Instanciações das microconstruções "lá prep X" no português contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venancio, Eder Nicolau Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11221
Resumo: Pesquisa da microconstrução “para lá de X”, que atua como membro da categoria dos intensificadores no português contemporâneo. Locativo “lá” e as preposições “para” e “de” juntam-se e passam a funcionar como advérbio graduador e, em arranjo indissolúvel com “X”, apresentam-se como microconstrução gramatical intensificadora. Microconstrução é uma unidade específica que pareia forma e sentido e é convencionalizada à medida que é compartilhada entre os usuários da língua. Como resultado, a partir disso, tem-se que “para lá de X” atua como microconstrução, uma vez que suas partes formam arranjo com sentido e função intensificadora e seu uso é detectado em contextos reais da língua em uso. “Para lá de X” apresenta-se como padrão recorrente na língua em contextos nos quais “X” instancia-se em um SN com valor locativo, temporal, quantificador e predicativo ou em um advérbio qualificador. Como base teórica, utilizam-se, dentre outros, Traugott e Trousdale (2013)
id UFF-2_4d4cc0fac1560ea34551f56e3ad23875
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11221
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Instanciações das microconstruções "lá prep X" no português contemporâneoMicroconstrução gramaticalLíngua em usoMorfossintaxeLíngua portuguesaGramáticaMorfologiaSintaxeGrammatical micro constructionLanguage in useMorphosyntaxPesquisa da microconstrução “para lá de X”, que atua como membro da categoria dos intensificadores no português contemporâneo. Locativo “lá” e as preposições “para” e “de” juntam-se e passam a funcionar como advérbio graduador e, em arranjo indissolúvel com “X”, apresentam-se como microconstrução gramatical intensificadora. Microconstrução é uma unidade específica que pareia forma e sentido e é convencionalizada à medida que é compartilhada entre os usuários da língua. Como resultado, a partir disso, tem-se que “para lá de X” atua como microconstrução, uma vez que suas partes formam arranjo com sentido e função intensificadora e seu uso é detectado em contextos reais da língua em uso. “Para lá de X” apresenta-se como padrão recorrente na língua em contextos nos quais “X” instancia-se em um SN com valor locativo, temporal, quantificador e predicativo ou em um advérbio qualificador. Como base teórica, utilizam-se, dentre outros, Traugott e Trousdale (2013)Research of micro construction “para lá de X”, which acts as a member of the category of the intensifiers in contemporary Portuguese. Locative “lá” (there) and the prepositions “para” (to) and “de” (of) join and get work as a grader adverb and, in an indissoluble arrangement with “X”. It presents itself as intensifying grammatical micro construction. Micro construction is a specific unit which pairs form and meaning and it is conventionalized as it is shared by the language users. As result, from that, we have “para lá de X” acting as a micro construction, since its parts form an arrangement with form and meaning of intensifier and its usage is detected in real contexts of language in use. “Para lá de X” presents a recurrent pattern in contexts in which “X” instance in an SN (NP) with locative value, temporal, quantifier and predicative or in an qualifier adverb. As theoretical support, we use, mainly, Traugott and Trousdale (2013)178 f.Oliveira, Mariângela Rios deRosário, Ivo da Costa doSilva, Gerson Rodrigues daVenancio, Eder Nicolau Alves2019-09-12T13:16:33Z2019-09-12T13:16:33Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11221http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T19:28:49Zoai:app.uff.br:1/11221Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:07.280186Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Instanciações das microconstruções "lá prep X" no português contemporâneo
title Instanciações das microconstruções "lá prep X" no português contemporâneo
spellingShingle Instanciações das microconstruções "lá prep X" no português contemporâneo
Venancio, Eder Nicolau Alves
Microconstrução gramatical
Língua em uso
Morfossintaxe
Língua portuguesa
Gramática
Morfologia
Sintaxe
Grammatical micro construction
Language in use
Morphosyntax
title_short Instanciações das microconstruções "lá prep X" no português contemporâneo
title_full Instanciações das microconstruções "lá prep X" no português contemporâneo
title_fullStr Instanciações das microconstruções "lá prep X" no português contemporâneo
title_full_unstemmed Instanciações das microconstruções "lá prep X" no português contemporâneo
title_sort Instanciações das microconstruções "lá prep X" no português contemporâneo
author Venancio, Eder Nicolau Alves
author_facet Venancio, Eder Nicolau Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Mariângela Rios de
Rosário, Ivo da Costa do
Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.author.fl_str_mv Venancio, Eder Nicolau Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Microconstrução gramatical
Língua em uso
Morfossintaxe
Língua portuguesa
Gramática
Morfologia
Sintaxe
Grammatical micro construction
Language in use
Morphosyntax
topic Microconstrução gramatical
Língua em uso
Morfossintaxe
Língua portuguesa
Gramática
Morfologia
Sintaxe
Grammatical micro construction
Language in use
Morphosyntax
description Pesquisa da microconstrução “para lá de X”, que atua como membro da categoria dos intensificadores no português contemporâneo. Locativo “lá” e as preposições “para” e “de” juntam-se e passam a funcionar como advérbio graduador e, em arranjo indissolúvel com “X”, apresentam-se como microconstrução gramatical intensificadora. Microconstrução é uma unidade específica que pareia forma e sentido e é convencionalizada à medida que é compartilhada entre os usuários da língua. Como resultado, a partir disso, tem-se que “para lá de X” atua como microconstrução, uma vez que suas partes formam arranjo com sentido e função intensificadora e seu uso é detectado em contextos reais da língua em uso. “Para lá de X” apresenta-se como padrão recorrente na língua em contextos nos quais “X” instancia-se em um SN com valor locativo, temporal, quantificador e predicativo ou em um advérbio qualificador. Como base teórica, utilizam-se, dentre outros, Traugott e Trousdale (2013)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-09-12T13:16:33Z
2019-09-12T13:16:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/11221
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823717218516992