Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Svartman, Rosane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16261
Resumo: A partir do recorte das telenovelas brasileiras, esta tese investiga como a televisão brasileira com audiências massivas pode ou não se transformar e sobreviver ao deslizamento de conteúdo para outras telas e mídias, à chegada das plataformas digitais e interativas de audiência segmentada e às transformações na espectatorialidade. Para isso, foram analisadas as transformações ao longo da história dessa narrativa, características de linguagem da telenovela, a relação e o diálogo com o púbico, o consumo dessas obras e o modelo de negócio da televisão corporativa dentro do contexto hipermidiático da atualidade, partindo de estudos teóricos e de experiências empíricas envolvendo a telenovela, narrativas transmídia, plataformas participativas e a convergência de telas na emissora TV Globo – que detém a liderança na televisão aberta nacional e no consumo de telenovelas e atualmente investe em outras plataformas e mídias. Esta análise de conteúdos e novos formatos da teledramaturgia diária brasileira permite uma maior compreensão sobre a narrativa da telenovela e suas ramificações, o que podemos chamar de um conteúdo deslizante e, também, sobre as transformações na espectatorialidade dessas obras.
id UFF-2_4dcdc00b635ace001514b081d5f3b6b4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16261
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativasTelevision in transformation: how the telenovela can indicate strategies for corporate television in brazil in the face of transformations in spectatorship, convergence of media and interactive platformsTelevisãoEspectatorialidadeTelenovelaTransmídiaConvergênciaTelevisãoTelenovelaMídiaConvergência (Telecomunicação)TelevisionSpectatorshipTelenovelaTransmediaConvergenceA partir do recorte das telenovelas brasileiras, esta tese investiga como a televisão brasileira com audiências massivas pode ou não se transformar e sobreviver ao deslizamento de conteúdo para outras telas e mídias, à chegada das plataformas digitais e interativas de audiência segmentada e às transformações na espectatorialidade. Para isso, foram analisadas as transformações ao longo da história dessa narrativa, características de linguagem da telenovela, a relação e o diálogo com o púbico, o consumo dessas obras e o modelo de negócio da televisão corporativa dentro do contexto hipermidiático da atualidade, partindo de estudos teóricos e de experiências empíricas envolvendo a telenovela, narrativas transmídia, plataformas participativas e a convergência de telas na emissora TV Globo – que detém a liderança na televisão aberta nacional e no consumo de telenovelas e atualmente investe em outras plataformas e mídias. Esta análise de conteúdos e novos formatos da teledramaturgia diária brasileira permite uma maior compreensão sobre a narrativa da telenovela e suas ramificações, o que podemos chamar de um conteúdo deslizante e, também, sobre as transformações na espectatorialidade dessas obras.This thesis aims to investigate how Brazilian television, through the study of telenovelas that still reach mass audiences, may transform and survive (or not) the sliding of content to other screens and media, the arrival of digital and interactive platforms of segmented audiences, and the transformations in spectatorship. To do so, this thesis analyzes the transformations throughout the history of the telenovela, the main elements of this narrative, the relationship with the public, the consumption of these works, and the business model of Brazilian corporate television within the current context of hypermedia. This thesis will employ theoretical research along with empirical experiments involving telenovela, transmedia narratives, interactive platforms of the TV Globo broadcaster—which holds the lead in national corporate televisionn and currently invests in digital platforms. This analysis of contents and new possibilities of Brazilian daily drama, which still attracts millions off people daily, allows a greater understanding of the telenovela narrative and its possibilities of circulation in media connected landscape.256f.Muanis, FelipeBarros, CarlaBragança, MauricioSiciliano, TatianaCesário, LiaSvartman, Rosane2020-12-09T19:09:42Z2020-12-09T19:09:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSVARTMAN, Rosane. Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas. 2019. 256 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense, 2019https://app.uff.br/riuff/handle/1/16261Aluno de Doutoradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T18:01:37Zoai:app.uff.br:1/16261Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-17T18:01:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas
Television in transformation: how the telenovela can indicate strategies for corporate television in brazil in the face of transformations in spectatorship, convergence of media and interactive platforms
title Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas
spellingShingle Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas
Svartman, Rosane
Televisão
Espectatorialidade
Telenovela
Transmídia
Convergência
Televisão
Telenovela
Mídia
Convergência (Telecomunicação)
Television
Spectatorship
Telenovela
Transmedia
Convergence
title_short Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas
title_full Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas
title_fullStr Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas
title_full_unstemmed Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas
title_sort Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas
author Svartman, Rosane
author_facet Svartman, Rosane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muanis, Felipe
Barros, Carla
Bragança, Mauricio
Siciliano, Tatiana
Cesário, Lia
dc.contributor.author.fl_str_mv Svartman, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Espectatorialidade
Telenovela
Transmídia
Convergência
Televisão
Telenovela
Mídia
Convergência (Telecomunicação)
Television
Spectatorship
Telenovela
Transmedia
Convergence
topic Televisão
Espectatorialidade
Telenovela
Transmídia
Convergência
Televisão
Telenovela
Mídia
Convergência (Telecomunicação)
Television
Spectatorship
Telenovela
Transmedia
Convergence
description A partir do recorte das telenovelas brasileiras, esta tese investiga como a televisão brasileira com audiências massivas pode ou não se transformar e sobreviver ao deslizamento de conteúdo para outras telas e mídias, à chegada das plataformas digitais e interativas de audiência segmentada e às transformações na espectatorialidade. Para isso, foram analisadas as transformações ao longo da história dessa narrativa, características de linguagem da telenovela, a relação e o diálogo com o púbico, o consumo dessas obras e o modelo de negócio da televisão corporativa dentro do contexto hipermidiático da atualidade, partindo de estudos teóricos e de experiências empíricas envolvendo a telenovela, narrativas transmídia, plataformas participativas e a convergência de telas na emissora TV Globo – que detém a liderança na televisão aberta nacional e no consumo de telenovelas e atualmente investe em outras plataformas e mídias. Esta análise de conteúdos e novos formatos da teledramaturgia diária brasileira permite uma maior compreensão sobre a narrativa da telenovela e suas ramificações, o que podemos chamar de um conteúdo deslizante e, também, sobre as transformações na espectatorialidade dessas obras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-12-09T19:09:42Z
2020-12-09T19:09:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SVARTMAN, Rosane. Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas. 2019. 256 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense, 2019
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16261
Aluno de Doutorado
identifier_str_mv SVARTMAN, Rosane. Televisão em transformação: como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas. 2019. 256 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense, 2019
Aluno de Doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135343865004032