Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Juliana de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29988
Resumo: A presente tese, intitulada “Pelos espaços da escola: Diálogos entre Arquitetura e Pedagogia”, está inscrita no Campo dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Realizada no cotidiano de uma escola pública federal situada em Niterói/RJ, tem como objetivo compreender a percepção das crianças em relação aos espaços da escola e seu entorno, entender suas preferências e como se apropriam dos espaços. Tece reflexões acerca dos usos que as crianças fazem dos espaços da escola, de suas casas e da cidade. A partir de narrativas infantis como desenhos, escritas e fotografias, Arquiteturas e Pedagogias são colocadas em diálogo. Ao problematizar as vivências e os sentimentos que as crianças têm nesses espaços, me movimento no sentido de olhar minha própria infância, num exercício de rememoração, que de acordo com Walter Benjamin (2011) significa olhar o passado com olhos de presente, entendendo que o passado não tem somente uma compreensão, mas que apresenta diferentes aspectos de acordo com as condições do presente. O estudo em questão se debruça em uma revisão de literatura de conceitos que consideram as relações entre infâncias, espaços e cidades, os estudos do cotidiano e as experiências e narrativas. Metodologicamente desenhada como uma pesquisa do cotidiano, ressalto as relações estabelecidas entre os sujeitos e os espaços, reconhecendo o papel fundamental das crianças neste trabalho.
id UFF-2_4f2f64591e223d6a5d16be2205e7e3a7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29988
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e ArquiteturaInfânciasCotidiano EscolarArquiteturaPedagogiaInfânciaCotidianoPedagogiaChildhoodsSchool RoutineArchitecturePedagogyA presente tese, intitulada “Pelos espaços da escola: Diálogos entre Arquitetura e Pedagogia”, está inscrita no Campo dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Realizada no cotidiano de uma escola pública federal situada em Niterói/RJ, tem como objetivo compreender a percepção das crianças em relação aos espaços da escola e seu entorno, entender suas preferências e como se apropriam dos espaços. Tece reflexões acerca dos usos que as crianças fazem dos espaços da escola, de suas casas e da cidade. A partir de narrativas infantis como desenhos, escritas e fotografias, Arquiteturas e Pedagogias são colocadas em diálogo. Ao problematizar as vivências e os sentimentos que as crianças têm nesses espaços, me movimento no sentido de olhar minha própria infância, num exercício de rememoração, que de acordo com Walter Benjamin (2011) significa olhar o passado com olhos de presente, entendendo que o passado não tem somente uma compreensão, mas que apresenta diferentes aspectos de acordo com as condições do presente. O estudo em questão se debruça em uma revisão de literatura de conceitos que consideram as relações entre infâncias, espaços e cidades, os estudos do cotidiano e as experiências e narrativas. Metodologicamente desenhada como uma pesquisa do cotidiano, ressalto as relações estabelecidas entre os sujeitos e os espaços, reconhecendo o papel fundamental das crianças neste trabalho.This thesis, entitled “For the spaces of the school: Dialogues between Architecture and Pedagogy”, is inscribed in the Field of Studies of the Daily Life of Popular Education. Performed in the daily life of a federal public school located in Niterói/RJ, it aims to understand the perception of children in relation to the spaces of the school and its surroundings, to understand their preferences and how they appropriate the spaces. It reflects on the uses children make of school spaces, their homes and the city. From children's narratives such as drawings, writings and photographs, Architectures and Pedagogies are placed in dialogue. By problematizing the experiences and feelings that children have in these spaces, I move towards looking at my own childhood, in an exercise of remembrance, which according to Walter Benjamin (2011) means looking at the past with eyes of the present, understanding that the past has not only one understanding, but it presents different aspects according to the conditions of the present. The study in question focuses on a literature review of concepts that consider the relationships between childhoods, spaces and cities, studies of everyday life and experiences and narratives. Methodologically designed as a daily research, I emphasize the relationships established between subjects and spaces, recognizing the fundamental role of children in this work.251 p.Pérez, Carmen Lúcia VidalJaner, JaderAndrade, Nívea Maria da SilvaGerson, Giselle CeriseAlves, Luciana PiresTavares, Maria Tereza GoudardBorges, Juliana de Oliveira2023-08-17T12:57:50Z2023-08-17T12:57:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBORGES, Juliana de Oliveira. Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura. 2022. 251f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29988CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-17T12:57:54Zoai:app.uff.br:1/29988Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:36.924481Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura
title Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura
spellingShingle Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura
Borges, Juliana de Oliveira
Infâncias
Cotidiano Escolar
Arquitetura
Pedagogia
Infância
Cotidiano
Pedagogia
Childhoods
School Routine
Architecture
Pedagogy
title_short Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura
title_full Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura
title_fullStr Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura
title_full_unstemmed Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura
title_sort Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura
author Borges, Juliana de Oliveira
author_facet Borges, Juliana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pérez, Carmen Lúcia Vidal
Janer, Jader
Andrade, Nívea Maria da Silva
Gerson, Giselle Cerise
Alves, Luciana Pires
Tavares, Maria Tereza Goudard
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Juliana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Infâncias
Cotidiano Escolar
Arquitetura
Pedagogia
Infância
Cotidiano
Pedagogia
Childhoods
School Routine
Architecture
Pedagogy
topic Infâncias
Cotidiano Escolar
Arquitetura
Pedagogia
Infância
Cotidiano
Pedagogia
Childhoods
School Routine
Architecture
Pedagogy
description A presente tese, intitulada “Pelos espaços da escola: Diálogos entre Arquitetura e Pedagogia”, está inscrita no Campo dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Realizada no cotidiano de uma escola pública federal situada em Niterói/RJ, tem como objetivo compreender a percepção das crianças em relação aos espaços da escola e seu entorno, entender suas preferências e como se apropriam dos espaços. Tece reflexões acerca dos usos que as crianças fazem dos espaços da escola, de suas casas e da cidade. A partir de narrativas infantis como desenhos, escritas e fotografias, Arquiteturas e Pedagogias são colocadas em diálogo. Ao problematizar as vivências e os sentimentos que as crianças têm nesses espaços, me movimento no sentido de olhar minha própria infância, num exercício de rememoração, que de acordo com Walter Benjamin (2011) significa olhar o passado com olhos de presente, entendendo que o passado não tem somente uma compreensão, mas que apresenta diferentes aspectos de acordo com as condições do presente. O estudo em questão se debruça em uma revisão de literatura de conceitos que consideram as relações entre infâncias, espaços e cidades, os estudos do cotidiano e as experiências e narrativas. Metodologicamente desenhada como uma pesquisa do cotidiano, ressalto as relações estabelecidas entre os sujeitos e os espaços, reconhecendo o papel fundamental das crianças neste trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-17T12:57:50Z
2023-08-17T12:57:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Juliana de Oliveira. Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura. 2022. 251f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29988
identifier_str_mv BORGES, Juliana de Oliveira. Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura. 2022. 251f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823581439459328