As Aritméticas Primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Hemerson Pereira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12375
http://dx.doi.org/10.22409/POSEDUC.2019.m.95987894700
Resumo: O objetivo dessa dissertação é analisar as Aritméticas primárias de Antônio Trajano como instrumentos para a prática docente dos professores que ensinavam matemática na segunda metade do século XIX. Para tal análise, a pesquisa foi delimitada no estudo dos livros didáticos Aritmética Primária e Aritmética Elementar Ilustrada, publicados em 1886 e 1879, respectivamente. Suas obras representaram uma mudança no método de ensino da aritmética na época de suas publicações que foram sucessos editoriais. Para efetuar essa análise se faz necessário abordar temas como a trajetória de vida profissional do autor, suas experiências na área de educação, o projeto educacional da Igreja Presbiteriana, a influência das legislações referentes ao ensino primário, a formação do professor que ensinava matemática, a produção de obras didáticas na época das publicações e os métodos de ensinos utilizados no ensino primário. Neste trabalho considera-se que a produção do livro didático não se reduz aos textos escritos em suas páginas e que este tipo de material possui dois principais leitores: aluno e professor. Busca-se uma estrutura comunicativa entre o autor ou a obra e o professor a partir de interpretações que envolvem os elementos paratextuais e os textuais, como por exemplo, os textos direcionados aos professores, a organização do texto didático, a estrutura dos problemas e resoluções, as atividades propostas e as ilustrações. Tem-se, portanto, um deslocamento em relação às pesquisas sobre o livro didático, ao considerar a composição das obras como um instrumento para o docente e não uma análise sob o ponto de vista de um texto destinado ao aluno.
id UFF-2_503644c94c181d41ac79c506661ba7ef
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12375
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As Aritméticas Primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professorHistória da educação matemáticaLivro didáticoTrajanoAritméticaHistory of mathematical educationTextbookTrajanoArithmeticO objetivo dessa dissertação é analisar as Aritméticas primárias de Antônio Trajano como instrumentos para a prática docente dos professores que ensinavam matemática na segunda metade do século XIX. Para tal análise, a pesquisa foi delimitada no estudo dos livros didáticos Aritmética Primária e Aritmética Elementar Ilustrada, publicados em 1886 e 1879, respectivamente. Suas obras representaram uma mudança no método de ensino da aritmética na época de suas publicações que foram sucessos editoriais. Para efetuar essa análise se faz necessário abordar temas como a trajetória de vida profissional do autor, suas experiências na área de educação, o projeto educacional da Igreja Presbiteriana, a influência das legislações referentes ao ensino primário, a formação do professor que ensinava matemática, a produção de obras didáticas na época das publicações e os métodos de ensinos utilizados no ensino primário. Neste trabalho considera-se que a produção do livro didático não se reduz aos textos escritos em suas páginas e que este tipo de material possui dois principais leitores: aluno e professor. Busca-se uma estrutura comunicativa entre o autor ou a obra e o professor a partir de interpretações que envolvem os elementos paratextuais e os textuais, como por exemplo, os textos direcionados aos professores, a organização do texto didático, a estrutura dos problemas e resoluções, as atividades propostas e as ilustrações. Tem-se, portanto, um deslocamento em relação às pesquisas sobre o livro didático, ao considerar a composição das obras como um instrumento para o docente e não uma análise sob o ponto de vista de um texto destinado ao aluno.This study aims to analyze Antônio Trajano's primary Arithmetics as tools for teaching practice adopted by teachers who taught mathematics in the second half of the 19th century. For that, this research is delimited to the study of classbooks named Primary Arithmetics and Illustrated Elementary Arithmetics, published in 1886 and 1879, respectively. His books represented a change in arithmetics teaching methodology at that time and became an editorial success. To fulfill the analysis, It is crucial to bring themes, such as the author's professional trajectory, his experiences in the educacional field, the project of the Presbiterian Church for education, the influence of the laws related to primary education, the education of the mathematics teacher, the teaching material produced at that time and which methodologies were used in primary education. This study takes into account that the production of a classbook is not limited to the words in its pages and that this type of material has two main readers: the student and the teacher. A communicative structure between the author or the book and the teacher is built on interpretations that involve paratextual and textual elements,, such as the text written to teachers, the organizarion of the teaching text, the structure of problems and solutions, the activities proposed and the illustrations. This work aims to displace researches on the classbook by considering its construction as a teacher's tool and not an analysis from the student's point of view.114fNiteróiDassie, Bruno AlvesSchueler, Alessandra Frota Martinez deSoares, Renata dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2117555181705129http://lattes.cnpq.br/5971602580983458http://lattes.cnpq.br/4995163093041019http://lattes.cnpq.br/3019358545915853Fonseca, Hemerson Pereira da2019-11-29T12:26:58Z2019-11-29T12:26:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Hemerson Pereira da. As aritméticas primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12375Professorhttp://dx.doi.org/10.22409/POSEDUC.2019.m.95987894700CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-16T15:16:20Zoai:app.uff.br:1/12375Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-16T15:16:20Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As Aritméticas Primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor
title As Aritméticas Primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor
spellingShingle As Aritméticas Primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor
Fonseca, Hemerson Pereira da
História da educação matemática
Livro didático
Trajano
Aritmética
History of mathematical education
Textbook
Trajano
Arithmetic
title_short As Aritméticas Primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor
title_full As Aritméticas Primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor
title_fullStr As Aritméticas Primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor
title_full_unstemmed As Aritméticas Primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor
title_sort As Aritméticas Primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor
author Fonseca, Hemerson Pereira da
author_facet Fonseca, Hemerson Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dassie, Bruno Alves
Schueler, Alessandra Frota Martinez de
Soares, Renata dos Santos
http://lattes.cnpq.br/2117555181705129
http://lattes.cnpq.br/5971602580983458
http://lattes.cnpq.br/4995163093041019
http://lattes.cnpq.br/3019358545915853
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Hemerson Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Livro didático
Trajano
Aritmética
History of mathematical education
Textbook
Trajano
Arithmetic
topic História da educação matemática
Livro didático
Trajano
Aritmética
History of mathematical education
Textbook
Trajano
Arithmetic
description O objetivo dessa dissertação é analisar as Aritméticas primárias de Antônio Trajano como instrumentos para a prática docente dos professores que ensinavam matemática na segunda metade do século XIX. Para tal análise, a pesquisa foi delimitada no estudo dos livros didáticos Aritmética Primária e Aritmética Elementar Ilustrada, publicados em 1886 e 1879, respectivamente. Suas obras representaram uma mudança no método de ensino da aritmética na época de suas publicações que foram sucessos editoriais. Para efetuar essa análise se faz necessário abordar temas como a trajetória de vida profissional do autor, suas experiências na área de educação, o projeto educacional da Igreja Presbiteriana, a influência das legislações referentes ao ensino primário, a formação do professor que ensinava matemática, a produção de obras didáticas na época das publicações e os métodos de ensinos utilizados no ensino primário. Neste trabalho considera-se que a produção do livro didático não se reduz aos textos escritos em suas páginas e que este tipo de material possui dois principais leitores: aluno e professor. Busca-se uma estrutura comunicativa entre o autor ou a obra e o professor a partir de interpretações que envolvem os elementos paratextuais e os textuais, como por exemplo, os textos direcionados aos professores, a organização do texto didático, a estrutura dos problemas e resoluções, as atividades propostas e as ilustrações. Tem-se, portanto, um deslocamento em relação às pesquisas sobre o livro didático, ao considerar a composição das obras como um instrumento para o docente e não uma análise sob o ponto de vista de um texto destinado ao aluno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29T12:26:58Z
2019-11-29T12:26:58Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Hemerson Pereira da. As aritméticas primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12375
Professor
http://dx.doi.org/10.22409/POSEDUC.2019.m.95987894700
identifier_str_mv FONSECA, Hemerson Pereira da. As aritméticas primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12375
http://dx.doi.org/10.22409/POSEDUC.2019.m.95987894700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053773118504960