Análise da suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa por meio de geoprocessamento: um estudo na região oceânica do município de Niterói, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Tiago Velasco Monteiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31408
Resumo: A expansão urbana sem planejamento comumente resulta na ocupação irregular em áreas que são consideradas perigosas, a exemplo, citam-se as encostas ou as margens de rios. A interferência e instalação humana nesses locais podem proporcionar a ocorrência de desastres socioambientais, como os movimentos gravitacionais de massa. Assim, a região oceânica da cidade de Niterói – RJ é alvo deste estudo, especialmente, devido as condições geomorfológicas e o acelerado desenvolvimento socioeconômico que o município tem enfrentado nas últimas décadas. Diante disso, a identificação de áreas suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa é de extrema importância para auxiliar a esfera Pública local no planejamento de expansão urbana, tal como contribuir nas medidas de gerenciamento e monitoramento desses locais. Para a determinação da suscetibilidade a movimentos de massa foi utilizado o método de Relação de Frequência, e sete agentes deflagradores foram selecionados, sendo eles: declividade, altitude, orientação de vertente, curvatura vertical, curvatura horizontal, distância de cursos d’água e distância de rodovias. O delineamento das áreas de ocorrência do fenômeno em estudo foi realizado através das imagens de satélites disponíveis no software Google Earth Pro, resultando em 15 cicatrizes de movimento de massa mapeadas. Foram gerados 7 arquivos rasters dos elementos causais do fenômeno de estudo e, posteriormente, reclassificados com os valores de Relação de Frequência. Os dados apontaram uma forte correlação entre o aumento de declividade e a ocorrência de movimentos de massa. Outro agente propulsor ao incremento de suscetibilidade foi a interferência antrópica, especialmente, obras de engenharia nas proximidades de encostas, como a construção de estradas. Ademais, algumas faixas de valores dos fatores de curvatura vertical e horizontal, altitude e orientação de vertente também apresentaram relevante influência. As camadas rasters dos elementos deflagradores de movimento de massa foram somadas por meio de técnicas de geoprocessamento, resultando no mapa de suscetibilidade da região de estudo e os resultados obtidos foram classificados nas seguintes faixas de suscetibilidade: Muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto. Os resultados mostram que 24% do território representa alto risco a suscetibilidade e apenas 3% se configuram como áreas com grau muito alto a ocorrência de movimentos de massa. Por outro lado, um pouco menos da metade da região analisada, cerca de 42%, é classificada como áreas com grau baixo ou muito baixo a suscetibilidade do fenômeno estudado
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Diante disso, a identificação de áreas suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa é de extrema importância para auxiliar a esfera Pública local no planejamento de expansão urbana, tal como contribuir nas medidas de gerenciamento e monitoramento desses locais. Para a determinação da suscetibilidade a movimentos de massa foi utilizado o método de Relação de Frequência, e sete agentes deflagradores foram selecionados, sendo eles: declividade, altitude, orientação de vertente, curvatura vertical, curvatura horizontal, distância de cursos d’água e distância de rodovias. O delineamento das áreas de ocorrência do fenômeno em estudo foi realizado através das imagens de satélites disponíveis no software Google Earth Pro, resultando em 15 cicatrizes de movimento de massa mapeadas. Foram gerados 7 arquivos rasters dos elementos causais do fenômeno de estudo e, posteriormente, reclassificados com os valores de Relação de Frequência. Os dados apontaram uma forte correlação entre o aumento de declividade e a ocorrência de movimentos de massa. Outro agente propulsor ao incremento de suscetibilidade foi a interferência antrópica, especialmente, obras de engenharia nas proximidades de encostas, como a construção de estradas. Ademais, algumas faixas de valores dos fatores de curvatura vertical e horizontal, altitude e orientação de vertente também apresentaram relevante influência. As camadas rasters dos elementos deflagradores de movimento de massa foram somadas por meio de técnicas de geoprocessamento, resultando no mapa de suscetibilidade da região de estudo e os resultados obtidos foram classificados nas seguintes faixas de suscetibilidade: Muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto. Os resultados mostram que 24% do território representa alto risco a suscetibilidade e apenas 3% se configuram como áreas com grau muito alto a ocorrência de movimentos de massa. Por outro lado, um pouco menos da metade da região analisada, cerca de 42%, é classificada como áreas com grau baixo ou muito baixo a suscetibilidade do fenômeno estudadoUrban expansion without planning commonly results in irregular occupation in areas that are considered dangerous, for example, the slopes or the banks of rivers. Human interference and installation in these places can lead to the occurrence of socio-environmental disasters, such as gravitational mass movements. Thus, the oceanic region of the city of Niterói - RJ is the target of this study, especially due to the geomorphological conditions and the accelerated socioeconomic development that the municipality has faced in recent decades. In view of this, the identification of areas susceptible to gravitational mass movements is extremely important to assist the local public sphere in the planning of urban expansion, as well as contributing to the management and monitoring measures of these locations. To determine the susceptibility to mass movements, the Frequency Relation method was used, and seven triggering agents were selected, namely: slope, altitude, slope orientation, vertical curvature, horizontal curvature, distance from watercourses and distance of highways. The delineation of the areas of occurrence of the phenomenon under study was carried out using satellite images available in the Google Earth Pro software, resulting in 15 mapped mass movement scars. Seven raster files of the causal elements of the study phenomenon were generated and subsequently reclassified with the Frequency Relation values. The data showed a strong correlation between the increase in slope and the occurrence of mass movements. Another propelling agent for the increase in susceptibility was anthropic interference, especially engineering works near slopes, such as road construction. Furthermore, some ranges of values for the vertical and horizontal curvature factors, altitude and slope orientation also had a relevant influence. The raster layers of the elements triggering mass movement were added using geoprocessing techniques, resulting in the susceptibility map of the study region and the results obtained were classified into the following susceptibility ranges: Very low, low, moderate, high and very high. The results show that 24% of the territory represents a high risk of susceptibility and only 3% are configured as areas with a very high degree of occurrence of mass movements. On the other hand, a little less than half of the analyzed region, around 42%, is classified as areas with low or very low susceptibility to the studied phenomenon62 p.Silva, Walber Paschoal dahttp://lattes.cnpq.br/6901946469624345Pereira, Carlos Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/4424174602474669Cardoso Júnior, Ricardo Abranches Felixhttp://lattes.cnpq.br/1773203627781222Soares, Tiago Velasco Monteiro2023-12-11T03:52:44Z2023-12-11T03:52:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Tiago Velasco Monteiro. Análise da suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa por meio de geoprocessamento: um estudo na região oceânica do município de Niterói, RJ. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31408CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-11T03:52:48Zoai:app.uff.br:1/31408Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-12-11T03:52:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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