Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9952 |
Resumo: | Nesse trabalho foi desenvolvido como produto educacional um mini aquecedor solar de água (MASA) como um material didático potencialmente significativo. O produto educacional associado a esta dissertação compreende um manual de construção e um guia de aplicação voltado para o público do ensino médio, mas o MASA pode também ser útil e adequado ao ensino fundamental. O MASA foi concebido para poder ser trabalhado em sala de aula de forma prática para demonstrações e contextualização acerca do tema calor e suas transmissões. A originalidade da proposta do MASA em comparação com outros protótipos de aquecedor solar para fins didáticos é a sua portabilidade e possibilidade de ser utilizado dentro de classe. Sendo um dispositivo compacto, o MASA pode ser facilmente carregado por uma pessoa de uma sala para outra e, além da possibilidade de ser utilizado ao ar livre, exposto ao sol, pode também ser usado em classe com um soprador térmico como fonte de aquecimento da sua placa. Um objetivo específico do trabalho foi apresentar uma prática educativa que permitisse aos estudantes estabelecerem uma relação entre a teoria e a prática, relacionando os conceitos físicos com a sua aplicação prática no cotidiano. Quanto a estratégia para a coleta de dados para avaliação do produto utilizou-se a técnica da observação participante, por ser um meio eficaz para atender aos objetivos que se propõe a pesquisa. Além disso, foi elaborado, aplicado e analisado em questionário com perguntas abertas direcionadas a levantar os conceitos prévios do estudantes, as observações decorrentes da demonstração com o MASA. A reaplicação do questionário prévio após a aula com o MASA evidenciou que os alunos puderam reestruturar seus conceitos prévios sobre calor e suas transmissões. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel foi a principal base teórica para a elaboração da proposta didática que acompanha o MASA |
id |
UFF-2_4d180423e9d017eff99bba13f62fdf14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9952 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissõesAquecedor solarCalorEnsino de físicaDemonstraçãoEnsino de físicaTransmissão de calorEnergiaPhysics educationHeatSolar heating systemClassroom demonstrationsNesse trabalho foi desenvolvido como produto educacional um mini aquecedor solar de água (MASA) como um material didático potencialmente significativo. O produto educacional associado a esta dissertação compreende um manual de construção e um guia de aplicação voltado para o público do ensino médio, mas o MASA pode também ser útil e adequado ao ensino fundamental. O MASA foi concebido para poder ser trabalhado em sala de aula de forma prática para demonstrações e contextualização acerca do tema calor e suas transmissões. A originalidade da proposta do MASA em comparação com outros protótipos de aquecedor solar para fins didáticos é a sua portabilidade e possibilidade de ser utilizado dentro de classe. Sendo um dispositivo compacto, o MASA pode ser facilmente carregado por uma pessoa de uma sala para outra e, além da possibilidade de ser utilizado ao ar livre, exposto ao sol, pode também ser usado em classe com um soprador térmico como fonte de aquecimento da sua placa. Um objetivo específico do trabalho foi apresentar uma prática educativa que permitisse aos estudantes estabelecerem uma relação entre a teoria e a prática, relacionando os conceitos físicos com a sua aplicação prática no cotidiano. Quanto a estratégia para a coleta de dados para avaliação do produto utilizou-se a técnica da observação participante, por ser um meio eficaz para atender aos objetivos que se propõe a pesquisa. Além disso, foi elaborado, aplicado e analisado em questionário com perguntas abertas direcionadas a levantar os conceitos prévios do estudantes, as observações decorrentes da demonstração com o MASA. A reaplicação do questionário prévio após a aula com o MASA evidenciou que os alunos puderam reestruturar seus conceitos prévios sobre calor e suas transmissões. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel foi a principal base teórica para a elaboração da proposta didática que acompanha o MASACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESA mini solar water heater (MSWH) was developed as an educational product to be used as potentially significative learning material. The educational product related to this dissertation consists of a construction manual as well as an application guide for the high school level, but MSWH is also suitable for usein to the the primary school level public. The MSWH was conceived to be used in a portable way in the classroom to demonstrate heat and heat transmission in a practical and context way . The originality of MSWH proposal as compared to other educational prototypes of solar heating systems is its portability, which makes it easy to handle and suitable to be used in the classroom. Being very compact the MSWH can be carried by one person from one classroom to another, having also the advantage of being suitable for open air demonstrations, under natural sunlight, as well as for in class demonstrations, with a suitable small electric heat gun, or electric hair drier, as heating source for its plate. The specific purpose of this work was to present an educational demonstration that enable students to link theory to practice, relating physical concepts to their daily applications. As regards the strategy to collect observational data for the product evaluation, it was user the technique of participant observer. Furthermore, it was conceived and applied a conceptual questionnaire in order to investigate students previous concepts on heat and heat transmission. Also a questionnaire for after the demonstration activity is presented. In the tests made with two high school classes, the reapplication of the conceptual questionnaire after the demonstration activity with the MSWH shown that students were able to reformulate the previous concepts on heat and heat transmission. As theoretical foundation for the educational proposal and the results discussion we referred to the principles of the meaningful learning of David. P Ausubel85f.Auler, Luiz Telmo da SilvaZarro, Carlos Augusto DominguesAlves, Marcos Veríssimohttp://lattes.cnpq.br/7964458773966012http://lattes.cnpq.br/4207417342090177http://lattes.cnpq.br/2819002798313342Silva, Sandro Araujo da2019-06-11T16:16:00Z2019-06-11T16:16:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Sandro Araujo da. Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9952Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:02:44Zoai:app.uff.br:1/9952Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-20T14:02:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões |
title |
Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões |
spellingShingle |
Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões Silva, Sandro Araujo da Aquecedor solar Calor Ensino de física Demonstração Ensino de física Transmissão de calor Energia Physics education Heat Solar heating system Classroom demonstrations |
title_short |
Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões |
title_full |
Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões |
title_fullStr |
Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões |
title_full_unstemmed |
Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões |
title_sort |
Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões |
author |
Silva, Sandro Araujo da |
author_facet |
Silva, Sandro Araujo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Auler, Luiz Telmo da Silva Zarro, Carlos Augusto Domingues Alves, Marcos Veríssimo http://lattes.cnpq.br/7964458773966012 http://lattes.cnpq.br/4207417342090177 http://lattes.cnpq.br/2819002798313342 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sandro Araujo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquecedor solar Calor Ensino de física Demonstração Ensino de física Transmissão de calor Energia Physics education Heat Solar heating system Classroom demonstrations |
topic |
Aquecedor solar Calor Ensino de física Demonstração Ensino de física Transmissão de calor Energia Physics education Heat Solar heating system Classroom demonstrations |
description |
Nesse trabalho foi desenvolvido como produto educacional um mini aquecedor solar de água (MASA) como um material didático potencialmente significativo. O produto educacional associado a esta dissertação compreende um manual de construção e um guia de aplicação voltado para o público do ensino médio, mas o MASA pode também ser útil e adequado ao ensino fundamental. O MASA foi concebido para poder ser trabalhado em sala de aula de forma prática para demonstrações e contextualização acerca do tema calor e suas transmissões. A originalidade da proposta do MASA em comparação com outros protótipos de aquecedor solar para fins didáticos é a sua portabilidade e possibilidade de ser utilizado dentro de classe. Sendo um dispositivo compacto, o MASA pode ser facilmente carregado por uma pessoa de uma sala para outra e, além da possibilidade de ser utilizado ao ar livre, exposto ao sol, pode também ser usado em classe com um soprador térmico como fonte de aquecimento da sua placa. Um objetivo específico do trabalho foi apresentar uma prática educativa que permitisse aos estudantes estabelecerem uma relação entre a teoria e a prática, relacionando os conceitos físicos com a sua aplicação prática no cotidiano. Quanto a estratégia para a coleta de dados para avaliação do produto utilizou-se a técnica da observação participante, por ser um meio eficaz para atender aos objetivos que se propõe a pesquisa. Além disso, foi elaborado, aplicado e analisado em questionário com perguntas abertas direcionadas a levantar os conceitos prévios do estudantes, as observações decorrentes da demonstração com o MASA. A reaplicação do questionário prévio após a aula com o MASA evidenciou que os alunos puderam reestruturar seus conceitos prévios sobre calor e suas transmissões. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel foi a principal base teórica para a elaboração da proposta didática que acompanha o MASA |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-06-11T16:16:00Z 2019-06-11T16:16:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Sandro Araujo da. Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9952 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
SILVA, Sandro Araujo da. Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838884489330688 |