Uma visão administrativa sobre a educação financeira: estudo de caso sobre o grupo de cabos e marinheiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9112 |
Resumo: | Motivada pela percepção da ocorrência de assédio por parte de empresas de crédito no pátio do 1ºDN e de conhecimento da ocorrência dos temas "empréstimo" e "endividamento" no grupo de cabos e marinheiros, este trabalho investigou o nível de educação financeira e a forma que esta influencia o planejamento e os gastos dos militares da Marinha do Brasil participantes da pesquisa. Após uma revisão da literatura a respeito da educação financeira e assuntos correlatos, proveniente de publicações encontradas nas bases de dados indexadas, realizadas entre os anos de 2000 e 2018 – uma vez que estes se encontram mais atualizados em relação às transformações sofridas no mundo contemporâneo –, foi apresentada uma pesquisa feita sob a forma de questionário, utilizado como instrumento de coleta de dados, a respeito dos possíveis fatores que podem influenciar o endividamento. Tal questionário possibilitou avaliar a situação financeira dos cabos e marinheiros, a fim de identificar uma possível relação entre o nível de educação financeira e a situação socioeconômica dos mesmos. Para a pesquisa, foi utilizada uma base de dados primária com uma amostra não probabilística de 978 indivíduos, que responderam a perguntas por meio do questionário físico estruturado em quatro dimensões: perfil do entrevistado, perfil de renda familiar, perfil de poupança e consumo além do nível de educação financeira. Com as análises feitas a partir das respostas dos questionários, pode-se perceber que são muitos os fatores que podem levar ao endividamento, dentre eles a falta de conhecimento sobre finanças, tornando necessária uma maior atenção da Marinha Brasileira a respeito do assunto, a fim de instruir seus militares, sugerindo que novos programas sejam introduzidos desde o início na carreira militar, de modo minimizar a ocorrência de endividamento por parte dos mesmos |
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Uma visão administrativa sobre a educação financeira: estudo de caso sobre o grupo de cabos e marinheirosEducação financeiraEndividamentoMarinha do BrasilMilitaresCabos e marinheirosAdministraçãoFinancial educationIndebtednessBrazilian navyMilitary officersCorporals and sailorsMotivada pela percepção da ocorrência de assédio por parte de empresas de crédito no pátio do 1ºDN e de conhecimento da ocorrência dos temas "empréstimo" e "endividamento" no grupo de cabos e marinheiros, este trabalho investigou o nível de educação financeira e a forma que esta influencia o planejamento e os gastos dos militares da Marinha do Brasil participantes da pesquisa. Após uma revisão da literatura a respeito da educação financeira e assuntos correlatos, proveniente de publicações encontradas nas bases de dados indexadas, realizadas entre os anos de 2000 e 2018 – uma vez que estes se encontram mais atualizados em relação às transformações sofridas no mundo contemporâneo –, foi apresentada uma pesquisa feita sob a forma de questionário, utilizado como instrumento de coleta de dados, a respeito dos possíveis fatores que podem influenciar o endividamento. Tal questionário possibilitou avaliar a situação financeira dos cabos e marinheiros, a fim de identificar uma possível relação entre o nível de educação financeira e a situação socioeconômica dos mesmos. Para a pesquisa, foi utilizada uma base de dados primária com uma amostra não probabilística de 978 indivíduos, que responderam a perguntas por meio do questionário físico estruturado em quatro dimensões: perfil do entrevistado, perfil de renda familiar, perfil de poupança e consumo além do nível de educação financeira. Com as análises feitas a partir das respostas dos questionários, pode-se perceber que são muitos os fatores que podem levar ao endividamento, dentre eles a falta de conhecimento sobre finanças, tornando necessária uma maior atenção da Marinha Brasileira a respeito do assunto, a fim de instruir seus militares, sugerindo que novos programas sejam introduzidos desde o início na carreira militar, de modo minimizar a ocorrência de endividamento por parte dos mesmosMotivated by the occurrence of harassment by credit companies in the courtyard of the 1st Naval District and knowing about the occurrence of the themes "loan" and "indebtedness" around corporals and sailors, this work aims to investigate the level of financial education and the way it influences the planning and expenditures of Brazilian Navy militaries who participated of the research. After a review about the literature on financial education and related coming from publications found in the indexed databases dated between 2000 and 2018 - once these ones are more updated in relation to the transformations suffered in the nowadays - , a questionnaire survey, used as an instrument of data collector, was presented showing the possible factors that may influence indebtedness. This investigatory made it possible to evaluate the financial situation of the corporals and sailors in order to identify a possible relationship between the level of financial education and their socioeconomic situation. For the research, a primary database was used with a non-probabilistic sample of 978 individuals, who answered questions through the physical investigatory structured in four dimensions: interviewee profile, family income profile, saving profile and consumption beyond level of financial education. With the analysis made from the answers of the survey, it can be seen that there are many factors that can lead to indebtedness, among them the lack of knowledge about finances, requiring a greater attention of Brazilian Navy on the subject, in order to instruct the employees, suggesting that new programs be introduced from the beginning in the military career, in order to minimize the occurrence of indebtedness by them62 p.NiteróiLevy, ArielCastro Júnior, Joel de Lima PereiraAlonso, Fabio Roberto BarboloSantos, Paola Maria Ferreira dos2019-04-04T20:20:01Z2019-04-04T20:20:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSantos, Paola Maria Ferreira dos.UMA VISÃO ADMINISTRATIVA SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA : Estudo de Caso sobre o grupo de Cabos e Marinheiros / Paola Maria Ferreira dos Santos ; Ariel Levy, orientador. Niterói, 2018. 62 p.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9112Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-14T22:19:45Zoai:app.uff.br:1/9112Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:37.116324Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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