Levantamento de jogos educativos para o ensino da doença de Chagas e análise na perspectiva da educação popular em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Continentino, Alice Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31800
Resumo: A Doença de Chagas (DC) é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das 20 Doenças Negligenciadas, caracterizadas pelo acometimento das populações mais vulneráveis de países em desenvolvimento. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que mais de 1,2 milhões de brasileiros são afetados pela doença, tratando-se ainda de uma emergência sanitária. Considerando as dimensões biomédica, político-econômica, sociocultural e epidemiológica da DC, a educação em saúde (ES) pode ser aliada em seu combate, promovendo uma formação crítica e maior envolvimento da população nas decisões políticas e lutas pelo direito à saúde, se configurada numa prática de Educação Popular. Estratégias pedagógicas como jogos educativos, quando combinadas a uma educação popular, têm grande potencial em superar o biologicismo e verticalismo característicos de uma Educação Sanitária. O presente trabalho consiste numa revisão integrativa de jogos educativos para o ensino da DC e análise dos mesmos na perspectiva da Educação Popular em Saúde. Além da busca literária, pesquisamos jogos fora da literatura de forma complementar, resultando num total de 39 jogos selecionados, sendo 31 presentes nos estudos da literatura e 8 em plataformas digitais. Todos os 39 foram compilados e categorizados quanto ao seu tipo de mídia, formato e temas abordados. Os jogos presentes na literatura (31) foram analisados também quanto à espaço educacional, público-alvo e concepção de ES, concluindo que apenas 6 destes são pautados pelo viés da Educação Popular. Prevalece, nos jogos analisados, concepção da Educação Sanitária, demonstrando um desafio dos dias atuais para o campo da ES e dos jogos educativos em promover uma educação popular.
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Considerando as dimensões biomédica, político-econômica, sociocultural e epidemiológica da DC, a educação em saúde (ES) pode ser aliada em seu combate, promovendo uma formação crítica e maior envolvimento da população nas decisões políticas e lutas pelo direito à saúde, se configurada numa prática de Educação Popular. Estratégias pedagógicas como jogos educativos, quando combinadas a uma educação popular, têm grande potencial em superar o biologicismo e verticalismo característicos de uma Educação Sanitária. O presente trabalho consiste numa revisão integrativa de jogos educativos para o ensino da DC e análise dos mesmos na perspectiva da Educação Popular em Saúde. Além da busca literária, pesquisamos jogos fora da literatura de forma complementar, resultando num total de 39 jogos selecionados, sendo 31 presentes nos estudos da literatura e 8 em plataformas digitais. Todos os 39 foram compilados e categorizados quanto ao seu tipo de mídia, formato e temas abordados. Os jogos presentes na literatura (31) foram analisados também quanto à espaço educacional, público-alvo e concepção de ES, concluindo que apenas 6 destes são pautados pelo viés da Educação Popular. Prevalece, nos jogos analisados, concepção da Educação Sanitária, demonstrando um desafio dos dias atuais para o campo da ES e dos jogos educativos em promover uma educação popular.Chagas Disease (CD) is classified by the World Health Organization (WHO) as one of the 20 Neglected Diseases, characterized by affecting the most vulnerable populations in developing countries. The Brazilian Society of Cardiology estimates that more than 1.2 million Brazilians are affected by CD, and it is still a health emergency. Considering the biomedical, political-economic, sociocultural and epidemiological dimensions of CD, health education (HE) can be an ally in its fight, promoting critical training and greater involvement of the population in political decisions and struggles for the right to health, if configured in a practice of Popular Education. Pedagogical strategies such as educational games, when combined with popular education, have great potential in overcoming the biologicalism and verticalism characteristic of “Sanitary Education”. The present work consists of an integrative review of educational games for teaching CD and their analysis from the perspective of Popular Health Education. In addition to the literary search, we researched games outside the literature in a complementary way, resulting in a total of 39 games selected, with 31 present in literature studies and 8 on digital platforms. All 39 were compiled and categorized according to their type of media, format and topics covered. The games present in the literature (31) were also analysed in terms of educational space, target audience and concept of HE, concluding that only 6 of these are guided by the Popular Education bias. In the games analysed, the concept of “Sanitary Education” prevails, demonstrating a current challenge for the field of HE and educational games in promoting popular education.46 p.Spiegel, Carolina Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/2696208823075136Alvarez, Claudia Calvethttp://lattes.cnpq.br/0302092818254527González, Marcelo Salaberthttp://lattes.cnpq.br/4918518097114077Spiegel, Carolina Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/2696208823075136Rocha, Mônica Marxsen de Aguiarhttp://lattes.cnpq.br/7700543588915844http://lattes.cnpq.br/9510804336155596Continentino, Alice Lima2024-01-05T12:45:04Z2024-01-05T12:45:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCONTINENTINO, Alice Lima. 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