Ensino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Ana Carolina de Alcantara
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Portilho, Lucas Machado
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6905
Resumo: O tema empreendedorismo está cada vez mais presente nas universidades brasileiras, pelo fato da necessidade de diferenciação e inovação ter cada vez mais importância no cotidiano profissional no país. Com base nisso, este trabalho busca, além de analisar de que maneira esse tema é apresentado aos alunos, identificar se há, a partir de metodologias utilizadas pelos professores da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor nesses alunos. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tomando como base artigos sobre empreendedorismo, ensino e perfil empreendedor publicados em periódicos nacionais e internacionais, que busca analisar a trajetória do ensino empreendedor ao longo do tempo (como ele surgiu e por que se tornou necessária a sua criação). Com isso, é possível identificar, de maneira geral, que o ensino de empreendedorismo em universidades brasileiras se utiliza de uma metodologia didático-pedagógica que concilia atividades teóricas e práticas, recorrendo a métodos tradicionais de ensino em sala de aula e metodologias mais ativas, como, por exemplo, estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas, desenvolvimento de um plano de negócios, entre outros. Por fim, foi feita uma pesquisa empírica, com o uso de questionários para alunos e professores, na universidade escolhida como objeto de estudo. A tabulação das respostas foi realizada com o auxílio do software estatístico SPSS, que possibilitou a visualização dos dados obtidos. A partir dos questionários aplicados aos professores, foi possível identificar algumas metodologias de ensino consideradas por eles como importantes para o desenvolvimento de características empreendedoras, como, por exemplo, o uso de estudos de caso e dinâmicas de grupo em sala de aula. Além disso, a partir dos questionários respondidos pelos alunos do primeiro e último período, foi possível criar uma análise do grau de desenvolvimento dos comportamentos empreendedores nos entrevistados, como, por exemplo, o comprometimento e a busca de oportunidades e iniciativa
id UFF-2_4fc9aa49472567b2a0d114d6ed0db204
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6905
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJEmpreendedorismoEnsino empreendedorPerfil empreendedorEmpreendedorismoEnsinoVolta Redonda (RJ)AdministraçãoEntrepreneurshipEntrepreneurship educationEntrepreneur profileO tema empreendedorismo está cada vez mais presente nas universidades brasileiras, pelo fato da necessidade de diferenciação e inovação ter cada vez mais importância no cotidiano profissional no país. Com base nisso, este trabalho busca, além de analisar de que maneira esse tema é apresentado aos alunos, identificar se há, a partir de metodologias utilizadas pelos professores da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor nesses alunos. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tomando como base artigos sobre empreendedorismo, ensino e perfil empreendedor publicados em periódicos nacionais e internacionais, que busca analisar a trajetória do ensino empreendedor ao longo do tempo (como ele surgiu e por que se tornou necessária a sua criação). Com isso, é possível identificar, de maneira geral, que o ensino de empreendedorismo em universidades brasileiras se utiliza de uma metodologia didático-pedagógica que concilia atividades teóricas e práticas, recorrendo a métodos tradicionais de ensino em sala de aula e metodologias mais ativas, como, por exemplo, estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas, desenvolvimento de um plano de negócios, entre outros. Por fim, foi feita uma pesquisa empírica, com o uso de questionários para alunos e professores, na universidade escolhida como objeto de estudo. A tabulação das respostas foi realizada com o auxílio do software estatístico SPSS, que possibilitou a visualização dos dados obtidos. A partir dos questionários aplicados aos professores, foi possível identificar algumas metodologias de ensino consideradas por eles como importantes para o desenvolvimento de características empreendedoras, como, por exemplo, o uso de estudos de caso e dinâmicas de grupo em sala de aula. Além disso, a partir dos questionários respondidos pelos alunos do primeiro e último período, foi possível criar uma análise do grau de desenvolvimento dos comportamentos empreendedores nos entrevistados, como, por exemplo, o comprometimento e a busca de oportunidades e iniciativaThe theme “entrepreneurship” has been increasingly present in the brazilian universities, due to the need of differentiation and inovation becoming even more important on the country daily work. Based on that, the following essay seeks, besides analyzing in which way this theme is presented to the students and how it is absorbed by them, to identify if there is, from teaching methods used by the teachers from Universidade Federal Fluminense of Volta Redonda, the development of entrepreneur behavior characteristics in the students. At first, it was performed a bibliographic research, taking as base arcticles about entrepreneurship, entrepreneur profile and education published at international and national journals, that seeks to analyse the entrepreneurship education’s trajectory through time (how it emerged and why it was necessary to create it). From there it is possible to identify, in a general way, that the entrepreneurship education in brazilian universities uses a didactic-pedagogical methodology that combines theoretical and practicle activities, appealing to traditional teaching methods and more active methods, such as case studies, problem based learning, creation of business plans, etc. Finally, it was made an empirical research, using questionnaires for teachers and students, at the chosen university as a study object. The analysis of the answers was made with the help of the statistic software SPSS, which enabled a better look of the obtained data. From the teacher’s enterview responses it was possible to identify some teaching methods that were considered by them as important at the development of entrepreneur characteristics such as, for exemple, the use of case studies and group dinamics in the classroom. Besides that, from the student’s enterview responses, it was possible to create na analysis of the development degree from their entrepreneur behaviors, such as, for exemple, commitment and search for opportunities and iniciativeThielmann, RicardoAmaral, Marcelo Gonçalves doOliveira, Ualison Rebula deFerraz, Ana Carolina de AlcantaraPortilho, Lucas Machado2018-07-06T13:12:04Z2018-07-06T13:12:04Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6905http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T15:26:53Zoai:app.uff.br:1/6905Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-10T15:26:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJ
title Ensino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJ
spellingShingle Ensino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJ
Ferraz, Ana Carolina de Alcantara
Empreendedorismo
Ensino empreendedor
Perfil empreendedor
Empreendedorismo
Ensino
Volta Redonda (RJ)
Administração
Entrepreneurship
Entrepreneurship education
Entrepreneur profile
title_short Ensino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJ
title_full Ensino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJ
title_fullStr Ensino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJ
title_full_unstemmed Ensino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJ
title_sort Ensino de empreendedorismo e perfil empreendedor: um estudo sobre o desenvolvimento de características empreendedores nos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda/RJ
author Ferraz, Ana Carolina de Alcantara
author_facet Ferraz, Ana Carolina de Alcantara
Portilho, Lucas Machado
author_role author
author2 Portilho, Lucas Machado
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thielmann, Ricardo
Amaral, Marcelo Gonçalves do
Oliveira, Ualison Rebula de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Ana Carolina de Alcantara
Portilho, Lucas Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Ensino empreendedor
Perfil empreendedor
Empreendedorismo
Ensino
Volta Redonda (RJ)
Administração
Entrepreneurship
Entrepreneurship education
Entrepreneur profile
topic Empreendedorismo
Ensino empreendedor
Perfil empreendedor
Empreendedorismo
Ensino
Volta Redonda (RJ)
Administração
Entrepreneurship
Entrepreneurship education
Entrepreneur profile
description O tema empreendedorismo está cada vez mais presente nas universidades brasileiras, pelo fato da necessidade de diferenciação e inovação ter cada vez mais importância no cotidiano profissional no país. Com base nisso, este trabalho busca, além de analisar de que maneira esse tema é apresentado aos alunos, identificar se há, a partir de metodologias utilizadas pelos professores da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor nesses alunos. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tomando como base artigos sobre empreendedorismo, ensino e perfil empreendedor publicados em periódicos nacionais e internacionais, que busca analisar a trajetória do ensino empreendedor ao longo do tempo (como ele surgiu e por que se tornou necessária a sua criação). Com isso, é possível identificar, de maneira geral, que o ensino de empreendedorismo em universidades brasileiras se utiliza de uma metodologia didático-pedagógica que concilia atividades teóricas e práticas, recorrendo a métodos tradicionais de ensino em sala de aula e metodologias mais ativas, como, por exemplo, estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas, desenvolvimento de um plano de negócios, entre outros. Por fim, foi feita uma pesquisa empírica, com o uso de questionários para alunos e professores, na universidade escolhida como objeto de estudo. A tabulação das respostas foi realizada com o auxílio do software estatístico SPSS, que possibilitou a visualização dos dados obtidos. A partir dos questionários aplicados aos professores, foi possível identificar algumas metodologias de ensino consideradas por eles como importantes para o desenvolvimento de características empreendedoras, como, por exemplo, o uso de estudos de caso e dinâmicas de grupo em sala de aula. Além disso, a partir dos questionários respondidos pelos alunos do primeiro e último período, foi possível criar uma análise do grau de desenvolvimento dos comportamentos empreendedores nos entrevistados, como, por exemplo, o comprometimento e a busca de oportunidades e iniciativa
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-07-06T13:12:04Z
2018-07-06T13:12:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6905
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053649503977472