o dos quadrinhos abstratos. Para isso, dá prioridade aos conceitos e ferramentas de análise das vertentes plástica e tensiva da semiótica, mas recorre também a fundamentos da psicologia da percepção e da história da arte, e a exemplos ilustrativos e noções pertinentes aos campos da pintura, da literatura e das artes gráficas
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-07-08T15:54:41Z
2019-07-08T15:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10338
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135272693956608