Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novello, Bruno Quiroga
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29766
Resumo: A Biologia é uma ciência historicamente influenciada por metodologias e tradições, dentre elas as tradições Naturalista, Experimentalista e Evolucionista. Neste trabalho tivemos como objetivo reunir bases teóricas para analisar a influência destas tradições sobre o Ensino Básico por meio da tentativa de classificar artigos publicados em encontros de biologia como o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Encontro Regional de Ensino Biologia e o Encontro Nacional de Ensino Biologia quanto as tradições científicas e abordagens pedagógicas. Esses artigos foram organizados conforme suas abordagens pedagógicas, sendo definidas doze abordagens neste trabalho. Foi selecionado um total de 53 artigos, sendo a tradição Naturalista a mais presente, quanto as abordagens, as atividades práticas estavam presentes em maior número, totalizando 28. Dentre as tradições a menos representada foi a Evolucionista, com apenas três artigos abordando-a. Foram traçados possíveis pontos em comum entre estas tradições e as abordagens definidas. A abordagem Evolucionista pode ter sua baixa relevância nestes trabalhos devido a seu caráter histórico, já que pode-se perceber um viés para a publicação de artigos com atividades práticas, como experimentos. Apesar disso as atividades desenvolvidas por essas pesquisas indicam um potencial unificador da evolução como ponto central das Ciências Biológica também em atividades escolares.
id UFF-2_52cfac5be561a445c2d544b475fd88f3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29766
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicasEnsino de botânicaTradições científicasTradições curricularesEnsino de biologiaEnsino da CiênciaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoCultura científicaEvento especialPesquisa bibliográficaTeaching botanyScientific traditionsCurricular traditionsBiology teachingA Biologia é uma ciência historicamente influenciada por metodologias e tradições, dentre elas as tradições Naturalista, Experimentalista e Evolucionista. Neste trabalho tivemos como objetivo reunir bases teóricas para analisar a influência destas tradições sobre o Ensino Básico por meio da tentativa de classificar artigos publicados em encontros de biologia como o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Encontro Regional de Ensino Biologia e o Encontro Nacional de Ensino Biologia quanto as tradições científicas e abordagens pedagógicas. Esses artigos foram organizados conforme suas abordagens pedagógicas, sendo definidas doze abordagens neste trabalho. Foi selecionado um total de 53 artigos, sendo a tradição Naturalista a mais presente, quanto as abordagens, as atividades práticas estavam presentes em maior número, totalizando 28. Dentre as tradições a menos representada foi a Evolucionista, com apenas três artigos abordando-a. Foram traçados possíveis pontos em comum entre estas tradições e as abordagens definidas. A abordagem Evolucionista pode ter sua baixa relevância nestes trabalhos devido a seu caráter histórico, já que pode-se perceber um viés para a publicação de artigos com atividades práticas, como experimentos. Apesar disso as atividades desenvolvidas por essas pesquisas indicam um potencial unificador da evolução como ponto central das Ciências Biológica também em atividades escolares.Biology is a science historically influenced by methodologies and traditions, among them the Naturalist, Experimentalist and Evolutionist traditions are more present in the classroom and in didactic material for Basic Education. In this work we aimed to gather theoretical bases to confirm the influence of these traditions on Basic Education through the attempt to classify articles published in biology meetings such as the National Meeting of Research in Sciences, Regional Meeting of Biology and the National Meeting of Biology as scientific traditions and pedagogical approaches. These articles were organized according to their pedagogical approaches, with twelve approaches defined in this work. A total of 53 articles were selected, with the Naturalist tradition the most present, as for the approaches, the practical activities were present in greater number, add up to 28. Among the traditions the least represented was Evolutionary, with only three articles addressing it. Possible points in common were traced between these traditions and the defined approaches. The Evolutionary approach may have a low relevance in these works due to its historical character, since one can perceive a bias for the publication of articles with more tangent activities, such as experiments. Despite this, the activities developed by these researches are promising, exemplifying the unifying potential of evolution as a central point of Biological Sciences.31 f.Vilela, Mariana LimaBoscolo, OdaraSalomão, Simone RochaMarinho, ElysianeNovello, Bruno Quiroga2023-08-03T20:52:37Z2023-08-03T20:52:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNOVELLO, Bruno Quiroga. Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29766CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-03T20:52:41Zoai:app.uff.br:1/29766Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-03T20:52:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas
title Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas
spellingShingle Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas
Novello, Bruno Quiroga
Ensino de botânica
Tradições científicas
Tradições curriculares
Ensino de biologia
Ensino da Ciência
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Cultura científica
Evento especial
Pesquisa bibliográfica
Teaching botany
Scientific traditions
Curricular traditions
Biology teaching
title_short Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas
title_full Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas
title_fullStr Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas
title_full_unstemmed Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas
title_sort Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas
author Novello, Bruno Quiroga
author_facet Novello, Bruno Quiroga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Mariana Lima
Boscolo, Odara
Salomão, Simone Rocha
Marinho, Elysiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Novello, Bruno Quiroga
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de botânica
Tradições científicas
Tradições curriculares
Ensino de biologia
Ensino da Ciência
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Cultura científica
Evento especial
Pesquisa bibliográfica
Teaching botany
Scientific traditions
Curricular traditions
Biology teaching
topic Ensino de botânica
Tradições científicas
Tradições curriculares
Ensino de biologia
Ensino da Ciência
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Cultura científica
Evento especial
Pesquisa bibliográfica
Teaching botany
Scientific traditions
Curricular traditions
Biology teaching
description A Biologia é uma ciência historicamente influenciada por metodologias e tradições, dentre elas as tradições Naturalista, Experimentalista e Evolucionista. Neste trabalho tivemos como objetivo reunir bases teóricas para analisar a influência destas tradições sobre o Ensino Básico por meio da tentativa de classificar artigos publicados em encontros de biologia como o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Encontro Regional de Ensino Biologia e o Encontro Nacional de Ensino Biologia quanto as tradições científicas e abordagens pedagógicas. Esses artigos foram organizados conforme suas abordagens pedagógicas, sendo definidas doze abordagens neste trabalho. Foi selecionado um total de 53 artigos, sendo a tradição Naturalista a mais presente, quanto as abordagens, as atividades práticas estavam presentes em maior número, totalizando 28. Dentre as tradições a menos representada foi a Evolucionista, com apenas três artigos abordando-a. Foram traçados possíveis pontos em comum entre estas tradições e as abordagens definidas. A abordagem Evolucionista pode ter sua baixa relevância nestes trabalhos devido a seu caráter histórico, já que pode-se perceber um viés para a publicação de artigos com atividades práticas, como experimentos. Apesar disso as atividades desenvolvidas por essas pesquisas indicam um potencial unificador da evolução como ponto central das Ciências Biológica também em atividades escolares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-03T20:52:37Z
2023-08-03T20:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOVELLO, Bruno Quiroga. Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29766
identifier_str_mv NOVELLO, Bruno Quiroga. Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053566206148608