Geo-grafias para Cosme e Damião: a distribuição de doces como marca da cultura popular dos subúrbios cariocas frente às transformações socioespaciais temporais
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27841 |
Resumo: | O presente trabalho tem como cerne o levantamento de uma discussão, fundada à luz das geo-grafias, acerca da festa de Cosme e Damião como expressão máxima da cultura popular dos subúrbios cariocas. Resistente às transformações socioespaciais temporais, a distribuição de doces, que é guardada no imaginário popular principalmente pela imagem dos saquinhos verde e vermelho estampados com a imagem dos santos, marca a data que é celebrada dia 27 de setembro. O fato é que o dia de comer doce e de beber água de bolinha passa por um processo de “resfriamento” ocasionado pela alteração da configuração religiosa na cidade e pela crescente prática da intolerância religiosa oriunda de grupos pentecostais e neopentecostais. Não obstante, a celebração dos santos gêmeos se mantém firme diante da problemática. Para o estudo do evento em questão e construção de parte da argumentação deste trabalho, será posposta uma análise da recorrência do assunto “Cosme e Damião” nos portais online de notícias no intervalo de 2013 a 2022. |
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Geo-grafias para Cosme e Damião: a distribuição de doces como marca da cultura popular dos subúrbios cariocas frente às transformações socioespaciais temporaisGeo-grafiasCosme e DamiãoCultura popularSubúrbios cariocasDistribuição de docesCultura popularFesta popularFesta de São Cosme e DamiãoGeografia culturalRio de Janeiro (RJ)Geo-graphiesCosme and DamianPopular cultureRio's suburbsDistribution of sweetsO presente trabalho tem como cerne o levantamento de uma discussão, fundada à luz das geo-grafias, acerca da festa de Cosme e Damião como expressão máxima da cultura popular dos subúrbios cariocas. Resistente às transformações socioespaciais temporais, a distribuição de doces, que é guardada no imaginário popular principalmente pela imagem dos saquinhos verde e vermelho estampados com a imagem dos santos, marca a data que é celebrada dia 27 de setembro. O fato é que o dia de comer doce e de beber água de bolinha passa por um processo de “resfriamento” ocasionado pela alteração da configuração religiosa na cidade e pela crescente prática da intolerância religiosa oriunda de grupos pentecostais e neopentecostais. Não obstante, a celebração dos santos gêmeos se mantém firme diante da problemática. Para o estudo do evento em questão e construção de parte da argumentação deste trabalho, será posposta uma análise da recorrência do assunto “Cosme e Damião” nos portais online de notícias no intervalo de 2013 a 2022.The present work has as its core the survey of a discussion, founded in the light of geo-graphies, about the feast of Cosme and Damian as the maximum expression of the popular culture of the suburbs of Rio de Janeiro. Resistant to time-held socio-spatial transformations, the distribution of sweets, which is stored in the popular imagination mainly by the image of the green and red bags stamped with the image of the saints, marks the date that is celebrated on September 27. The fact is that the day of eating sweets and drinking little ball water goes through a process of "cooling" caused by the change of religious configuration in the city and the increasing practice of religious intolerance from Pentecostal and neopentecostal groups. Nevertheless, the celebration of the twin saints stands firm in the face of problem. For the study of the event in question and construction of part of the argumentation of this work, an analysis of the recurrence of the subject "Cosme and Damian" will be placed in the online news portals in the range of 2013 to 2022.60 f.Martins, Flávia Elaine da SilvaPereira, Sérgio Luiz NunesSilva, Rusvênia Luiza Batista Rodrigues daReis, Gabrielle Pereira da Silva2023-02-08T19:15:44Z2023-02-08T19:15:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Gabrielle Pereira da Silva. Geo-grafias para Cosme e Damião: a distribuição de doces como marca da cultura popular dos subúrbios cariocas frente às transformações socioespaciais temporais. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27841CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-08T19:15:48Zoai:app.uff.br:1/27841Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:07.162427Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente trabalho tem como cerne o levantamento de uma discussão, fundada à luz das geo-grafias, acerca da festa de Cosme e Damião como expressão máxima da cultura popular dos subúrbios cariocas. Resistente às transformações socioespaciais temporais, a distribuição de doces, que é guardada no imaginário popular principalmente pela imagem dos saquinhos verde e vermelho estampados com a imagem dos santos, marca a data que é celebrada dia 27 de setembro. O fato é que o dia de comer doce e de beber água de bolinha passa por um processo de “resfriamento” ocasionado pela alteração da configuração religiosa na cidade e pela crescente prática da intolerância religiosa oriunda de grupos pentecostais e neopentecostais. Não obstante, a celebração dos santos gêmeos se mantém firme diante da problemática. Para o estudo do evento em questão e construção de parte da argumentação deste trabalho, será posposta uma análise da recorrência do assunto “Cosme e Damião” nos portais online de notícias no intervalo de 2013 a 2022. |
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