Procedimento gerencial para o laboratório de prototipagem: o caso do laboratório IF Maker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andrei Ramos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28475
Resumo: Título: Procedimento gerencial para o laboratório de prototipagem: o caso do laboratório IF Maker Objetivo do trabalho: O movimento maker, que teve sua origem no início dos projetos Do It Yourself, mais conhecidos como DIY ou “faça você mesmo”, consolidou uma cultura que vem sendo incorporada nas práticas educacionais. Os espaços maker têm apresentado grande potencial de engajar os estudantes em atividades de aprendizagem, diferentes da educação tradicional. A implantação de laboratórios de prototipagem, inspirados na cultura Maker, foi fomentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e deverá entrar em funcionamento no campus Muriaé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Trata-se de um espaço utilizado por diferentes usuários, aberto à comunidade interna e externa, onde serão desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão de forma colaborativa e com o uso compartilhado de equipamentos e materiais. A equipe relatou falta de formação na área de tecnologias educacionais e métodos educacionais envolvendo a cultura maker, o que torna a gestão dos recursos públicos desafiadora. Diante do exposto, procedeu-se ao seguinte questionamento: como realizar a gestão de projetos em um laboratório multiusuário? Diante da questão, a pesquisa teve por objetivo desenvolver um procedimento gerencial para os projetos de um laboratório multiusuário. Procedimentos/Método para a solução do problema: O método utilizado para a solução do problema foi uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Ele foi dividido em três etapas: levantamento das informações, diagnóstico e desenvolvimento da solução. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada a coleta de dados por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para classificação do espaço e sustentação teórica das etapas seguintes. A etapa de diagnóstico da solução foi realizada através de entrevista semiestruturada com gestores de fab labs. Os fab labs são pequenas oficinas que oferecem fabricação digital, disponibilizando um conjunto de ferramentas que permitem fabricar “quase tudo” e permitem que os estudantes, empresas e a comunidade possam compartilhar conhecimentos e colocar em prática seus projetos. Através da entrevista foi possível obter, entre outros aspectos, as barreiras e os facilitadores para a gestão do laboratório. Houve também a realização de um grupo focal com os gestores do novo espaço para obtenção das necessidades e expectativas na gestão do espaço. Além disso, foi aplicado um questionário ao público interno para verificar as expectativas dos possíveis usuários. Para categorizar e analisar os dados optou-se por realizar a transcrição das entrevistas e do grupo focal e analisar o sentido das respostas sem a utilização de técnicas como análise de discurso ou conteúdo. Os resultados do questionário foram tabulados em planilha eletrônica e procedeu-se a uma análise exploratória dos dados. Na terceira e última etapa, o desenvolvimento da proposta de solução foi baseada nas etapas anteriores, utilizando a metodologia do Design Science Research (DSR). Para concluir a etapa, realizou-se a avaliação do modelo proposto por meio de entrevistas semiestruturadas com os integrantes da equipe gestora do laboratório. Resultados: Os resultados da pesquisa evidenciam que o uso de ferramentas visuais como o Canvas está sendo cada vez mais utilizado na administração, inclusive na gestão de projetos e que juntamente com ferramentas da qualidade, facilitam o alcance das metas e objetivos, além de proporcionar a melhoria contínua dos processos. Os gestores foram unânimes em afirmar que o procedimento proposto está bem estruturado e pode contribuir para melhorar o acompanhamento dos projetos a serem desenvolvidos no espaço. Ademais, os potenciais usuários do espaço se mostraram bem interessados em desenvolver atividades no laboratório. Implicações práticas: Acredita-se que a solução proposta pode colaborar no registro das atividades, na gestão de equipamentos e materiais, podendo proporcionar uma melhor eficiência na administração do espaço. Através do bom desempenho no desenvolvimento de projetos no laboratório, será possível promover uma maior visibilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus Muriaé do IF Sudeste MG perante a comunidade impactando diretamente na percepção da qualidade de ensino ofertada pela instituição. Originalidade e contribuições: O método foi desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica e nos resultados das entrevistas realizadas com gestores de ambientes similares. O trabalho traz uma proposta de simples entendimento e execução, com uma abordagem Lean, entretanto é capaz de gerar resultados satisfatórios e promover uma melhoria constante na gestão dos projetos. O produto contribui com o controle das atividades necessárias para disponibilizar o espaço, equipamentos e materiais àqueles que irão desenvolver seus projetos no laboratório. O trabalho tem aderência com a linha de atuação científico/tecnológica – LACT 3: Competitividade, Inovação e Empreendedorismo, pois trata-se de um modelo que busca melhorias nos procedimentos de gestão. Produção Técnica/Tecnológica: O produto técnico/tecnológico resultante é o procedimento para auxiliar os gestores do laboratório de prototipagem IF Maker no desempenho de suas atividades. Desta forma, pode ser considerado não patenteável e pertencente ao Eixo 1 - Produtos e Processos. O método desenvolvido apresenta aplicabilidade potencial no campus Muriaé do IF Sudeste MG e também em outros laboratórios de prototipagem e similares de instituições que tenham interesse em utilizá-lo. Trata-se de um produto de baixa complexidade, pois resulta da combinação de conhecimentos pré-estabelecidos e estáveis com adaptação de trabalhos científicos no seu desenvolvimento
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A implantação de laboratórios de prototipagem, inspirados na cultura Maker, foi fomentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e deverá entrar em funcionamento no campus Muriaé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Trata-se de um espaço utilizado por diferentes usuários, aberto à comunidade interna e externa, onde serão desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão de forma colaborativa e com o uso compartilhado de equipamentos e materiais. A equipe relatou falta de formação na área de tecnologias educacionais e métodos educacionais envolvendo a cultura maker, o que torna a gestão dos recursos públicos desafiadora. Diante do exposto, procedeu-se ao seguinte questionamento: como realizar a gestão de projetos em um laboratório multiusuário? Diante da questão, a pesquisa teve por objetivo desenvolver um procedimento gerencial para os projetos de um laboratório multiusuário. Procedimentos/Método para a solução do problema: O método utilizado para a solução do problema foi uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Ele foi dividido em três etapas: levantamento das informações, diagnóstico e desenvolvimento da solução. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada a coleta de dados por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para classificação do espaço e sustentação teórica das etapas seguintes. A etapa de diagnóstico da solução foi realizada através de entrevista semiestruturada com gestores de fab labs. Os fab labs são pequenas oficinas que oferecem fabricação digital, disponibilizando um conjunto de ferramentas que permitem fabricar “quase tudo” e permitem que os estudantes, empresas e a comunidade possam compartilhar conhecimentos e colocar em prática seus projetos. Através da entrevista foi possível obter, entre outros aspectos, as barreiras e os facilitadores para a gestão do laboratório. Houve também a realização de um grupo focal com os gestores do novo espaço para obtenção das necessidades e expectativas na gestão do espaço. Além disso, foi aplicado um questionário ao público interno para verificar as expectativas dos possíveis usuários. Para categorizar e analisar os dados optou-se por realizar a transcrição das entrevistas e do grupo focal e analisar o sentido das respostas sem a utilização de técnicas como análise de discurso ou conteúdo. Os resultados do questionário foram tabulados em planilha eletrônica e procedeu-se a uma análise exploratória dos dados. Na terceira e última etapa, o desenvolvimento da proposta de solução foi baseada nas etapas anteriores, utilizando a metodologia do Design Science Research (DSR). Para concluir a etapa, realizou-se a avaliação do modelo proposto por meio de entrevistas semiestruturadas com os integrantes da equipe gestora do laboratório. Resultados: Os resultados da pesquisa evidenciam que o uso de ferramentas visuais como o Canvas está sendo cada vez mais utilizado na administração, inclusive na gestão de projetos e que juntamente com ferramentas da qualidade, facilitam o alcance das metas e objetivos, além de proporcionar a melhoria contínua dos processos. Os gestores foram unânimes em afirmar que o procedimento proposto está bem estruturado e pode contribuir para melhorar o acompanhamento dos projetos a serem desenvolvidos no espaço. Ademais, os potenciais usuários do espaço se mostraram bem interessados em desenvolver atividades no laboratório. Implicações práticas: Acredita-se que a solução proposta pode colaborar no registro das atividades, na gestão de equipamentos e materiais, podendo proporcionar uma melhor eficiência na administração do espaço. Através do bom desempenho no desenvolvimento de projetos no laboratório, será possível promover uma maior visibilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus Muriaé do IF Sudeste MG perante a comunidade impactando diretamente na percepção da qualidade de ensino ofertada pela instituição. Originalidade e contribuições: O método foi desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica e nos resultados das entrevistas realizadas com gestores de ambientes similares. O trabalho traz uma proposta de simples entendimento e execução, com uma abordagem Lean, entretanto é capaz de gerar resultados satisfatórios e promover uma melhoria constante na gestão dos projetos. O produto contribui com o controle das atividades necessárias para disponibilizar o espaço, equipamentos e materiais àqueles que irão desenvolver seus projetos no laboratório. O trabalho tem aderência com a linha de atuação científico/tecnológica – LACT 3: Competitividade, Inovação e Empreendedorismo, pois trata-se de um modelo que busca melhorias nos procedimentos de gestão. Produção Técnica/Tecnológica: O produto técnico/tecnológico resultante é o procedimento para auxiliar os gestores do laboratório de prototipagem IF Maker no desempenho de suas atividades. Desta forma, pode ser considerado não patenteável e pertencente ao Eixo 1 - Produtos e Processos. O método desenvolvido apresenta aplicabilidade potencial no campus Muriaé do IF Sudeste MG e também em outros laboratórios de prototipagem e similares de instituições que tenham interesse em utilizá-lo. Trata-se de um produto de baixa complexidade, pois resulta da combinação de conhecimentos pré-estabelecidos e estáveis com adaptação de trabalhos científicos no seu desenvolvimentoTitle: Management procedure for the prototyping laboratory: the case of the IF Maker Laboratory The objective of the work: The maker movement, which originated at the beginning of the Do It Yourself projects, known as DIY, consolidated a culture that has been incorporated into educational practices. Unlike traditional education, maker spaces have shown great potential to engage students in learning activities. The implementation of prototyping laboratories, inspired by the Maker culture, was promoted by the Secretary of Professional and Technological Education of the Ministry of Education and should start operating at the Muriaé campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Southeast Minas Gerais (IF Sudeste MG). It is about a space used by different users and opens to the internal and external community. Teaching, research and extension projects will be developed collaboratively and using equipment and materials. The team reported a lack of training in the area of educational technologies and educational methods involving the maker culture, which makes managing public resources challenging. Given the above, the following question was asked: how to manage projects in a multi-user laboratory? Faced with this question, the objective of the research was to develop a management procedure for the projects of a multi-user laboratory. Procedures / Method for solving the problem: The method used to solve the problem was applied research, with a qualitative and exploratory approach. It was divided into three stages: gathering information, diagnosis, and developing the solution. In the first stage of the research, data collection was carried out through bibliographical and documental research to classify the space and theoretical support of the following stages. The solution diagnosis stage was conducted through a semi-structured interview with fab lab managers. The fab labs are small workshops that offer digital fabrication, providing tools that make it possible to manufacture “almost everything” and allow students, companies and the community to share knowledge and put their projects into practice. Through the interview, it was possible to obtain, among other aspects, the barriers and facilitators for the management of the laboratory. There was also a focus group with the managers of the new space to obtain the needs and expectations in the direction of the space. In addition, a questionnaire was applied to the internal public to verify the expectations of potential users. To categorize and analyze the data, it was decided to transcribe the interviews and the focus group and analyze the meaning of the responses without using techniques such as discourse or content analysis. The questionnaire results were tabulated in na electronic spreadsheet, and exploratory data analysis was carried out. In the third and final step, the development of the proposed solution was based on the previous steps, using the Design Science Research (DSR) methodology. To conclude the stage, the proposed model was evaluated through semi-structured interviews with the laboratory's management team members. Results: The survey results show that the use of visual tools such as Canvas is being increasingly used in administration, including project management and that, together with quality tools, facilitates the achievement of goals and objectives, in addition to providing continuous improvement of processes. Managers were unanimous in stating that the proposed procedure is well structured and can improve the monitoring of projects to be developed in the space. Furthermore, the potential users of the space were very interested in developing activities in the laboratory. Practical implications: It is believed that the proposed solution can collaborate in the registration of activities, in the management of equipment and materials, and can provide better efficiency in the administration of the space. Through good performance in developing projects in the laboratory, it will be possible to promote greater visibility of the teaching, research and extension activities of the Muriaé campus of IF Sudeste MG before the community, directly impacting the perception of the quality of education offered by the institution. Originality and contributions: The method was developed based on bibliographical research and the results of interviews with managers from similar environments. The work proposes simple understanding and execution with a Lean approach. However it can generate satisfactory results and promote constant improvement in project management. The product controls the activities necessary to make space, equipment, and materials available to those developing their laboratory projects. The work adheres to the scientific/technological line of action – LACT 3: Competitiveness, Innovation and Entrepreneurship, as it is a model that seeks improvements in management procedures. Technical / Technological Production: The resulting technical/technological product is the procedure to assist the IF Maker prototyping laboratory managers in performing their activities. In this way, it can be considered non-patentable and belongs to Axis 1 - Products and Processes. The developed method presents potential applicability in the Muriaé campus of IF Sudeste MG and other prototyping and similar laboratories of institutions interested in using it. It is a low-complexity product resulting from the combination of pre-established and sound knowledge with the adaptation of scientific works in its development128 p.Oliveira, Murilo Alvarengahttp://lattes.cnpq.br/1138897474101598Amaral, Marcelo Gonçalves dohttp://lattes.cnpq.br/5516755786380532Silva, Sheila Serafim dahttp://lattes.cnpq.br/4526442217871232http://lattes.cnpq.br/5448088144885883Oliveira, Andrei Ramos de2023-04-05T18:24:02Z2023-04-05T18:24:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Andrei Ramos de. Procedimento gerencial para o laboratório de prototipagem: o caso do laboratório IF Maker. 2023. 128 f. 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description Título: Procedimento gerencial para o laboratório de prototipagem: o caso do laboratório IF Maker Objetivo do trabalho: O movimento maker, que teve sua origem no início dos projetos Do It Yourself, mais conhecidos como DIY ou “faça você mesmo”, consolidou uma cultura que vem sendo incorporada nas práticas educacionais. Os espaços maker têm apresentado grande potencial de engajar os estudantes em atividades de aprendizagem, diferentes da educação tradicional. A implantação de laboratórios de prototipagem, inspirados na cultura Maker, foi fomentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e deverá entrar em funcionamento no campus Muriaé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Trata-se de um espaço utilizado por diferentes usuários, aberto à comunidade interna e externa, onde serão desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão de forma colaborativa e com o uso compartilhado de equipamentos e materiais. A equipe relatou falta de formação na área de tecnologias educacionais e métodos educacionais envolvendo a cultura maker, o que torna a gestão dos recursos públicos desafiadora. Diante do exposto, procedeu-se ao seguinte questionamento: como realizar a gestão de projetos em um laboratório multiusuário? Diante da questão, a pesquisa teve por objetivo desenvolver um procedimento gerencial para os projetos de um laboratório multiusuário. Procedimentos/Método para a solução do problema: O método utilizado para a solução do problema foi uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Ele foi dividido em três etapas: levantamento das informações, diagnóstico e desenvolvimento da solução. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada a coleta de dados por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para classificação do espaço e sustentação teórica das etapas seguintes. A etapa de diagnóstico da solução foi realizada através de entrevista semiestruturada com gestores de fab labs. Os fab labs são pequenas oficinas que oferecem fabricação digital, disponibilizando um conjunto de ferramentas que permitem fabricar “quase tudo” e permitem que os estudantes, empresas e a comunidade possam compartilhar conhecimentos e colocar em prática seus projetos. Através da entrevista foi possível obter, entre outros aspectos, as barreiras e os facilitadores para a gestão do laboratório. Houve também a realização de um grupo focal com os gestores do novo espaço para obtenção das necessidades e expectativas na gestão do espaço. Além disso, foi aplicado um questionário ao público interno para verificar as expectativas dos possíveis usuários. Para categorizar e analisar os dados optou-se por realizar a transcrição das entrevistas e do grupo focal e analisar o sentido das respostas sem a utilização de técnicas como análise de discurso ou conteúdo. Os resultados do questionário foram tabulados em planilha eletrônica e procedeu-se a uma análise exploratória dos dados. Na terceira e última etapa, o desenvolvimento da proposta de solução foi baseada nas etapas anteriores, utilizando a metodologia do Design Science Research (DSR). Para concluir a etapa, realizou-se a avaliação do modelo proposto por meio de entrevistas semiestruturadas com os integrantes da equipe gestora do laboratório. Resultados: Os resultados da pesquisa evidenciam que o uso de ferramentas visuais como o Canvas está sendo cada vez mais utilizado na administração, inclusive na gestão de projetos e que juntamente com ferramentas da qualidade, facilitam o alcance das metas e objetivos, além de proporcionar a melhoria contínua dos processos. Os gestores foram unânimes em afirmar que o procedimento proposto está bem estruturado e pode contribuir para melhorar o acompanhamento dos projetos a serem desenvolvidos no espaço. Ademais, os potenciais usuários do espaço se mostraram bem interessados em desenvolver atividades no laboratório. Implicações práticas: Acredita-se que a solução proposta pode colaborar no registro das atividades, na gestão de equipamentos e materiais, podendo proporcionar uma melhor eficiência na administração do espaço. Através do bom desempenho no desenvolvimento de projetos no laboratório, será possível promover uma maior visibilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus Muriaé do IF Sudeste MG perante a comunidade impactando diretamente na percepção da qualidade de ensino ofertada pela instituição. Originalidade e contribuições: O método foi desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica e nos resultados das entrevistas realizadas com gestores de ambientes similares. O trabalho traz uma proposta de simples entendimento e execução, com uma abordagem Lean, entretanto é capaz de gerar resultados satisfatórios e promover uma melhoria constante na gestão dos projetos. O produto contribui com o controle das atividades necessárias para disponibilizar o espaço, equipamentos e materiais àqueles que irão desenvolver seus projetos no laboratório. O trabalho tem aderência com a linha de atuação científico/tecnológica – LACT 3: Competitividade, Inovação e Empreendedorismo, pois trata-se de um modelo que busca melhorias nos procedimentos de gestão. Produção Técnica/Tecnológica: O produto técnico/tecnológico resultante é o procedimento para auxiliar os gestores do laboratório de prototipagem IF Maker no desempenho de suas atividades. Desta forma, pode ser considerado não patenteável e pertencente ao Eixo 1 - Produtos e Processos. 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