Desenvolvimento de metodologia para aplicação de dados adquiridos com o sonar de varredura lateral interferométrico na produção de documentos náuticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Vitor Bravo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34122
Resumo: O sonar de varredura lateral interferométrico é um sensor batimétrico com capacidade equiparada ao ecobatímetro multifeixe. Em um país eminentemente marítimo com grande potencial comercial e estratégico do uso de mares e rios, o sonar interferométrico se sobressai como uma ferramenta com potencial para mapeamento do fundo marinho, principalmente em águas rasas. Há de se considerar ainda os desafios tecnológicos evidenciados pelo novo formato e especificações para intercâmbio de dados hidrográficos S-100 (IHO Universal Hydrographic Data Model) e seus produtos aderentes, que passam a exigir novos requisitos dos dados hidrográficos nos quais uma série de adversidades surgem. Contudo apresenta uma grande desvantagem: dispersão vertical acentuada com performance aquém do preconizado em normas nacionais e internacionais. Nesse contexto, este trabalho se predispõe a desenvolver uma metodologia que possibilite a aplicação de informações de profundidade adquiridas por este equipamento na produção de documentos náuticos utilizando os dados do ecobatímetro multifeixe, tecnologia já consagrada, como modelo comparativo. Para tal, utilizou-se um levantamento hidrográfico realizado concomitantemente com ambos os sensores, de forma a poder fazer uma avaliação relativa e, a partir de tal confrontação buscar uma solução para a aplicação do sensor interferométrico na cartografia náutica. Como base ao avanço pretendido, utilizou-se o algoritmo CUBE, ferramentas estatísticas de análise e estimativa de superfícies batimétricas que sirvam de subsídios para a batimetria constante na carta náutica. A metodologia desenvolvida foi aplicada em cinco áreas com características distintas, avaliando seu resultado frente ao ecobatímetro multifeixe e às boas práticas da cartografia náutica. Por fim, atestou-se a utilização do sonar de varredura lateral interferométrico, onde seus óbices foram minorados a ponto de permitir a produção de documentos náuticos confiáveis, principalmente a carta náutica.
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Há de se considerar ainda os desafios tecnológicos evidenciados pelo novo formato e especificações para intercâmbio de dados hidrográficos S-100 (IHO Universal Hydrographic Data Model) e seus produtos aderentes, que passam a exigir novos requisitos dos dados hidrográficos nos quais uma série de adversidades surgem. Contudo apresenta uma grande desvantagem: dispersão vertical acentuada com performance aquém do preconizado em normas nacionais e internacionais. Nesse contexto, este trabalho se predispõe a desenvolver uma metodologia que possibilite a aplicação de informações de profundidade adquiridas por este equipamento na produção de documentos náuticos utilizando os dados do ecobatímetro multifeixe, tecnologia já consagrada, como modelo comparativo. Para tal, utilizou-se um levantamento hidrográfico realizado concomitantemente com ambos os sensores, de forma a poder fazer uma avaliação relativa e, a partir de tal confrontação buscar uma solução para a aplicação do sensor interferométrico na cartografia náutica. Como base ao avanço pretendido, utilizou-se o algoritmo CUBE, ferramentas estatísticas de análise e estimativa de superfícies batimétricas que sirvam de subsídios para a batimetria constante na carta náutica. A metodologia desenvolvida foi aplicada em cinco áreas com características distintas, avaliando seu resultado frente ao ecobatímetro multifeixe e às boas práticas da cartografia náutica. Por fim, atestou-se a utilização do sonar de varredura lateral interferométrico, onde seus óbices foram minorados a ponto de permitir a produção de documentos náuticos confiáveis, principalmente a carta náutica.Phase-measuring bathymetric sidescan is a bathymetric sensor with capability like a multibeam echosounder. In an eminently maritime country with great commercial and strategic potential for the use of seas and rivers, interferometric sonar stands out as a tool with potential for mapping the seabed, especially in shallow waters. It is also necessary to consider the technological challenges evidenced by the new hydrographic data exchange format and specifications S-100 (IHO Universal Hydrographic Data Model) and its adherent products, which now demand new requirements for hydrographic data in which a series of adversities arise. However, it has a major disadvantage: accentuated vertical dispersion with performance below what is recommended in national and international standards. In this context, this work intends to develop a methodology that allows the application of depth information acquired by this equipment in the production of nautical documents, using data from the already established technology multibeam echosounder as a comparative model. A hydrographic survey was carried out concurrently with both sensors, in order to assure a relative assessment and, from this confrontation, seek a solution for the application of the interferometric sensor in nautical cartography. As a basis for the intended advance, it was used the CUBE algorithm, statistical tools for analysis and bathymetric surfaces estimation that serve as subsidies for the nautical chart bathymetry. The developed methodology was applied in five areas with different characteristics, evaluating its result against the multibeam echosounder and the good practices of nautical cartography. Finally, the use of phase-measuring bathymetric sidescan was attested and its obstacles were reduced to the point of allowing the production of reliable nautical documents, mainly the nautical chart.193 p.Ayres Neto, ArthurFonseca, Luciano Emidio Neves daSouza, Luiz Antonio Pereira deMandarino, FláviaFreire, Ricardo RamosDias, Gilberto Tavares de MacedoPimentel, Vitor Bravo2024-08-13T16:03:50Z2024-08-13T16:03:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPIMENTEL, Vitor Bravo. Desenvolvimento de metodologia para aplicação de dados adquiridos com o sonar de varredura lateral interferométrico na produção de documentos náuticos. 193 f. Tese (Doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra) – Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34122CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-13T16:03:54Zoai:app.uff.br:1/34122Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-13T16:03:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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