Narrativas de formação docente no Programa de Licenciaturas Internacionais: cultura e imaginário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiana Leite da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15918
Resumo: Esta tese tem o objetivo de compreender a formação inicial de professores, em seus aspectos latente e patente, desenvolvida em mobilidade internacional, entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI/CAPES. Para isso assume-se o referencial teórico da Antropologia das Organizações e da Educação, de Paula Carvalho (1990), que está calcado nos princípios da Epistemologia da Complexidade, de Edgar Morin, e na Antropologia do Imaginário, de Gilbert Durand, além de outros autores que transitam no mesmo solo paradigmático. Tal referencial apresenta a culturanálise de grupos como proposta metodológica para a compreensão do comportamento e do imaginário dos sujeitos em uma estrutura organizacional, os quais, nesta pesquisa, se caracterizaram por serem gestores, coordenadores, professores e estudantes envolvidos com o PLI. A entrevista narrativa, compreendida neste trabalho como fenômeno e como método, foi utilizada como forma de evocar imagens simbólicas do vivido pelos sujeitos, nesta formação em mobilidade internacional no tempo-espaço da cidade de Coimbra. Ao fazer dialogar a cultura patente (os documentos oficiais) e a cultura latente (o PLI em ato), acredito que nos aproximamos do que foi, de fato, este programa para o grupo entrevistado. Ter tido a oportunidade de estudar e viver dois anos em Coimbra foi um grande diferencial na formação destes estudantes. Muito da formação profissional e humana foi possibilitada pela imersão na vida coimbrã, pela aproximação com a história, os ritos, a arte, os modos de pensar, sentir e agir desta cidade; sem deixar de considerar, claro, a densa formação teórica e técnica recebida na Universidade de Coimbra. Mas, podemos dizer que o grande ganho desta experiência formativa foi, sem dúvidas, a vivência destas duas perspectivas, que proporcionaram aos futuros mestres uma formação integral. Neste sentido, trago a imagem da árvore como símbolo síntese desta formação, que se mostrou integral, dialógica e humana. Podemos dizer que estes estudantes tiveram a oportunidade de formar-se como árvores que crescem tanto em direção ao céu como em direção à terra. São como galhos que sobem vigorosamente buscando a luz do sol, a razão e o conhecimento, mas também como raízes que mergulham fundo na terra para buscar o acolhimento, as origens e o húmus das profundezas de nossas humanidades. Investigar o desenvolvimento de programas voltados à formação de futuros professores e seus resultados é fundamental para um panorama dos rumos da política de formação de professores no Brasil
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Tal referencial apresenta a culturanálise de grupos como proposta metodológica para a compreensão do comportamento e do imaginário dos sujeitos em uma estrutura organizacional, os quais, nesta pesquisa, se caracterizaram por serem gestores, coordenadores, professores e estudantes envolvidos com o PLI. A entrevista narrativa, compreendida neste trabalho como fenômeno e como método, foi utilizada como forma de evocar imagens simbólicas do vivido pelos sujeitos, nesta formação em mobilidade internacional no tempo-espaço da cidade de Coimbra. Ao fazer dialogar a cultura patente (os documentos oficiais) e a cultura latente (o PLI em ato), acredito que nos aproximamos do que foi, de fato, este programa para o grupo entrevistado. Ter tido a oportunidade de estudar e viver dois anos em Coimbra foi um grande diferencial na formação destes estudantes. Muito da formação profissional e humana foi possibilitada pela imersão na vida coimbrã, pela aproximação com a história, os ritos, a arte, os modos de pensar, sentir e agir desta cidade; sem deixar de considerar, claro, a densa formação teórica e técnica recebida na Universidade de Coimbra. Mas, podemos dizer que o grande ganho desta experiência formativa foi, sem dúvidas, a vivência destas duas perspectivas, que proporcionaram aos futuros mestres uma formação integral. Neste sentido, trago a imagem da árvore como símbolo síntese desta formação, que se mostrou integral, dialógica e humana. Podemos dizer que estes estudantes tiveram a oportunidade de formar-se como árvores que crescem tanto em direção ao céu como em direção à terra. São como galhos que sobem vigorosamente buscando a luz do sol, a razão e o conhecimento, mas também como raízes que mergulham fundo na terra para buscar o acolhimento, as origens e o húmus das profundezas de nossas humanidades. Investigar o desenvolvimento de programas voltados à formação de futuros professores e seus resultados é fundamental para um panorama dos rumos da política de formação de professores no BrasilCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe aim of this thesis is to understand the initial and latent aspects of teacher training developed in international mobility between the Fluminense Federal University (UFF) and the University of Coimbra (UC), within the scope of the International Baccalaureate Program - PLI / CAPES. For this, the theoretical reference of the Anthropology of Organizations and Education, by Paula Carvalho (1990), is based on the principles of Epistemology of Complexity, Edgar Morin, and Gilbert Durand's Anthropology of the Imaginary, as well as others Authors that transit the same paradigmatic ground. This referential presents the cultural analysis of groups as a methodological proposal for the understanding of the behavior and the imaginary of the subjects in an organizational structure, which, in this research, were characterized by being managers, coordinators, teachers and students involved with the PLI. The narrative interview, understood in this work as a phenomenon and as a method, was used as a way to evoke symbolic images of the lived by the subjects, in this training in international space-time mobility of the city of Coimbra. By talking about the patent culture (the official documents) and the latent culture (the PLI in action), I believe that we are approaching what was actually the program for the group interviewed. Having had the opportunity to study and live two years in Coimbra was a great differential in the training of these students. Much of the professional and human formation was made possible by immersion in Coimbra life, by approaching the history, rituals, art, ways of thinking, feeling and acting of this city; Without forgetting, of course, the dense theoretical and technical training received at the University of Coimbra. But we can say that the great gain of this formative experience was undoubtedly the experience of these two perspectives, which provided the future masters an integral formation. In this sense, I bring the image of the tree as a synthesis symbol of this formation, which has been integral, dialogic and human. We can say that these students had the opportunity to form themselves as trees that grow both towards the sky and toward the earth. They are like branches that ascend vigorously seeking the light of the sun, reason and knowledge, but also as roots that plunge deep in the earth to seek the welcome, the origins and the humus from the depths of our humanities. Investigating the development of programs aimed at the training of future teachers and their results is fundamental for an overview of the directions of the policy of teacher education in Brazil162 f.Chaves, Iduina Mont’Alverne BraunPessanha, Marcia Maria de JesusMarendino, Rosane BarbosaNhary, Tania Marta da CostaMenezes, Eduardo Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/8001825689216871http://lattes.cnpq.br/0529668302505342Silva, Tatiana Leite da2020-11-12T20:39:56Z2020-11-12T20:39:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Tatiana Leite da. Narrativas de formação docente no Programa de Licenciaturas Internacionais: cultura e imaginário. 2017. 162 f. 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