A formação continuada: a percepção dos professores no município de São Gonçalo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15134 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo central perceber as formações continuadas disponibilizadas pelo Centro Municipal de Referência em Formação Continuada do Município de São Gonçalo (CREFCON) sob a ótica dos professores que as vivenciaram. A metodologia da pesquisa teve como base a perspectiva qualitativa de caráter exploratório e descritivo utilizando entrevistas semiestruturadas, visitas e levantamentos bibliográficos como procedimentos metodológicos. Nesse sentido, o trabalho iniciou seu desenvolvimento com um resumo de pesquisas educacionais no Brasil, apresentou a pesquisa qualitativa e aprofundou com os caminhos metodológicos para atuação do pesquisador nesta perspectiva. Além disso, explicou as etapas da pesquisa com as entrevistas externas realizadas no campo pesquisado e utilizou a triangulação como procedimento metodológico para analisar os materiais das entrevistas. Baseados em pensadores como Nóvoa (1992), Gatti (2009), Imbernón (2010), Tardif (2002), Schon (1995) e Contreras (2002), o capítulo que designa a formação continuada de professores apresentou um aporte teórico pertinente à formação docente de forma contextualizada até chegar à formação continuada. Para isso, foram discutidas a perspectiva histórica da formação de professores, a educação de qualidade, a formação continuada e suas expectativas e a escola como espaço formador. O capítulo O Campo teve como incumbência construir caminhos para uma melhor compreensão do que foi o campo de pesquisa escolhido: o CREFCON. A Prefeitura Municipal de São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Educação, o Plano de Carreira dos professores da Rede Municipal de Ensino e o Centro Municipal de Referência em Formação Continuada foram norteadores para se configurar o campo pesquisado. O capítulo A percepção dos professores quanto à formação continuada engloba as perspectivas dos professores diante das formações apresentadas no ano de 2017 no CREFCON. Temáticas como caracterização da formação continuada, protagonismo e reflexão dos professores nos espaços formativos, a formação continuada no cotidiano da escola e formação em um continuum, tornaram possíveis a exposição das percepções dos professores quanto à formação continuada no município de São Gonçalo. Sob a ótica dos professores, o CREFCON de uma forma geral cumpriu os objetivos pertinentes à formação continuada e promoveu momentos de reflexão que desenvolveram a formação docente |
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A formação continuada: a percepção dos professores no município de São GonçaloFormação de professoresFormação continuadaEducaçãoSão GonçaloFormação de professorEducação permanenteEducação - São Gonçalo (RJ)Maestro de formaciónFormaciónEducación continuaSão GonçaloA presente dissertação tem como objetivo central perceber as formações continuadas disponibilizadas pelo Centro Municipal de Referência em Formação Continuada do Município de São Gonçalo (CREFCON) sob a ótica dos professores que as vivenciaram. A metodologia da pesquisa teve como base a perspectiva qualitativa de caráter exploratório e descritivo utilizando entrevistas semiestruturadas, visitas e levantamentos bibliográficos como procedimentos metodológicos. Nesse sentido, o trabalho iniciou seu desenvolvimento com um resumo de pesquisas educacionais no Brasil, apresentou a pesquisa qualitativa e aprofundou com os caminhos metodológicos para atuação do pesquisador nesta perspectiva. Além disso, explicou as etapas da pesquisa com as entrevistas externas realizadas no campo pesquisado e utilizou a triangulação como procedimento metodológico para analisar os materiais das entrevistas. Baseados em pensadores como Nóvoa (1992), Gatti (2009), Imbernón (2010), Tardif (2002), Schon (1995) e Contreras (2002), o capítulo que designa a formação continuada de professores apresentou um aporte teórico pertinente à formação docente de forma contextualizada até chegar à formação continuada. Para isso, foram discutidas a perspectiva histórica da formação de professores, a educação de qualidade, a formação continuada e suas expectativas e a escola como espaço formador. O capítulo O Campo teve como incumbência construir caminhos para uma melhor compreensão do que foi o campo de pesquisa escolhido: o CREFCON. A Prefeitura Municipal de São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Educação, o Plano de Carreira dos professores da Rede Municipal de Ensino e o Centro Municipal de Referência em Formação Continuada foram norteadores para se configurar o campo pesquisado. O capítulo A percepção dos professores quanto à formação continuada engloba as perspectivas dos professores diante das formações apresentadas no ano de 2017 no CREFCON. Temáticas como caracterização da formação continuada, protagonismo e reflexão dos professores nos espaços formativos, a formação continuada no cotidiano da escola e formação em um continuum, tornaram possíveis a exposição das percepções dos professores quanto à formação continuada no município de São Gonçalo. Sob a ótica dos professores, o CREFCON de uma forma geral cumpriu os objetivos pertinentes à formação continuada e promoveu momentos de reflexão que desenvolveram a formação docenteEsta tesis de maestría tiene como objetivo identificar la formación realizada por el Centro Municipal de Referencia en Formación Continua del municipio de São Gonçalo (CREFCON) desde la experiencia de los profesores. La metodología de investigación se basó en la perspectiva cualitativa de carácter exploratorio y descriptivo, utilizando entrevistas semiestructuradas, visitas y estudios bibliográficos como procedimientos metodológicos. En este sentido, el trabajo comenzó su desarrollo con un resumen de investigación educativa en Brasil, presentó la investigación cualitativa y profundizó en las rutas de acceso para el investigador en esta perspectiva. Además, explicó las etapas de investigación con entrevistas externas en el campo investigado, y utilizó la triangulación como procedimiento metodológico para examinar los materiales de las entrevistas. Basado en pensadores como Nóvoa (1992), Gatti (2009), Imbernón (2010), Tardif (2002), Schon (1995) y Contreras (2002), el capítulo que señala la formación continua de maestros presentó una contribución relevante a la formación docente teórica de forma contextualizada, hasta llegar a la educación continua. Para eso, fue discutida la perspectiva histórica de la formación docente, la educación de calidad, la formación continua y sus expectativas y la escuela como espacio formador. El capítulo O campo tenía como objetivo construir rutas de acceso para una mejor comprensión de lo que fue el campo de investigación elegido: el CREFCON. Para esto, el municipio de São Gonçalo, el Departamento de Educación, la carrera de profesores de escuelas municipales y el Centro Municipal de referencia en formación continua fueron guía para configurar el campo de investigación. El capítulo Los ojos de los profesores sobre educación continua incluye las perspectivas de los docentes en la formación presentadas en el año 2017 en CREFCON. Temáticas como caracterización de formación continua, el protagonismo y reflexión de los profesores en los espacios de formación, la formación continua en lo cotidiano de la escuela y la formación en un continuo entrenamiento que posibilitaron la exposición de miradas de profesores sobre la Educación continua en el municipio de São Gonçalo. Bajo la óptica de los profesores, el CREFCON de una forma general cumplió con los objetivos pertinentes a la formación continua y promovió momentos de reflexión que desarrollaron la formación docente120 f.Valentim, Igor Vinicius LimaAraújo, Flávia Monteiro de BarrosSantos, Pablo Silva Machado Bispo dosSouza, Elaine Constant Pereira deNunes, Nathalia Dantas Pinto2020-10-06T16:19:36Z2020-10-06T16:19:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Nathalia Dantas Pinto. A formação continuada: a percepção dos professores no município de São Gonçalo. 2019. 120 f. 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