Governaça interfirmas na indústria automobilística: um estudo de caso numa montadora do Sul Fluminense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9521 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo explorar o conceito de cadeias globais de valor de Gereffi, Humphrey e Sturgeon (2005), especialmente no que diz respeito às relações de poder entre firmas inseridas na cadeia automotiva. A pesquisa busca identificar a governança nas relações interfirmas entre uma firma-líder do setor automotivo e uma subcontratada de 2º nível, isto é, uma empresa que fornece serviços menos complexos, atendendo às necessidades dos fornecedores de 1º nível, os quais são globais e detêm tecnologia para o fornecimento e produção de componentes complexos ao longo do processo produtivo do setor automotivo. A metodologia utilizada envolveu a realização da pesquisa descritiva à partir da realização de dois tipos de entrevistas: semiestruturada presencial e com questionário aplicado via e-mail. O conteúdo das entrevistas e dos questionários foi compilado para depois ser analisado de forma qualitativa, somando-se a isso uma análise quantitativa para identificar os tipos de governança apresentados na cadeia de valor da montadora em sua relação com a fornecedora, através da aplicação da teoria de Gereffi et al. (2005) ao contexto. Como principal resultado, a pesquisa constatou que três tipos de governança que norteiam a relação entre a montadora e a fornecedora: relacional, cativa e hierárquica. Também identificou um novo tipo de governança que não foi englobado na teoria aplicada, classificado na presente pesquisa como “quasi-mercado”, demonstrando que a agência da firma-líder não pode ser reduzida à estrutura do modelo apresentada pelos autores. A pesquisa limita-se ao estudo teórico e um estudo do caso, em uma montadora e uma fornecedora de serviços, fazendo uma comparação deste com a literatura existente sobre o assunto, visando à produção de conhecimento em um contexto Brasileiro. |
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Governaça interfirmas na indústria automobilística: um estudo de caso numa montadora do Sul FluminenseIndústria automobilísticaRedes de produção globaisCadeia global de valor e governançaIndústria automobilísticaGovernança corporativaAutomotive industryGlobal production networksGlobal value chain and governanceEsta pesquisa tem como objetivo explorar o conceito de cadeias globais de valor de Gereffi, Humphrey e Sturgeon (2005), especialmente no que diz respeito às relações de poder entre firmas inseridas na cadeia automotiva. A pesquisa busca identificar a governança nas relações interfirmas entre uma firma-líder do setor automotivo e uma subcontratada de 2º nível, isto é, uma empresa que fornece serviços menos complexos, atendendo às necessidades dos fornecedores de 1º nível, os quais são globais e detêm tecnologia para o fornecimento e produção de componentes complexos ao longo do processo produtivo do setor automotivo. A metodologia utilizada envolveu a realização da pesquisa descritiva à partir da realização de dois tipos de entrevistas: semiestruturada presencial e com questionário aplicado via e-mail. O conteúdo das entrevistas e dos questionários foi compilado para depois ser analisado de forma qualitativa, somando-se a isso uma análise quantitativa para identificar os tipos de governança apresentados na cadeia de valor da montadora em sua relação com a fornecedora, através da aplicação da teoria de Gereffi et al. (2005) ao contexto. Como principal resultado, a pesquisa constatou que três tipos de governança que norteiam a relação entre a montadora e a fornecedora: relacional, cativa e hierárquica. Também identificou um novo tipo de governança que não foi englobado na teoria aplicada, classificado na presente pesquisa como “quasi-mercado”, demonstrando que a agência da firma-líder não pode ser reduzida à estrutura do modelo apresentada pelos autores. A pesquisa limita-se ao estudo teórico e um estudo do caso, em uma montadora e uma fornecedora de serviços, fazendo uma comparação deste com a literatura existente sobre o assunto, visando à produção de conhecimento em um contexto Brasileiro.This research aims to explore the concept of global value chains Gereffi, Humphrey and Sturgeon (2005), especially with regard to the balance of power between the automotive chain firms. The research seeks to identify the interfirm relations governance between a steady leader in the automotive sector and a subcontractor of 2nd level, that is, a company that provides less complex services, meeting the needs of suppliers of 1st level, which are global and have technology for the supply and production of complex components along the production process of the automotive sector. The methodology involved the implementation of descriptive research from two types of interviews: face-to-face and semi-structured questionnaire applied via email. The content of the interviews and questionnaires was compiled, adding to that a quantitative analysis to identify the types of governance presented in the value chain of the assembler in your relationship with the supplier, through the application of the theory of Gereffi et al. (2005) to the context. As the main result, the research found that three types of governance that guide the relationship between the assembler and the supplier: relational, captive and hierarchical. It also identified a new type of governance that was not englobed in the applied theory, classified in the present research as "quasi-market", demonstrating that the agency of the leader firm cannot be reduced to the structure of the model presented by the authors. The research is limited to the theoretical study and a case study, in a car maker and a service provider, making a comparison with the existing literature on the subject, aiming at the production of knowledge in a Brazilian context.92 f.Volta RedondaLima, Raphael Jonathas da CostaAmaral, Marcelo Gonçalves doSantos, Rodrigo Salles Pereira dosMonteiro, Cristiano Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/9019797107929907http://lattes.cnpq.br/7375738037025795http://lattes.cnpq.br/5328470389792359http://lattes.cnpq.br/5516755786380532http://lattes.cnpq.br/6470801142782000Cabo, Vanessa da Silva2019-05-17T19:26:36Z2019-05-17T19:26:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCABO, Vanessa da Silva. Governança interfirmas na indústria automobilística: um estudo de caso numa montadora do Sul Fluminense. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9521Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-12T22:55:57Zoai:app.uff.br:1/9521Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:09.031209Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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