Direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Bruna Galindo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10815
Resumo: Estudo trata os pontos legislativos, jurisprudenciais e teóricos do direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança, com foco no papel do Estado na efetivação do referido direito constitucional. Destaca-se o art.5, LXIX e LXXVIII e discute-se a possibilidade de perecimento da proteção ao direito líquido e certo pela incompatibilidade do processo do mandado de segurança com a morosidade da justiça, principalmente, do Poder Judiciário. Realiza-se a contextualização do mandado de segurança e da razoável duração do processo no panorama brasileiro. Para tanto, resume-se os principais aspectos dos dois direitos fundamentais. Por fim, aborda-se as jurisprudências relacionadas ao tema, com destaque para a delonga do processo de mandado de segurança, de forma a demonstrar a inadequação à razoável duração do processo, imposta pela Constituição.
id UFF-2_4e3d5b986c7c6b260d80ecd83c421d57
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10815
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurançaDireitoMandado de SegurançaDuração Razoável do ProcessoDireitos e garantias individuaisDuração razoável do processoMandado de segurançaEstudo trata os pontos legislativos, jurisprudenciais e teóricos do direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança, com foco no papel do Estado na efetivação do referido direito constitucional. Destaca-se o art.5, LXIX e LXXVIII e discute-se a possibilidade de perecimento da proteção ao direito líquido e certo pela incompatibilidade do processo do mandado de segurança com a morosidade da justiça, principalmente, do Poder Judiciário. Realiza-se a contextualização do mandado de segurança e da razoável duração do processo no panorama brasileiro. Para tanto, resume-se os principais aspectos dos dois direitos fundamentais. Por fim, aborda-se as jurisprudências relacionadas ao tema, com destaque para a delonga do processo de mandado de segurança, de forma a demonstrar a inadequação à razoável duração do processo, imposta pela Constituição.Study addresses the legislative, jurisprudential and theoretical points of law fundamental to the reasonable length of the writ of mandamus, focusing on the role of the State in enforcing the constitutional We highlight art.5, LXIX and LXXVIII and discuss the possibility of perishing the protection of the right and certain right by the incompatibility of the process of the writ of mandamus with the length of justice, especially the judiciary. The context of the writ of mandamus and the reasonable duration of the process is carried out in the Brazilian panorama. Therefore, it summarizes the main aspects of the two fundamental rights. Finally, it deals with the jurisprudence related to the subject, highlighting the delay of the writ of mandamus, in order to demonstrate the inadequacy to the reasonable length of the process, imposed by the Constitution.NiteróiLira, Joyce Abreu deLira, Joyce Abreu deSantos, Tayssa Botelho dosKremer, BiancaSoares, Bruna Galindo2019-08-09T19:28:26Z2019-08-09T19:28:26Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Bruna Galindo. Direito fundamental à duração razoável do processamento no mandado de segurança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10815Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-28T23:59:25Zoai:app.uff.br:1/10815Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-28T23:59:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança
title Direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança
spellingShingle Direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança
Soares, Bruna Galindo
Direito
Mandado de Segurança
Duração Razoável do Processo
Direitos e garantias individuais
Duração razoável do processo
Mandado de segurança
title_short Direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança
title_full Direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança
title_fullStr Direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança
title_full_unstemmed Direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança
title_sort Direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança
author Soares, Bruna Galindo
author_facet Soares, Bruna Galindo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lira, Joyce Abreu de
Lira, Joyce Abreu de
Santos, Tayssa Botelho dos
Kremer, Bianca
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Bruna Galindo
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
Mandado de Segurança
Duração Razoável do Processo
Direitos e garantias individuais
Duração razoável do processo
Mandado de segurança
topic Direito
Mandado de Segurança
Duração Razoável do Processo
Direitos e garantias individuais
Duração razoável do processo
Mandado de segurança
description Estudo trata os pontos legislativos, jurisprudenciais e teóricos do direito fundamental à duração razoável do processo no mandado de segurança, com foco no papel do Estado na efetivação do referido direito constitucional. Destaca-se o art.5, LXIX e LXXVIII e discute-se a possibilidade de perecimento da proteção ao direito líquido e certo pela incompatibilidade do processo do mandado de segurança com a morosidade da justiça, principalmente, do Poder Judiciário. Realiza-se a contextualização do mandado de segurança e da razoável duração do processo no panorama brasileiro. Para tanto, resume-se os principais aspectos dos dois direitos fundamentais. Por fim, aborda-se as jurisprudências relacionadas ao tema, com destaque para a delonga do processo de mandado de segurança, de forma a demonstrar a inadequação à razoável duração do processo, imposta pela Constituição.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-08-09T19:28:26Z
2019-08-09T19:28:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Bruna Galindo. Direito fundamental à duração razoável do processamento no mandado de segurança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10815
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SOARES, Bruna Galindo. Direito fundamental à duração razoável do processamento no mandado de segurança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838670133133312