"Por uma Parada Artística” na Sociedade do Desempenho: registros do movimento estético de um grupo de teatro do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna - RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22610 |
Resumo: | A presente dissertação constitui-se em uma proposta de registrar os percursos do Grupo de Teatro Parada Artística, criado por alunos em 2010, dentro do Instituto Federal Fluminense, Itaperuna (RJ), em seus movimentos estéticos e instituintes. São registros esparsos e não historiográfico-lineares de uma trajetória de quase oito anos, que nos inspira a olhar a transitoriedade da vida e a multiplicidade de devires. Pretendeu-se desenvolver uma pesquisa-intervenção, e o acompanhamento das atividades foi apontando caminhos que nos levaram a refletir sobre o nascimento do grupo e sua atuação no interior de uma escola técnica como uma “Parada Artística” no que se denomina, atualmente, Sociedade do Desempenho (Byung-Chul Ran). A pesquisa tem como foco a singularidade desse grupo à luz deste contexto. Não pretende ser um modelo para fazer teatro escolar, assim como compreender o teatro como ferramenta pedagógica. Constitui se como uma digressão filosófica para pensar os percursos de um movimento artístico e sua importância no interior de uma escola técnica, que aparentemente se evidencia numa perspectiva dicotômica, mas que se constitui de forma dialógica com esta escola que o inspira nascer. O teatro se coloca como uma experiência sensível de uma possibilidade de reinvenção da própria escola pelo viés da arte, como um espaço polifônico em que as muitas vozes possam ser ouvidas com diferentes visões e possibilidades de ser e estar no mundo. |
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"Por uma Parada Artística” na Sociedade do Desempenho: registros do movimento estético de um grupo de teatro do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna - RJGrupo de Teatro Parada ArtísticaEscolaPráticas InstituintesSingularidadeTeatroPrática pedagógicaArtistic Parade Theater GroupSchoolPractices InstituintesSingularityA presente dissertação constitui-se em uma proposta de registrar os percursos do Grupo de Teatro Parada Artística, criado por alunos em 2010, dentro do Instituto Federal Fluminense, Itaperuna (RJ), em seus movimentos estéticos e instituintes. São registros esparsos e não historiográfico-lineares de uma trajetória de quase oito anos, que nos inspira a olhar a transitoriedade da vida e a multiplicidade de devires. Pretendeu-se desenvolver uma pesquisa-intervenção, e o acompanhamento das atividades foi apontando caminhos que nos levaram a refletir sobre o nascimento do grupo e sua atuação no interior de uma escola técnica como uma “Parada Artística” no que se denomina, atualmente, Sociedade do Desempenho (Byung-Chul Ran). A pesquisa tem como foco a singularidade desse grupo à luz deste contexto. Não pretende ser um modelo para fazer teatro escolar, assim como compreender o teatro como ferramenta pedagógica. Constitui se como uma digressão filosófica para pensar os percursos de um movimento artístico e sua importância no interior de uma escola técnica, que aparentemente se evidencia numa perspectiva dicotômica, mas que se constitui de forma dialógica com esta escola que o inspira nascer. O teatro se coloca como uma experiência sensível de uma possibilidade de reinvenção da própria escola pelo viés da arte, como um espaço polifônico em que as muitas vozes possam ser ouvidas com diferentes visões e possibilidades de ser e estar no mundo.The present dissertation is a proposal to register the courses of the Parade Artística Theater Group, created by students in 2010, within the Federal Fluminense Institute, Itaperuna (RJ), in their aesthetic and institutional movements. They are sparse and not historiographical-linear records of a trajectory of almost eight years, which inspires us to look at the transience of life and the multiplicity of becomings. It was intended to develop an intervention research, and the follow-up of the activities was pointing ways that led us to reflect on the birth of the group and its performance inside a technical school as an "Artistic Parade" in what is now called Society of Performance (Byung-Chul Ran). The research focuses on the singularity of this group in the light of this context. It does not pretend to be a model for doing school theater, as well as to understand theater as a pedagogical tool. It constitutes as a philosophical digression to think the paths of an artistic movement and its importance inside a technical school, that apparently is evidenced in a dichotomous perspective, but that constitutes in a dialogical form with this school that inspires it to be born. The theater stands as a sensitive experience of a possibility of reinvention of the school itself by the bias of art, as a polyphonic space in which the many voices can be heard with different visions and possibilities of being and being in the worldMello, Maristela Barenco Corrêa deMello, Marisol Barenco Corrêa deSantos, Maria Emanuela Esteves dosPoubel, Gleiciane Lage Soares2021-07-14T22:55:47Z2021-07-14T22:55:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22610http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-08T18:36:23Zoai:app.uff.br:1/22610Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:31.038228Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A presente dissertação constitui-se em uma proposta de registrar os percursos do Grupo de Teatro Parada Artística, criado por alunos em 2010, dentro do Instituto Federal Fluminense, Itaperuna (RJ), em seus movimentos estéticos e instituintes. São registros esparsos e não historiográfico-lineares de uma trajetória de quase oito anos, que nos inspira a olhar a transitoriedade da vida e a multiplicidade de devires. Pretendeu-se desenvolver uma pesquisa-intervenção, e o acompanhamento das atividades foi apontando caminhos que nos levaram a refletir sobre o nascimento do grupo e sua atuação no interior de uma escola técnica como uma “Parada Artística” no que se denomina, atualmente, Sociedade do Desempenho (Byung-Chul Ran). A pesquisa tem como foco a singularidade desse grupo à luz deste contexto. Não pretende ser um modelo para fazer teatro escolar, assim como compreender o teatro como ferramenta pedagógica. Constitui se como uma digressão filosófica para pensar os percursos de um movimento artístico e sua importância no interior de uma escola técnica, que aparentemente se evidencia numa perspectiva dicotômica, mas que se constitui de forma dialógica com esta escola que o inspira nascer. O teatro se coloca como uma experiência sensível de uma possibilidade de reinvenção da própria escola pelo viés da arte, como um espaço polifônico em que as muitas vozes possam ser ouvidas com diferentes visões e possibilidades de ser e estar no mundo. |
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