Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4589 |
Resumo: | Esta pesquisa foi elaborada pensando nas dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem dos conteúdos de química e nas causas que fazem com que essas dificuldades sejam tão comuns e recorrentes. A teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel afirma que o aluno aprende de forma efetiva quando o conhecimento prévio sobre determinado assunto é substituído pelo novo saber, proporcionando a construção do conhecimento de uma forma significativa para o aluno. Dessa forma criou-se de um recurso didático constituído por histórias fictícias vividas por dois adolescentes em fase escolar. O enredo e os personagens foram desenvolvidos pela autora com o objetivo de criar um ambiente propício para a aprendizagem de forma que os alunos pudessem se identificar com os personagens buscando a motivação pelo estudo. O tema escolhido para essa narrativa foi estequiometria e sua abordagem se deu através do cotidiano vivenciado pelos personagens Nitrilla e Rutherfórdio. Essa narrativa que recebeu o título “Desvendando o mundo da estequiometria” foi utilizada durante todo o mês de outubro de 2013, em um colégio de aplicação localizado no Estado do Rio de Janeiro, em todas as três turmas da 2º série do ensino médio computando 78 alunos no total. As avaliações dos alunos através de questionário e opinião permitiram alterações que contribuíram para aperfeiçoamento do produto final. A avaliação da aprendizagem ocorreu de forma continuada através da investigação dos conhecimentos prévios, da participação em aula, da habilidade demonstrada na resolução de exercícios e prova final. Assim, foi possível verificar que o material didático aqui desenvolvido apresentou um grande potencial significativo, pois ao trabalhar o conteúdo de uma forma lúdica através das situações do dia-a-dia motivou a aprendizagem dos alunos e consequentemente melhoria no desempenho das turmas |
id |
UFF-2_4ec796eb9c0f52b522e6859064a3d66a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4589 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometriaEnsinoEstequiometriaLúdicoEnsino de químicaEstequiometriaEnsino da ciênciaLúdicoPrecesso de ensino-aprendizagemEducationStoichiometryPlayfulTeachingEsta pesquisa foi elaborada pensando nas dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem dos conteúdos de química e nas causas que fazem com que essas dificuldades sejam tão comuns e recorrentes. A teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel afirma que o aluno aprende de forma efetiva quando o conhecimento prévio sobre determinado assunto é substituído pelo novo saber, proporcionando a construção do conhecimento de uma forma significativa para o aluno. Dessa forma criou-se de um recurso didático constituído por histórias fictícias vividas por dois adolescentes em fase escolar. O enredo e os personagens foram desenvolvidos pela autora com o objetivo de criar um ambiente propício para a aprendizagem de forma que os alunos pudessem se identificar com os personagens buscando a motivação pelo estudo. O tema escolhido para essa narrativa foi estequiometria e sua abordagem se deu através do cotidiano vivenciado pelos personagens Nitrilla e Rutherfórdio. Essa narrativa que recebeu o título “Desvendando o mundo da estequiometria” foi utilizada durante todo o mês de outubro de 2013, em um colégio de aplicação localizado no Estado do Rio de Janeiro, em todas as três turmas da 2º série do ensino médio computando 78 alunos no total. As avaliações dos alunos através de questionário e opinião permitiram alterações que contribuíram para aperfeiçoamento do produto final. A avaliação da aprendizagem ocorreu de forma continuada através da investigação dos conhecimentos prévios, da participação em aula, da habilidade demonstrada na resolução de exercícios e prova final. Assim, foi possível verificar que o material didático aqui desenvolvido apresentou um grande potencial significativo, pois ao trabalhar o conteúdo de uma forma lúdica através das situações do dia-a-dia motivou a aprendizagem dos alunos e consequentemente melhoria no desempenho das turmasThis research has been prepared in relation to the difficulties that students have in learning chemistry. The causes that generate these difficulties are common and recurring. The theory of meaningful learning proposed by David Ausubel states that students learn effectively when the prior knowledge of the issue is replaced by new knowledge, providing the construction of knowledge in a meaningful way for the student. Thus, was created a teaching resource consisting of fictional stories experienced by two teenagers of school age. The plot and characters were developed by the author in order to create a conducive environment for learning, só that students could identify with the characters, thereby providing motivation for the study. The theme chosen for this narrative was soichiometry and his approach was detailed through the daily routine experienced by the characters Nitrilla and Rutherfordium. This narrative titled "Uncovering the world of stoichiometry" was used throughout the month of October, 2013, in a school located in the State of Rio de Janeiro. It was used in all three classes of second year in the high school, with a total of 78 students participating overall. The evaluation of students opinions through the questionnaire led to changes that contributed to an improvement of the final product. The evaluation of learning occurred continuously, through the investigation of their previous knowledge, class participation, demonstrating their ability in problem solving and a final exam. Thus, we observed that the teaching materials developed here had great significant potential, as the work content, when done in a playful way, daily,motivated student learning and consequently improved the performance of the groupBorges, Márcia NarcizoMesseder, Jorge CardosoSantos, Maria Bernadete Pinto dosRibeiro, Carlos Magno RochaRodrigues, Daniele de Oliveira Leite2017-09-20T20:07:08Z2017-09-20T20:07:08Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4589http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T17:17:09Zoai:app.uff.br:1/4589Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:20.531245Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometria |
title |
Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometria |
spellingShingle |
Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometria Rodrigues, Daniele de Oliveira Leite Ensino Estequiometria Lúdico Ensino de química Estequiometria Ensino da ciência Lúdico Precesso de ensino-aprendizagem Education Stoichiometry Playful Teaching |
title_short |
Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometria |
title_full |
Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometria |
title_fullStr |
Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometria |
title_full_unstemmed |
Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometria |
title_sort |
Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometria |
author |
Rodrigues, Daniele de Oliveira Leite |
author_facet |
Rodrigues, Daniele de Oliveira Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Márcia Narcizo Messeder, Jorge Cardoso Santos, Maria Bernadete Pinto dos Ribeiro, Carlos Magno Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Daniele de Oliveira Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Estequiometria Lúdico Ensino de química Estequiometria Ensino da ciência Lúdico Precesso de ensino-aprendizagem Education Stoichiometry Playful Teaching |
topic |
Ensino Estequiometria Lúdico Ensino de química Estequiometria Ensino da ciência Lúdico Precesso de ensino-aprendizagem Education Stoichiometry Playful Teaching |
description |
Esta pesquisa foi elaborada pensando nas dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem dos conteúdos de química e nas causas que fazem com que essas dificuldades sejam tão comuns e recorrentes. A teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel afirma que o aluno aprende de forma efetiva quando o conhecimento prévio sobre determinado assunto é substituído pelo novo saber, proporcionando a construção do conhecimento de uma forma significativa para o aluno. Dessa forma criou-se de um recurso didático constituído por histórias fictícias vividas por dois adolescentes em fase escolar. O enredo e os personagens foram desenvolvidos pela autora com o objetivo de criar um ambiente propício para a aprendizagem de forma que os alunos pudessem se identificar com os personagens buscando a motivação pelo estudo. O tema escolhido para essa narrativa foi estequiometria e sua abordagem se deu através do cotidiano vivenciado pelos personagens Nitrilla e Rutherfórdio. Essa narrativa que recebeu o título “Desvendando o mundo da estequiometria” foi utilizada durante todo o mês de outubro de 2013, em um colégio de aplicação localizado no Estado do Rio de Janeiro, em todas as três turmas da 2º série do ensino médio computando 78 alunos no total. As avaliações dos alunos através de questionário e opinião permitiram alterações que contribuíram para aperfeiçoamento do produto final. A avaliação da aprendizagem ocorreu de forma continuada através da investigação dos conhecimentos prévios, da participação em aula, da habilidade demonstrada na resolução de exercícios e prova final. Assim, foi possível verificar que o material didático aqui desenvolvido apresentou um grande potencial significativo, pois ao trabalhar o conteúdo de uma forma lúdica através das situações do dia-a-dia motivou a aprendizagem dos alunos e consequentemente melhoria no desempenho das turmas |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2017-09-20T20:07:08Z 2017-09-20T20:07:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4589 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823666566004736 |