Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raiane Evelyn Bezerra da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31966
Resumo: A teoria da evolução constitui-se como teoria central e unificadora das ciências biológicas e fornece interpretações sobre a diversidade nos organismos. No entanto, em diversos momentos da história, sofreu percalços no contexto do ensino nas escolas. A recente Reforma do Ensino Médio do Brasil tende a reduzir os conteúdos de Biologia no currículo escolar e, portanto, os conceitos relativos à teoria da evolução também podem vir a sofrer redução. À vista desses questionamentos, o presente trabalho propõe-se a fornecer uma análise comparativa de livros didáticos de mesma autoria, incluindo o manual do professor. A coleção inclui o material de 2016 - orientada pelo PNLD antes da BNCC - e 2020 - orientada pelo PNLD após a BNCC e regulamentação da Reforma do Ensino Médio. Foram selecionados dez termos correspondentes a conceitos e ideias centrais da Teoria da Evolução – competição, simbiose, Darwin, Lamarck, Wallace, seleção natural, evolução humana, especiação, adaptação e seleção sexual - para investigar sua presença e recorrência da coleção em número de páginas. Foi possível constatar uma redução significativa no número de páginas nas quais figuravam conteúdos de evolução nos livros didáticos de 2020. Dada a complexidade inerente ao tema evolução e a sua importância no currículo, o questionamento proposto para futuros trabalhos é qual seria o impacto de tais modificações, e quais seriam os novos desafios para abordagens sobre evolução nesse cenário de redução de conteúdos já desafiador mesmo anteriormente à reforma.
id UFF-2_4d3ba05f4dc1ea6a63fa19457671e425
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31966
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino MédioBiologia evolutivaEnsino evoluçãoBNCCLivro didáticoAnálise comparativaTeoria da evoluçãoReforma do ensinoEnsino médioBase Nacional Comum CurricularEvolutionary biologyEvolution teachingA teoria da evolução constitui-se como teoria central e unificadora das ciências biológicas e fornece interpretações sobre a diversidade nos organismos. No entanto, em diversos momentos da história, sofreu percalços no contexto do ensino nas escolas. A recente Reforma do Ensino Médio do Brasil tende a reduzir os conteúdos de Biologia no currículo escolar e, portanto, os conceitos relativos à teoria da evolução também podem vir a sofrer redução. À vista desses questionamentos, o presente trabalho propõe-se a fornecer uma análise comparativa de livros didáticos de mesma autoria, incluindo o manual do professor. A coleção inclui o material de 2016 - orientada pelo PNLD antes da BNCC - e 2020 - orientada pelo PNLD após a BNCC e regulamentação da Reforma do Ensino Médio. Foram selecionados dez termos correspondentes a conceitos e ideias centrais da Teoria da Evolução – competição, simbiose, Darwin, Lamarck, Wallace, seleção natural, evolução humana, especiação, adaptação e seleção sexual - para investigar sua presença e recorrência da coleção em número de páginas. Foi possível constatar uma redução significativa no número de páginas nas quais figuravam conteúdos de evolução nos livros didáticos de 2020. Dada a complexidade inerente ao tema evolução e a sua importância no currículo, o questionamento proposto para futuros trabalhos é qual seria o impacto de tais modificações, e quais seriam os novos desafios para abordagens sobre evolução nesse cenário de redução de conteúdos já desafiador mesmo anteriormente à reforma.The theory of evolution constitutes the central and unifying theory of biological sciences and provides interpretations of organisms’ diversity. Nevertheless, it has suffered setbacks on numerous occasions throughout history when it comes to teaching in schools. The latest High School Reform in Brazil tends to reduce Biology content across the school curriculum; thus, the concepts related to the theory of evolution may undergo some shrinkage as well. In light of this, the present work aims at providing a comparative analysis of the textbooks of same authorship, including the teacher's manual. The collection includes the 2016 material - issued by PNLD before the advent of BNCC - and 2020 - issued by PNLD after the advent of BNCC and regulation of the Secondary Education Reform. Ten terms – competition, symbiosis, Darwin, Lamarck, Wallace, natural selection, human evolution, speciation, adaptation and sexual selection – corresponding to concepts and central ideas of the Theory of Evolution have been selected in order to investigate their presence and recurrence in the collection according to number of pages. We were able to identify a significant reduction in evolution contents regarding number of pages in the 2020 books. Given the inherent complexity of the theme and its curriculum importance, the discussion we propose for future studies pertains to how big of an impact those modifications could make and what sort of new challenges may emerge regarding the approaches on evolution, knowing that the shrinkage scenario was already challenging even prior to the recent Reform.16 f.Vilela, Mariana LimaSantos, Cinthya Simone GomesSpiegel, Carolina NascimentoSalomão, Simone RochaSilva, Raiane Evelyn Bezerra da2024-01-18T13:40:09Z2024-01-18T13:40:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Raiane Evelyn Bezerra da. Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31966CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-18T13:40:14Zoai:app.uff.br:1/31966Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-18T13:40:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio
title Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio
spellingShingle Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio
Silva, Raiane Evelyn Bezerra da
Biologia evolutiva
Ensino evolução
BNCC
Livro didático
Análise comparativa
Teoria da evolução
Reforma do ensino
Ensino médio
Base Nacional Comum Curricular
Evolutionary biology
Evolution teaching
title_short Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio
title_full Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio
title_fullStr Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio
title_full_unstemmed Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio
title_sort Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio
author Silva, Raiane Evelyn Bezerra da
author_facet Silva, Raiane Evelyn Bezerra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Mariana Lima
Santos, Cinthya Simone Gomes
Spiegel, Carolina Nascimento
Salomão, Simone Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raiane Evelyn Bezerra da
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia evolutiva
Ensino evolução
BNCC
Livro didático
Análise comparativa
Teoria da evolução
Reforma do ensino
Ensino médio
Base Nacional Comum Curricular
Evolutionary biology
Evolution teaching
topic Biologia evolutiva
Ensino evolução
BNCC
Livro didático
Análise comparativa
Teoria da evolução
Reforma do ensino
Ensino médio
Base Nacional Comum Curricular
Evolutionary biology
Evolution teaching
description A teoria da evolução constitui-se como teoria central e unificadora das ciências biológicas e fornece interpretações sobre a diversidade nos organismos. No entanto, em diversos momentos da história, sofreu percalços no contexto do ensino nas escolas. A recente Reforma do Ensino Médio do Brasil tende a reduzir os conteúdos de Biologia no currículo escolar e, portanto, os conceitos relativos à teoria da evolução também podem vir a sofrer redução. À vista desses questionamentos, o presente trabalho propõe-se a fornecer uma análise comparativa de livros didáticos de mesma autoria, incluindo o manual do professor. A coleção inclui o material de 2016 - orientada pelo PNLD antes da BNCC - e 2020 - orientada pelo PNLD após a BNCC e regulamentação da Reforma do Ensino Médio. Foram selecionados dez termos correspondentes a conceitos e ideias centrais da Teoria da Evolução – competição, simbiose, Darwin, Lamarck, Wallace, seleção natural, evolução humana, especiação, adaptação e seleção sexual - para investigar sua presença e recorrência da coleção em número de páginas. Foi possível constatar uma redução significativa no número de páginas nas quais figuravam conteúdos de evolução nos livros didáticos de 2020. Dada a complexidade inerente ao tema evolução e a sua importância no currículo, o questionamento proposto para futuros trabalhos é qual seria o impacto de tais modificações, e quais seriam os novos desafios para abordagens sobre evolução nesse cenário de redução de conteúdos já desafiador mesmo anteriormente à reforma.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-18T13:40:09Z
2024-01-18T13:40:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Raiane Evelyn Bezerra da. Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31966
identifier_str_mv SILVA, Raiane Evelyn Bezerra da. Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135378509955072