Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandro Araujo da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9952
Resumo: Nesse trabalho foi desenvolvido como produto educacional um mini aquecedor solar de água (MASA) como um material didático potencialmente significativo. O produto educacional associado a esta dissertação compreende um manual de construção e um guia de aplicação voltado para o público do ensino médio, mas o MASA pode também ser útil e adequado ao ensino fundamental. O MASA foi concebido para poder ser trabalhado em sala de aula de forma prática para demonstrações e contextualização acerca do tema calor e suas transmissões. A originalidade da proposta do MASA em comparação com outros protótipos de aquecedor solar para fins didáticos é a sua portabilidade e possibilidade de ser utilizado dentro de classe. Sendo um dispositivo compacto, o MASA pode ser facilmente carregado por uma pessoa de uma sala para outra e, além da possibilidade de ser utilizado ao ar livre, exposto ao sol, pode também ser usado em classe com um soprador térmico como fonte de aquecimento da sua placa. Um objetivo específico do trabalho foi apresentar uma prática educativa que permitisse aos estudantes estabelecerem uma relação entre a teoria e a prática, relacionando os conceitos físicos com a sua aplicação prática no cotidiano. Quanto a estratégia para a coleta de dados para avaliação do produto utilizou-se a técnica da observação participante, por ser um meio eficaz para atender aos objetivos que se propõe a pesquisa. Além disso, foi elaborado, aplicado e analisado em questionário com perguntas abertas direcionadas a levantar os conceitos prévios do estudantes, as observações decorrentes da demonstração com o MASA. A reaplicação do questionário prévio após a aula com o MASA evidenciou que os alunos puderam reestruturar seus conceitos prévios sobre calor e suas transmissões. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel foi a principal base teórica para a elaboração da proposta didática que acompanha o MASA
id UFF-2_4d180423e9d017eff99bba13f62fdf14
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9952
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissõesAquecedor solarCalorEnsino de físicaDemonstraçãoEnsino de físicaTransmissão de calorEnergiaPhysics educationHeatSolar heating systemClassroom demonstrationsNesse trabalho foi desenvolvido como produto educacional um mini aquecedor solar de água (MASA) como um material didático potencialmente significativo. O produto educacional associado a esta dissertação compreende um manual de construção e um guia de aplicação voltado para o público do ensino médio, mas o MASA pode também ser útil e adequado ao ensino fundamental. O MASA foi concebido para poder ser trabalhado em sala de aula de forma prática para demonstrações e contextualização acerca do tema calor e suas transmissões. A originalidade da proposta do MASA em comparação com outros protótipos de aquecedor solar para fins didáticos é a sua portabilidade e possibilidade de ser utilizado dentro de classe. Sendo um dispositivo compacto, o MASA pode ser facilmente carregado por uma pessoa de uma sala para outra e, além da possibilidade de ser utilizado ao ar livre, exposto ao sol, pode também ser usado em classe com um soprador térmico como fonte de aquecimento da sua placa. Um objetivo específico do trabalho foi apresentar uma prática educativa que permitisse aos estudantes estabelecerem uma relação entre a teoria e a prática, relacionando os conceitos físicos com a sua aplicação prática no cotidiano. Quanto a estratégia para a coleta de dados para avaliação do produto utilizou-se a técnica da observação participante, por ser um meio eficaz para atender aos objetivos que se propõe a pesquisa. Além disso, foi elaborado, aplicado e analisado em questionário com perguntas abertas direcionadas a levantar os conceitos prévios do estudantes, as observações decorrentes da demonstração com o MASA. A reaplicação do questionário prévio após a aula com o MASA evidenciou que os alunos puderam reestruturar seus conceitos prévios sobre calor e suas transmissões. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel foi a principal base teórica para a elaboração da proposta didática que acompanha o MASACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESA mini solar water heater (MSWH) was developed as an educational product to be used as potentially significative learning material. The educational product related to this dissertation consists of a construction manual as well as an application guide for the high school level, but MSWH is also suitable for usein to the the primary school level public. The MSWH was conceived to be used in a portable way in the classroom to demonstrate heat and heat transmission in a practical and context way . The originality of MSWH proposal as compared to other educational prototypes of solar heating systems is its portability, which makes it easy to handle and suitable to be used in the classroom. Being very compact the MSWH can be carried by one person from one classroom to another, having also the advantage of being suitable for open air demonstrations, under natural sunlight, as well as for in class demonstrations, with a suitable small electric heat gun, or electric hair drier, as heating source for its plate. The specific purpose of this work was to present an educational demonstration that enable students to link theory to practice, relating physical concepts to their daily applications. As regards the strategy to collect observational data for the product evaluation, it was user the technique of participant observer. Furthermore, it was conceived and applied a conceptual questionnaire in order to investigate students previous concepts on heat and heat transmission. Also a questionnaire for after the demonstration activity is presented. In the tests made with two high school classes, the reapplication of the conceptual questionnaire after the demonstration activity with the MSWH shown that students were able to reformulate the previous concepts on heat and heat transmission. As theoretical foundation for the educational proposal and the results discussion we referred to the principles of the meaningful learning of David. P Ausubel85f.Auler, Luiz Telmo da SilvaZarro, Carlos Augusto DominguesAlves, Marcos Veríssimohttp://lattes.cnpq.br/7964458773966012http://lattes.cnpq.br/4207417342090177http://lattes.cnpq.br/2819002798313342Silva, Sandro Araujo da2019-06-11T16:16:00Z2019-06-11T16:16:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Sandro Araujo da. Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9952Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:02:44Zoai:app.uff.br:1/9952Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-20T14:02:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões
title Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões
spellingShingle Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões
Silva, Sandro Araujo da
Aquecedor solar
Calor
Ensino de física
Demonstração
Ensino de física
Transmissão de calor
Energia
Physics education
Heat
Solar heating system
Classroom demonstrations
title_short Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões
title_full Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões
title_fullStr Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões
title_full_unstemmed Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões
title_sort Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões
author Silva, Sandro Araujo da
author_facet Silva, Sandro Araujo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Auler, Luiz Telmo da Silva
Zarro, Carlos Augusto Domingues
Alves, Marcos Veríssimo
http://lattes.cnpq.br/7964458773966012
http://lattes.cnpq.br/4207417342090177
http://lattes.cnpq.br/2819002798313342
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandro Araujo da
dc.subject.por.fl_str_mv Aquecedor solar
Calor
Ensino de física
Demonstração
Ensino de física
Transmissão de calor
Energia
Physics education
Heat
Solar heating system
Classroom demonstrations
topic Aquecedor solar
Calor
Ensino de física
Demonstração
Ensino de física
Transmissão de calor
Energia
Physics education
Heat
Solar heating system
Classroom demonstrations
description Nesse trabalho foi desenvolvido como produto educacional um mini aquecedor solar de água (MASA) como um material didático potencialmente significativo. O produto educacional associado a esta dissertação compreende um manual de construção e um guia de aplicação voltado para o público do ensino médio, mas o MASA pode também ser útil e adequado ao ensino fundamental. O MASA foi concebido para poder ser trabalhado em sala de aula de forma prática para demonstrações e contextualização acerca do tema calor e suas transmissões. A originalidade da proposta do MASA em comparação com outros protótipos de aquecedor solar para fins didáticos é a sua portabilidade e possibilidade de ser utilizado dentro de classe. Sendo um dispositivo compacto, o MASA pode ser facilmente carregado por uma pessoa de uma sala para outra e, além da possibilidade de ser utilizado ao ar livre, exposto ao sol, pode também ser usado em classe com um soprador térmico como fonte de aquecimento da sua placa. Um objetivo específico do trabalho foi apresentar uma prática educativa que permitisse aos estudantes estabelecerem uma relação entre a teoria e a prática, relacionando os conceitos físicos com a sua aplicação prática no cotidiano. Quanto a estratégia para a coleta de dados para avaliação do produto utilizou-se a técnica da observação participante, por ser um meio eficaz para atender aos objetivos que se propõe a pesquisa. Além disso, foi elaborado, aplicado e analisado em questionário com perguntas abertas direcionadas a levantar os conceitos prévios do estudantes, as observações decorrentes da demonstração com o MASA. A reaplicação do questionário prévio após a aula com o MASA evidenciou que os alunos puderam reestruturar seus conceitos prévios sobre calor e suas transmissões. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel foi a principal base teórica para a elaboração da proposta didática que acompanha o MASA
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-06-11T16:16:00Z
2019-06-11T16:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Sandro Araujo da. Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9952
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv SILVA, Sandro Araujo da. Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838884489330688