Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9913 |
Resumo: | O presente trabalho pretende conduzir a leitora e o leitor a uma descoberta conosco de perguntas que sejam coerentes no âmbito da formação em Psicologia. Evidenciaremos dois caminhos: como o olhar do aprendiz se transforma quando se aproxima dos conteúdos teóricos-formais, em especial, do conceito de pessoa para a abordagem gestáltica; e o espaço formativo da supervisão enquanto lócus da produção de um ethos dialógico. Por fim, con-versaremos entre linhas já expostas e versões de sentido produzidas durante a experiência de estágio em um projeto que visava colher e acolher histórias e estórias de vida de pessoas em situação de rua |
id |
UFF-2_4fb9dae3785d6afd8328420b1b213bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9913 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de ruaFormaçãoGestalt-terapiaAbordagem gestálticaEstágioPessoas em situação de ruaPsicologiaPessoa em situação de ruaGestalt (Psicologia)GraduationGestalt-therapyGestalt approachVersion of meaningInternshipHomeless peopleO presente trabalho pretende conduzir a leitora e o leitor a uma descoberta conosco de perguntas que sejam coerentes no âmbito da formação em Psicologia. Evidenciaremos dois caminhos: como o olhar do aprendiz se transforma quando se aproxima dos conteúdos teóricos-formais, em especial, do conceito de pessoa para a abordagem gestáltica; e o espaço formativo da supervisão enquanto lócus da produção de um ethos dialógico. Por fim, con-versaremos entre linhas já expostas e versões de sentido produzidas durante a experiência de estágio em um projeto que visava colher e acolher histórias e estórias de vida de pessoas em situação de ruaThe present work aims to conduct the reader tomake a disovery about the coherent questions that surrond the graduation in psychology. Will be evidenced two paths: how the perspective of the learner changes when gets closer to the theorical-formal topics, especially the self concept in gestalt therapy; and also the formative enviroment of supervision while being the locus of a dialogical ethos. To conclude, we will talk about the already exposed lines and versions of meanings produced during the internship in a project aimed at collecting and welcoming life stories of homeless peopleAlves, Priscila PiresFreire, Flávia Helena de MirandaSilva, Edneusa LimaSilva, Wesley Sena da2019-06-07T19:36:23Z2019-06-07T19:36:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Wesley Sena da. Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9913Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-15T17:01:08Zoai:app.uff.br:1/9913Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-15T17:01:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua |
title |
Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua |
spellingShingle |
Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua Silva, Wesley Sena da Formação Gestalt-terapia Abordagem gestáltica Estágio Pessoas em situação de rua Psicologia Pessoa em situação de rua Gestalt (Psicologia) Graduation Gestalt-therapy Gestalt approach Version of meaning Internship Homeless people |
title_short |
Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua |
title_full |
Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua |
title_fullStr |
Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua |
title_full_unstemmed |
Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua |
title_sort |
Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua |
author |
Silva, Wesley Sena da |
author_facet |
Silva, Wesley Sena da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Priscila Pires Freire, Flávia Helena de Miranda Silva, Edneusa Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wesley Sena da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Gestalt-terapia Abordagem gestáltica Estágio Pessoas em situação de rua Psicologia Pessoa em situação de rua Gestalt (Psicologia) Graduation Gestalt-therapy Gestalt approach Version of meaning Internship Homeless people |
topic |
Formação Gestalt-terapia Abordagem gestáltica Estágio Pessoas em situação de rua Psicologia Pessoa em situação de rua Gestalt (Psicologia) Graduation Gestalt-therapy Gestalt approach Version of meaning Internship Homeless people |
description |
O presente trabalho pretende conduzir a leitora e o leitor a uma descoberta conosco de perguntas que sejam coerentes no âmbito da formação em Psicologia. Evidenciaremos dois caminhos: como o olhar do aprendiz se transforma quando se aproxima dos conteúdos teóricos-formais, em especial, do conceito de pessoa para a abordagem gestáltica; e o espaço formativo da supervisão enquanto lócus da produção de um ethos dialógico. Por fim, con-versaremos entre linhas já expostas e versões de sentido produzidas durante a experiência de estágio em um projeto que visava colher e acolher histórias e estórias de vida de pessoas em situação de rua |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-07T19:36:23Z 2019-06-07T19:36:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Wesley Sena da. Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9913 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
SILVA, Wesley Sena da. Entre igarapés, rios e veredas: relato de uma experiência em formação: desafios no trabalho clínico em gestalt-terapia com pessoas em situação de rua. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838738067226624 |